Mineiros na Estrada

13 cidades românticas em Minas Gerais



Atualizado em agosto de 2019

Se você procura uma cidade romântica em Minas Gerais, seus problemas se acabaram! Este post também é para quem procura um lugar para comemorar aniversário de casamento ou para comemorar um dia comum. Afinal de contas, não precisa esperar por datas comemorativas para dar uma escapadinha em um de semana para namorar, né? Separamos aqui 13 cidades românticas em Minas Gerais!

Escolhemos cidades com temperaturas amenas ou frias e que tenham pousadas confortáveis e românticas. Caso você recomende outra cidade que não tenhamos listado, deixa aqui pra gente nos comentários.

Então, vamos lá!

Leia também: 8 cidades para curtir o inverno em Minas Gerais

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

13 destinos românticos em Minas Gerais

1 – Monte Verde

Talvez seja a mais famosa cidade romântica de Minas. Na verdade, não é uma cidade, mas um distrito do Município de Camanducaia, no sul do estado. Está a mais de 1500 metros de altitude, bem na Serra da Mantiqueira, o que lhe garante baixas temperaturas durante todo o ano, podendo chegar perto de 0ºC, ou até menos, no inverno. Está a 480 quilômetros de Belo Horizonte.

Não tem grandes atrativos turísticos. Trata-se de um pequeno vilarejo, com uma rua principal com estabelecimentos de arquitetura em estilo europeu – daí ser chamada de Suíça Mineira. Há vários restaurantes, com boa comida, mas os preços não são dos mais baixos.

Leia também: Monte Verde: o que fazer, onde comer e dicas para economizar na Suíça Mineira

Conta com mais de 50 pousadas, a maioria delas voltada para casais, embora também se encontrem acomodações para famílias e hotéis-fazenda com recreação para crianças.

Para passear, há cachoeiras e trilhas como as da Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bisco e Pico do Selado.

Leia também: A Megatirolesa da Fazenda Radical, em Monte Verde.

Nós já fomos três vezes. Na primeira delas, nossa lua-de-mel, ficamos na Alto da Neblina, sensacional e super romântica, mas bem longe do centrinho. Em compensação, seus chalés são no alto da montanha, bem no meio da natureza. Na segunda vez, ficamos na Águia Dourada, mais próxima e também muito boa.

Em janeiro de 2017, fizemos uma viagem por várias cidades do sul de Minas Gerais e em Monte Verde ficamos em uma excelente pousada, o Recanto Família Fragoso (atualização: abril/19 – Essa pousada encerrou suas atividades).


Leia também:


2 – Tiradentes

Uma das minhas cidades favoritas. Além do charme do centro histórico, há uma grande variedade de restaurantes e muitas opções de pousadas.

Se quiser aproveitar para dar uma volta, pode conhecer Bichinho, distrito de Prados, município vizinho. Caso te apeteça, faça o passeio de Maria Fumaça até São João del Rei. Mas se quiser ficar só em Tiradentes mesmo, dá para intercalar algumas atividades entre um beijinho e outro. Já dei sugestão de roteiro aqui no blog.

Pesquise aqui acomodações em Tiradentes

Leia também:

Dica: Programe-se para conhecer Lagoa Dourada na ida ou na volta, cidade famosa pelos seus rocamboles.


3 – Ouro Preto

Sou super suspeita para falar de Ouro Preto. É a minha cidade queridinha aqui de Minas. A apenas 100 quilômetros da capital, dá até para fazer um bate-volta. Mas, o ideal mesmo, e pernoitar por lá e aproveitar para jantar em um de seus muitos restaurantes.

Leia também: Como ir de ônibus de Belo Horizonte a Ouro Preto

Durante o dia, pode andar sem compromisso pelas suas ruas históricas, conhecer o Museu da Inconfidência, provar um pão de queijo. Pode aproveitar para conhecer a vizinha Mariana. Se História não é o que você procura, pode conhecer o Parque Estadual do Itacolomi.

Se não quer nem uma coisa, nem outra, é só escolher uma pousada bem romântica e aproveitar o friozinho da cidade. Aqui no blog temos dicas de 12 pousadas “baratas” no centro de Ouro Preto.

Leia também:

Pesquise aqui acomodações em Ouro Preto


4 – Lavras Novas

Um dos treze distritos de Ouro Preto, a 19 quilômetros da sede, Lavras Novas é um lugar de sossego. No meio de montanhas, com vistas lindas, tem várias pousadas, chalés, lofts e sítios. É possível fazer atividades ecológicas, como trilhas, rapel e passeios de quadriciclo. É um destino que considero para descansar, mas, se o tédio bater, Ouro Preto está bem pertinho.

Leia também:

Pesquise aqui acomodações em Lavras Novas

5 – Alto Caparaó

Alto Caparaó fica a 371 quilômetros de Belo Horizonte, na divisa com o estado do Espírito Santo. É uma jovem cidade, com apenas 20 anos de emancipação. Antes disso, era um distrito de Carangola, juntamente com Caparaó Velho. No Booking, por exemplo, você encontrará apenas Caparaó Velho.

Esse é um bom destino para os casais aventureiros, já que é a porta de entrada do Parque Nacional do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira, terceiro maior do Brasil. O turismo, ao lado da cafeicultura, é a principal atividade econômica do município, então, não se preocupe, você encontrará pousadas e chalés confortáveis para descansar e namorar depois de visitar o parque. Falando no parque, há diversas atrações de diferentes níveis de dificuldade e também há opção de acampar lá dentro. Você pode ver o guia do visitante aqui.

Foto: Robson (Flickr)

Pesquise aqui acomodações em Alto Caparaó

6 – São Thomé das Letras

Quem acompanha o blog sabe que eu adoro São Thomé das Letras. Razoavelmente perto de BH (350 quilômetros), já estive lá por três vezes. Muita gente vai por suas muitas cachoeiras, mas o que mais me encanta mesmo é o visual 360º que a gente tem lá do alto. A sensação de tranquilidade é indescritível e o pôr do sol é encantador. Se estiver acompanhado, então… A cidade está a 1440 metros de altitude, então, mesmo no verão faz um friozinho à noite.

Leia também:

Pesquise aqui acomodações em São Thomé das Letras

7 – Carrancas

Carrancas está a 280 quilômetros de Belo Horizonte e faz divisa com São João del Rei. Um lugar cercado pela natureza, com muitos atrativos e poucos turistas. Ou seja, sobra sossego. Aqui você vê uma relação de programas para fazer por lá. São muitas cachoeiras, grutas e o Monte Roraima. É que Carrancas foi cenário da novela Império, de 2014-2015. Ou você achava que eles iam sempre lá pra divisa com a Venezuela gravar? Os pontos que serviram de locação foram Chapada (ou Pico) do Abanador, Gruta da Ponte e Cachoeira do Turco.

Pico do Abanador

Nós estivemos lá recentemente, enquanto percorríamos o Caminho Velho da Estrada Real (julho de 2019) e, mesmo sendo um final de semana, tivemos dificuldade em nos encaixarmos em um grupo para fazer um passeio. No fim das contas, deu certo, e tivemos os pontos pelos quais passamos só para nosso grupo de 4 pessoas!

Leia também:

Não há muitas pousadas, mas as que existem têm notas maiores que 9 no Booking. Pesquise aqui acomodações em Carrancas.

8 – Poços de Caldas

Poços de Caldas e suas águas termais sempre atraíram grupos de terceira idade, mas de uns tempos para cá tem sido destino também de outras faixas etárias. O ponto turístico mais famoso é o Thermas Antônio Carlos, que oferece terapias, massagens e banhos. Outras atrações são o calendário floral e o teleférico.

O turismo é uma das principais atividades econômicas da cidade, que fica no sul de Minas, a 460 quilômetros da capital. Há boas opções de hospedagem e alimentação.Nós ficamos hospedados no Monreale Hotel Resort, que tem pensão completa e muitas opções de lazer. Pesquise aqui acomodações em Poços de Caldas.

Leia também: Conforto, lazer e comilança no Monreale Hotel Resort, em Poços de Caldas

9 – Santana dos Montes

É uma pequena cidade, de cerca de 4000 habitantes, a 120 quilômetros de Belo Horizonte, bastante conhecida por seus muitos hotéis-fazenda em casarões históricos. Quase todos oferecem pensão completa, então o casalzinho só sai para passear pelo pequeno centro histórico se quiser. Em alguns dos estabelecimentos, crianças não são aceitas. Leia nossas publicações sobre o destino:

Santana dos Montes

Pesquise aqui acomodações em Santana dos Montes

10 – Brumadinho

Infelizmente, Brumadinho ganhou fama nacional devido ao crime ambiental ocorrido em janeiro de 2019. Muitos conhecem a cidade por causa do Inhotim, que, de fato, é excelente, mas a Mariana, do blog Mariana Viaja, tem um ótimo post sobre 4 atividades diferentes além do museu.

Leia também:

Em Brumadinho há várias pousadas pra lá de românticas. No bairro Retiro do Chalé você ficará próximo ao famoso Topo do Mundo (Atualização: Abril/2019 – restaurante agora funciona na Torre Alta Vila, em Nova Lima), onde há prática de voo livre e restaurante. O centro de Brumadinho está a cerca de 50 quilômetros do centro de Belo Horizonte. Já nos hospedamos na charmosa Estalagem do Mirante, que tem chalés lindos.

Pesquise aqui acomodações em Brumadinho

11 – Gonçalves

Localiza-se na Serra da Mantiqueira e faz divisa com Camanducaia. Tem apenas 4 mil habitantes, sendo que cerca de 3 mil vivem na zona rural. Há muitas pousadas bem confortáveis, com notas acima de 8, e muitas com mais do que 9, no Booking. A gastronomia é uma das principais atrações, ao lado do ecoturismo, tanto de aventura quanto de contemplação. Lá nós optamos por ficar na zona rural, para termos mais contato com a natureza e mais tranquilidade.

Leia também:

Pousada do Rio, onde nos hospedamos em Gonçalves.

Pesquise aqui acomodações em Gonçalves

12 – Santana do Riacho (Serra do Cipó)

É um dos municípios onde se localiza o Parque Nacional da Serra do Cipó. A cidade fica a 110 quilômetros de Belo Horizonte e é bem servida por ônibus que saem da capital. O parque é bem sinalizado e as trilhas podem ser feitas sem guia, mas, atenção: a maioria das trilhas é longa. O Parque possui uma cartilha explicando bem cada uma delas.

Leia também:

Serra do Cipó

É em Santana do Riacho que está a Vila de Lapinha da Serra, de onde se pode fazer passeios mais tranquilos. De qualquer forma, se você não quiser enfrentar trilhas, é só escolher uma pousada bem bonita com uma bela vista e descansar. Há mirantes à beira da estrada para quem só quer contemplar.

Pesquise aqui acomodações na Serra do Cipó

13 – São Gonçalo do Rio das Pedras

Distrito de Serro, a 300 quilômetros de Belo Horizonte, São Gonçalo do Rio das Pedras é um local para descansar e contemplar a natureza. Cercado por muitas cachoeiras e com vista para a imponente Serra do Espinhaço, o lugarejo ainda arremata com um charmoso centro histórico.

São Gonçalo do Rio das Pedras

Fica bem próximo – 8 quilômetros – de outro distrito encantador – Milho Verde. A sede do Município fica a 32 quilômetros. Diamantina está a pouco mais de 30 quilômetros. Serro é conhecida por seu queijo, que foi declarado patrimônio imaterial pelo IPHAN.

Pesquise aqui acomodações em São Gonçalo do Rio das Pedras

(Foto de abertura: Val + Wander Fotografia. Os modelos somos nós!)


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: