Eu não sei como que eu não tinha entrado nessa casa antes. Na minha cabeça, a porta sempre esteve fechada, mas agora não sei mais dizer se isso é verdade ou se acabei criando isso para justificar esse erro quase imperdoável de não conhecer essa casa por dentro.
Você já ouviu falar no Tomás Antônio Gonzaga, né? O poeta inconfidente que foi mandado para o exílio na África e deixou sua noiva Maria Doroteia em Vila Rica. Chegando lá, escreveu sua obra-prima, Marília de Dirceu, que supostamente é uma homenagem à ex-noiva, quer seria a Marília, enquanto ele seria o Dirceu.
Pois bem. O casarão onde Tomás Antônio Gonzaga morou é aberto à visitação. Além do enorme valor histórico de estar em uma casa que possivelmente foi lugar de reunião dos inconfidentes, podemos ver o mobiliário de época preservado e ter uma visita guiada gratuita! Mas, a cereja do bolo é a vista! Dá para contemplar o movimento na Feirinha de Pedra Sabão, admirar a Igreja de São Francisco de Assis, apreciar o Pico do Itacolomi e, se olhar à esquerda, ainda avistar a Igreja de Santa Efigênia com sua emblemática ladeira e.. a casa de Maria Doroteia.
Nos fundos da casa ainda há um jardim, onde nos sentamos à sombra para descansar por uns minutos.
Em alguns cômodos da casa funcionam setores da Secretaria Municipal de Turismo de Ouro Preto. Você pode retirar mapas e panfletos explicativos sobre a cidade. Há também um toten superinterativo, no qual você pode pesquisar atrações na cidade e ver até sugestões de roteiros.
Aos sábados, não há visita guiada, mas a casa continua aberta para exposição de artesãos locais. Cada trabalho mais lindo que o outro e você pode ver a estrutura da casa, os móveis e a vista.
Leia também:
12 pousadas baratas no centro de Ouro Preto
As igrejas, capelas e passos de Ouro Preto
11 museus para visitar em Ouro Preto
Os mirantes de Ouro Preto – 8 lugares para ver a cidade de cima
6 minas de ouro para visitar em Ouro Preto
Casa de Tomás Antônio Gonzaga
Endereço: Rua Cláudio Manoel, 61. Ouro Preto
Telefone: +55 (31) 3559-3287
Horário de Funcionamento: De segunda a sábado, das 7h às 18h, sendo que sábado não há visita guiada.
Entrada gratuita.
Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser.
Gente, eu descobri por acaso esse lugar maravilhoso.Estava andando pelas ruas e me desviei da turma da excursão.De repente, me vi na calçada da casa e entrei.Fuwuri encantada, senti um clima misterioso e romântico ao mesmo tempo.Adorei, espero voltar com calma novamente.
É linda, né? Obrigada pelo comentário, Maria Júlia.