Página inicial / Brasil / Capela do Padre Faria: a única em que fotografias são permitidas em Ouro Preto

Capela do Padre Faria: a única em que fotografias são permitidas em Ouro Preto

Capela do Padre Faria, a única em Ouro Preto onde fotografias são permitidas no seu interior.

Já fato público e notório que fotografar o interior das igrejas em Ouro Preto é proibido. O que muita gente não sabe é que tem uma pequena capela em que as fotografias são liberadas. \0/

Trata-se da Capela do Padre Faria, localizada no bairro de mesmo nome e um pouco distante do centro histórico, a 1,5 km da Praça Tiradentes.

Embora nos guias da cidade conste que ela abre de terça a domingo, das 8h30 ás 16h30, o recomendado é telefonar antes para confirmar se está mesmo aberta (dados no final do post). Nós, por exemplo, conseguimos ir em uma segunda-feira.

Capela do Padre Faria, única em Ouro Preto em que fotografias são permitidas.


Leia também:

12 pousadas baratas no centro de Ouro Preto

As igrejas, capelas e passos de Ouro Preto

11 museus para visitar em Ouro Preto

Os mirantes de Ouro Preto – 8 lugares para ver a cidade de cima

6 minas de ouro para visitar em Ouro Preto

Índice de posts em Ouro Preto


A Capela do Padre Faria

A construção desta igrejinha se iniciou em 1710, pelo padre João de Faria, de quem a capela herdou o nome. Era inicialmente uma ermida dedicada à Nossa Senhora do Carmo, passando, em 1723, a pertencer à Irmandade de Nossa Senhora do Parto, que era constituída por negros. Mais tarde, em 1740, passou a aceitar os brancos da Irmandade do Rosário e ainda hoje ela também é conhecida por este nome: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos. Para saber mais sobre sua história, você pode ler este documento do Iphan, que registrou o tombamento da capela.

A igreja é super singela por fora, o que muito contrasta com a riqueza de seu interior. Há muitas obras de madeira talhada e dourada, bancos de couro trabalhado, anjos esculpidos com muita perfeição (em alguns deles é possível ver os dentes e tem dois que possuem asas arredondadas, lembrando as de uma borboleta).

Capela do Padre Faria, única em Ouro Preto em que fotografias são permitidas. Capela do Padre Faria, única em Ouro Preto em que fotografias são permitidas. Capela do Padre Faria, única em Ouro Preto em que fotografias são permitidas. Capela do Padre Faria, única em Ouro Preto em que fotografias são permitidas. Capela do Padre Faria, única em Ouro Preto em que fotografias são permitidas. Capela do Padre Faria, única em Ouro Preto em que fotografias são permitidas.

Uma curiosidade é que o campanário é externo e podemos ver pela data nele assinalada que é um pouco mais novo do que a capela: 1765.

Uma outra coisa que chama a atenção é a cruz de três braços, chamada de cruz pontifical ou cruz papal, datada de 1756, única em Minas Gerais, de acordo com o Iphan.

Cruz de três braços, chamada de cruz pontifical ou cruz papal, datada de 1756, única em Minas Gerais, na Capela do Padre Faria, em Ouro Preto.

O vigário estava na capela no momento da nossa visita e foi extremamente simpático conosco. Ele nos explicou várias coisas, e nos mostrou vários detalhes, como essa torneira da fonte, original e centenária, fabricada por chineses. É por isso que seu desenho é um dragão. A água era e é trazida em baldes e colocada nesse reservatório e a torneira funciona ainda hoje.

Fonte da Capela do Padre Faria (Ouro Preto) com torneira chinesa.

Gentilmente, o vigário nos mostrou e deixou pegarmos a chave da igreja. Vejam que linda!

Chave da Capela do Padre Faria, em Ouro Preto, Minas Gerais.

Capela do Padre Faria

Rua Padre Faria, s/n – Ouro Preto – MG
Clique aqui para ver a localização
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h30 às 16h30 (ligue antes para confirmar)
Telefone: (31) 3351-5047
Valor único: R$ 5,00 por pessoa


Booking.com

 

 

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

20 comentários em “Capela do Padre Faria: a única em que fotografias são permitidas em Ouro Preto

  1. Estive em Ouro Preto no ano passado e confesso que fiquei um pouco frustada por não poder fotografar as igrejas por dentro. E como você citou no post, essa é tão singela perante as outras, que nem visitei.
    É muito bom quando encontramos alguém com conhecimento local para nos apresentar detalhes que vão além dos nossos olhos.
    Abraços.

  2. Nossa, primeiro que nao sabia que não podia fotografar as igrejas lá.
    Segundo que achei bem interessante o contraste desta, realmente super simples (e fofa) por fora e riquíssima de detalhes por dentro. Adorei a dica.

  3. Menina! Já fui duas vezes a Ouro Preto, mas confesso que não é um lugar onde me sinto bem, acredita? Coisa de doido… E eu só fui naquelas duas igrejas principais… Mas foi ótimo ler o seu post sobre essa capela. À distância, não senti nada e ainda pude conhecer um local legal…
    Abraços,
    Carolina

  4. Ai Ouro Preto é o xodó de nós, mineiros, né!? Não tem jeito! Eu acho que ainda não conheço esta igrejinha. Sempre que vou acabo fazendo sempre o mesmo passeio (praça, rua direita, igreja do rosário, casa das moedas e aquele restaurante maravilhoso do lado) hahahah

  5. Que igreja linda! Não sabia que nas igrejas de Ouro Preto era proibido fotografar. Bom saber! Essa capela apesar de ser pequena tem detalhes fantásticos hein? Fiquei encantada com suas fotos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA