Página inicial / Brasil / 11 museus para visitar em Ouro Preto

11 museus para visitar em Ouro Preto

Museus em Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade que respira História. Basta caminhar por suas ruas para sentir isso. Porém, se você quer ter uma experiência ainda mais completa, existem vários incríveis museus na cidade.  Neste post, te damos dicas de alguns.

Museu da Inconfidência

O Museu da Inconfidência funciona em uma edificação maravilhosa, que era Casa de Câmara e Cadeia nos tempos da Vila Rica. Esse museu é interessantíssimo, pois além de contar sobre a Inconfidência Mineira, mostra também como era a sociedade no período colonial, além de ter uma sala dedicada a Aleijadinho. Se você só puder ir a um museu, é este que eu recomendo.

Você pode ler mais detalhes aqui:

Mergulhando na História no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto

Museu da Inconfidência Ouro Preto

Museu da Inconfidência

Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP

Funciona no prédio em frente ao Museu da Inconfidência. Essa edificação era o Palácio dos Governadores quando a cidade era a capital de Minas Gerais. O acervo é dividido em setores: História Natural, Metalurgia, Mineralogia, Mineração e Física. O setor de Mineralogia já valeria o passeio! Veja mais detalhes aqui:

O Museu da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto

O Museu da Escola de Minas da Universidade Federal de Preto traz um acervo bastante variado, distribuído em 6 setores: História Natural, Mineração, Mineralogia I e II, Metalurgia e Física.

Museu da Escola de Minas da UFOP

Casa dos Contos

Um exuberante prédio setecentista que funcionou como casa de fundição do ouro, que só podia circular em barras cunhadas (lembra do “quinto”?). Hoje é um museu administrado pelo Ministério da Fazenda, e podemos ver como era o processo de fundição e sua evolução com o passar do tempo. Tem também uma coleção de cédulas e moedas organizada pelo Banco Central. É um dos poucos prédios em que ainda tema  terrível senzala, que pode ser visitada e que abriga objetos centenários, incluídos os de tortura. Leia mais detalhes:

Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto: uma casa de fundição do ouro

O Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto, mostra o processo de fundição do ouro no Brasil Colônia, a evolução do Sistema Monetário Brasileiro e também a tristeza do período escravagista no país.

Fachada da Casa dos Contos

Museu do Oratório

O Museu do Oratório fica em um casarão anexo à Igreja do Carmo. São centenas de oratórios de diferentes épocas, lugares e materiais, que mostram um pouco da nossa História e da nossa Cultura. É uma das poucas atrações que ficam abertas às segundas-feiras. Leia também:

História, Arte e Cultura: visita ao Museu do Oratório, em Ouro Preto 

Museu do Oratório Ouro Preto

Museu do Oratório

Museu de Arte Sacra

Fica no subsolo da Basílica Nossa Senhora do Pilar e sua entrada está inclusa no bilhete para visitar a igreja. Há mobiliário e elementos religiosos dos séculos XVII ao XIX, muitos deles em ouro, prata e marfim.

Leia também: As igrejas, capelas e passos de Ouro Preto

A Basílica Nossa Senhora do Pilar é a segunda igreja com mais ouro no Brasil.

Igreja do Pilar

Museu de Aleijadinho

O local oficial é na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, mas, como ela está fechada para restauração, parte de seu acervo está na Igreja São Francisco de Assis.

Museu Casa Guignard

Alberto da Veiga Guignard foi um pintor e desenhista brasileiro apaixonado por Ouro Preto. O Museu Casa Guignard expõe obras do autor. Eu ainda não o visitei, mas você pode ler informações no site oficial.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Museu Casa dos Inconfidentes

Também conhecido como Chácara dos Inconfidentes é um casarão centenário onde ocorriam reuniões dos inconfidentes. Fica distante do centro histórico, mas há visita guiada e é gratuito.

Casa de Tomás Antônio Gonzaga

O acervo é bem pequeno mas vale ir por quatro motivos: é grátis, é perto, tem visita guiada e pelo valor histórico da construção.

Leia também: Ouro Preto: Visita à Casa de Tomás Antônio Gonzaga, o Poeta Inconfidente

A Casa de Tomás Antônio Gonzaga, em Ouro Preto, o Poeta Inconfidente,é aberta à visitação. Há visitas guiadas de segunda a sexta e exposição de artesanato nos finais de semana.

Casa de Tomás Antônio Gonzaga

Museus fora da Sede

Museu do Chá

Fica no Parque do Itacolomi, em uma área que era uma fazenda de cultivo do chá da Índia. No início do século XX esse chá era produzido em grande escala e até exportado. O maquinário está ali exposto e o museu conta a história do chá, seu cultivo e produção, bem como sobre as tradições da época.

Museu das Reduções

Fica no distrito de Amarantina (25 km do centro de Ouro Preto). São 29 réplicas de monumentos brasileiros, feitas com o mesmo material das originais, só que em tamanho reduzido. Minha prioridade para a próxima visita à cidade.


Leia também:

12 pousadas baratas no centro de Ouro Preto

As igrejas, capelas e passos de Ouro Preto

Os mirantes de Ouro Preto – 8 lugares para ver a cidade de cima

6 minas de ouro para visitar em Ouro Preto

Índice de posts em Ouro Preto

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Tudo bem que a cidade por si só já é incrível, mas, se você quer uma experiência ainda mais completa, veja aqui 11 museus em Ouro Preto.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA