Página inicial / Brasil / Hotel Fazenda Santa Marina: viaje no tempo e sinta-se em casa

Hotel Fazenda Santa Marina: viaje no tempo e sinta-se em casa


Sabe quando a gente vai visitar aquela pessoa que mora no interior e ela faz de tudo para você se sentir em casa? Faz as melhores comidas, várias vezes por dia, prepara um quarto gostoso e te dá dois dedim de prosa? Pois foi assim que nos sentimos na Fazenda Santa Marina. E com um bônus: estar em uma fazenda do século XVIII.

Passamos duas diárias nesse hotel fazenda maravilhoso, que fica em Santana dos Montes, interior de Minas. Se você não conhece essa delicinha de cidade, leia o seguinte post antes de prosseguir:

Leia também: Santana dos Montes, destino perfeito para descansar no interior de Minas

A fazenda tem uma fantástica nota 9,5 no Booking e 97% de avaliações “muito boas” ou “excelentes” no Tripadvisor. Oferece pensão completa com quatro refeições: café da manhã, almoço, chá das cinco e jantar. Por enquanto aceitam apenas crianças menores de 1 ano e maiores de 12.



Booking.com

Veja aqui tudo o que já foi publicado sobre Minas Gerais

Estatuto da Fazenda Santana Marina, que pertence ao Circuito Villas e Fazendas,em Minas Gerais.

Estatuto na entrada da fazenda

A fazenda

A fazenda faz parte do Circuito das Vilas e Fazendas e é uma das raras fazendas que não tinha senzala, indicando que ali não se utilizou mão-de-obra escrava. Fica na estrada que liga a BR 040 até o centro de Santana dos Montes. De facílimo acesso, em meio a muita área verde, a gente avistava os montes ao redor da fazenda e ouvia pássaros o tempo todo. 🙂

Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Após comprarem a fazenda em 1967, o sr. Gabriel e a sra. Marina reformaram a casa sede e a usavam para descansar em férias e finais de semana com a família. Em 2002, transformaram todo o lugar em hotel fazenda, adaptando tanto a Casa Sede quanto a Casa de Hóspedes, que é um prédio da década de 1960, usado para armazenar os produtos da fazenda. Hoje, cada um dos espaços está preparado para receber pessoas em confortáveis quartos, sobre os quais falarei mais abaixo.

A senhora Marina, que deu nome ao lugar, infelizmente já faleceu há cerca de 3 anos. O senhor Gabriel está com 92 anos, mas continua orientando todo o funcionamento do hotel. Suas quatro filhas, Martha, Wanda, Sandra e Cláudia, se dividem para cuidar pessoalmente de todos os detalhes da fazenda. A Wanda estava por lá durante nossa hospedagem e nos presenteou não só com sua companhia, mas também com horas de agradáveis conversas.

Além disso, há vários funcionários, todos de Santana dos Montes e Cristiano Otoni, que contribuem para a manutenção e andamento de tudo o que acontece por lá. Nós conhecemos a Júnia, a Elza, a Vera, a Áurea, a Fabrícia e o Zezé, cada um com suas tarefas especificas, todos extremamente simpáticos e solícitos. Mas há vários outros colaboradores, que cuidam dos jardins, das hortas, dos cavalos, fazem pequenos consertos e obras.

Casa Sede do Hotel Fazenda Santa Marina, em Minas Gerais.

Casa Sede

O espaço da fazenda é um convite ao descanso. Redes, bancos, cadeiras e espreguiçadeiras por toda a parte nos chamam a não fazer nada além de contemplar a natureza, ver e ouvir os pássaros e curtir o barulho da água que vem para a represa.Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Flores por todos os lados colorem aquele lindo lugar. Há canteiros na área externa e vasos de flores por todo ambiente interno. As áreas gramadas são de um verde maravilhoso, super bem cuidado.

Flores da Fazenda Santana Marina, em Minas Gerais. Flores da Fazenda Santana Marina, em Minas Gerais. Flores da Fazenda Santana Marina, em Minas Gerais.

Árvores frutíferas nos propiciam a deliciosa experiência de comer frutas orgânicas diretamente do pé. A gente se esbaldou nas amoras!

E tem até uma árvore de cortiça, que tivemos a sorte de ver no auge de sua floração.

Árvore de cortiça na Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes.

Árvore de cortiça

Tronco de uma árvore de cortiça, na Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes.

O tronco solta camadas molinhas, do que são feitos vários produtos, como as rolhas.

As duas casas (sede e de hóspedes) são lindas e cuidadosamente decoradas com mobília de época e moderna, quadros, lustres e objetos antigos.

Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Casa Sede

Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Detalhes do teto e do piso

Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas. Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas. Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas. Fechaduras na Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas. Filtro e pilão Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Na Casa de Hóspedes há uma sala enorme. De uma lado, é uma sala de estar com sofás super confortáveis e vários livros interessantíssimos sobre culinária, Estrada Real, fazenda históricas, árvores brasileiras, frutas e muito mais. Do outro lado, mais sofás, mais livros e uma TV com canais a cabo. Na Casa Sede também há uma sala de TV.

Sala de estar da Casa de Hóspedes da Fazenda Santa Marina

Sala de estar da Casa de Hóspedes

Sala de TV da Casa de Hóspedes da Fazenda Santa Marina

Sala de TV da Casa de Hóspedes

Sala de TV da Casa Sede da Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes.

Sala de TV da Casa Sede

Quartos e limpeza

10 quartos na fazenda, sendo cinco na Casa-Sede e cinco na Casa de Hóspedes. Os primeiros, ficam dentro da casa mais antiga da fazenda e eram os quartos das filhas do sr. Gabriel, que foram adaptados para receber hóspedes. Todos eles têm banheiro privativo, frigobar, TV, cama de casal e mobília de época, tudo com muito bom gosto.

Quartos e banheiros da Casa Sede, na Fazenda Santa Marina, todos com mobília de época.

Quartos e banheiros da Casa Sede. Lindíssimos.

Na Casa de Hóspedes, os quartos saem no quintal. Todos também têm banheiro privativo com banheira de hidromassagem, TV e frigobar. Dois deles possuem varanda com rede, mesinha e cadeiras.

A decoração de cada um deles é única, mas todos são lindos e aconchegantes.

Quartos da Casa de Hóspede, com decoração diferenciada. Fazenda Santa Marina.

Quartos da Casa de Hóspedes. Maravilhosos!

Nós ficamos no quarto vermelho da Casa de Hóspedes. Havia, além da cama grande com lençol térmico, uma poltrona, dois criados com abajur, ventilador de teto, cofre, TV e DVD. As roupas de cama e toalhas estavam limpas e cheirosas. Havia também dois roupões brancos e pantufas. À nossa disposição também estavam duas capas de chuva, guarda-chuvas e lanterna. Ainda havia um corredor com um armário maravilhoso, onde estava o frigobar, e também uma varanda.

Quarto vermelho da Casa de Hóspedes da Fazenda Santa Marina.

Quarto vermelho, onde ficamos

Quarto da Casa de hóspedes da Fazenda Santa Marina

Quarto da Casa de hóspedes da Fazenda Santa Marina

Detalhes do quarto

Varanda do quarto vermelho da Casa de Hóspedes da Fazenda Santa Marina.

O banheiro era enorme, com banheira de hidromassagem individual, separada do chuveiro, uma pia super imponente, armário, secador de cabelos, shampoo e sabonete.

Banheiro do quarto vermelho da Casa de Hóspedes da Fazenda Santa Marina.

Além desses 10 quartos, há uma casa-chalé, que fica do outro lado do lago, a uns 300 metros da Casa de Hóspedes. Ideal para famílias que queiram mais privacidade, comporta sete pessoas, em três quartos, com dois banheiros. Há uma cozinha montada e equipada, sala com lareira e sofás, varanda e uma pequena piscina externa. Em um dos banheiros há barras de apoio no chuveiro.

Casa Chalé na Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Vista da sala da casa chalé, na Fazenda Santa Marina.

Essa é a vista da janela da sala

Cozinha, quartos e banheiros da casa chalé, da Fazenda Santa Marina.

Aqui temos a cozinha, os quartos e os banheiros da casa-chalé.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Alimentação

Poucas vezes na vida comemos uma comida tão saborosa quanto lá na Santa Marina! O café da manhã, servido na Casa Sede, tinha pão de queijo feito na hora, roscas e biscoitos caseiros, queijo da fazenda, frutas, suco natural, geleias, broa de fubá…

Cozinha onde é servido o café da manhã na Fazenda Santa Marina, com fogão de lenha e utensílios de época.

Cozinha onde é servido o café da manhã

Café da manhã com boa de fubá na Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes. Geleias de frutas orgânicas preparadas na Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes.

O almoço e o jantar eram servidos na Casa de Hóspedes. Tudo começava com a preparação da mesa. Jogos americanos combinando com os guardanapos de tecido. À noite, ainda combinavam com as flores dos prendedores dos guardanapos. Descansos charmosos para os talheres completavam a mesa. Havia salada e sempre dois tipos de carne. Provamos, por exemplo, frango crocante, costelinha de porco, bife à rolê, filé mignon, frango com creme de milho… No jantar ainda havia uma sopa como entrada. E sempre doce de leite com queijo e um outro doce da fazenda, que na nossa estadia variou entre goiabada cascão e doces de pêssego, maracujá e mamão.

Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Refeitório da Casa de Hóspedes

Mesa posta para o jantar na Fazenda Santa Marina.

Mesa posta para o jantar

Sopa de inhame no jantar da Fazenda Santa Marina.

Sopa de ihame

Sopa de mandioca como entrada no jantar da Fazenda Santa Marina.

Sopa de mandioca

Salada de quinoa da Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes, Minas Gerais.

Lagarto assado na Fazenda Santa Marina. Creme de milho com frango, batatas e costelinha de porco, no jantar da Fazenda Santa Marina, em Minas Gerais. Angu enformado com couve na Fazenda Santa Marina, em Minas Gerais. Jantar na Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes, Minas Gerais,

Doce de leite e doce de pêssego, orgânicos, preparados na Fazenda Santa Marina.

Doce de leite e de pêssego: orgânicos

Doce de leite, goiabada cascão e doce de mamão da Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes, MG.

Doce de leite, goiabada cascão e doce de mamão

Não houve absolutamente nada que a gente provasse e pensasse: “Ah, isso está mais ou menos!”. Nada! Era tudo incrivelmente bom, preparado com muito carinho e cuidado pelas mãos da Elza, que está há anos na fazenda. Há ainda um outro cozinheiro, mas ele estava de folga durante nossa estadia e, infelizmente, não chegamos a conhecê-lo.

O chá da tarde é normalmente servido em um salão à beira do lago, mas, como choveu, a gente ficou no mesmo refeitório do almoço e do jantar. Em um dos dias comemos biscoito de queijo divino e no outro uma rosca, acompanhada de chá, café, cappuccino e leite com chocolate em pó (chocolate, e não achocolatado).

Casa onde é servido o chá das cinco na Fazenda Santa Marina.

Aqui é onde é servido o chá das cinco

Casa onde é servido o chá das cinco na Fazenda Santa Marina.

Biscoito de queijo e chá, na Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes.

Biscoito de queijo

Rosca caseira preparada na Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes.

Rosca caseira, feita na fazenda

Agora, o mais legal e saboroso de tudo é que todos os produtos são orgânicos e feitos lá na fazenda. Assim, os vegetais da salada, as frutas dos sucos e doces, o leite e os ovos para as roscas e pão de queijo e o próprio queijo: tudo é de lá! A gente gostou tanto que acabou comprando verduras da horta deles e doces para trazermos para casa! Na fazenda há também um empório onde vários produtos são vendidos.

Horta orgânica da Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes.

Horta orgânica

Empório da Fazenda Santa Marina.

Empório

Empório da Fazenda Santa Marina, em Minas Gerais.

Produtos do empório

Lazer

Há um lago onde é possível pescar, andar de pedalinho ou de caiaque. Em volta do lago, há uma trilha de mais ou menos um quilômetro. Bicicletas e capacetes estão disponíveis para quem quiser pedalar por essa trilha. Outras duas podem ser percorridas a pé.

Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Bicicletas são emprestadas aos hóspedes na Fazenda Santana Marina, em Santana dos Montes.

Trilha cercada por flores na Fazenda Santa Marina, em Minas Gerais.

Começo da trilha que dá volta no lago.

Casa Sede da Fazenda Santa marina, na Estrada Real.

Casa Sede vista do outro lado do lago, depois de percorrer cerca de metade da trilha.

Para os dias mais quentes, dá até para entrar no lago, ou visitar um riacho que corta a fazenda, ou se refrescar na piscina. A área da piscina, à propósito, é super agradável. Ao seu redor há várias espreguiçadeiras, uma sauna com paredes de vidro e um bar com refrigerante, água e cervejas, num esquema self-service: basta anotar o que pegar na comanda correspondente.

Passeios a cavalo, com monitores, também são oferecidos, mediante solicitação prévia.

Em uma construção à beira do lago, onde é servido o chá da tarde, há mesas de jogos de cartas e de xadrez e damas.

Cerca de 200 filmes estão disponíveis em DVD e o hóspede pode levar para assistir no quarto.

Capela na Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes, Minas Gerais

Capela

Espaço para terapias holísticas

Há um espaço, lindo por sinal, para terapias holísticas, como reiki, yoga, banhos e massagens diversas. São serviços opcionais, pagos à parte e devem ser agendados, já que uma profissional vem de fora da fazenda.

Espaço para terapias holísticas, como reiki, yoga, massagens e banhos, localizado na Fazenda Santa Marina. Espaço para terapias holísticas, comoreiki, ioga, massagens e bahos, na Fazenda Santa Marina, em Santana dos Montes.

Atendimento

Maravilhoso e acolhedor, como já falei um pouquinho acima. A gente realmente se sente em casa.

Wi-fi

O wi-fi pega apenas perto do refeitório da Casa de Hóspedes, o que te obriga realmente a se desligar do mundo e aproveitar o que a fazenda oferece! Para nós foi um grande exercício, mas foi bem legal ficar dois dias com o mínimo de contato com o mundo virtual. Nosso celular, que é da Oi, não funcionou. Mas, claro que isso não é “culpa” da fazenda, é só uma característica da região.

Reserva

Pode ser feita diretamente com eles ou pelo Booking, sistema gratuito de reservas. Se você optar por usar o Booking, por favor, faça pelos links do nosso blog. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. É bem pouquinho, mas já nos ajuda a manter o blog.

Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Preste atenção nos detalhes: pode ter um abacaxi o seu caminho

Pagamento

Depósito bancário, cheque ou dinheiro. Não aceitam cartão por causa do sinal de internet ruim da região.

Check-in e check-out

Há várias possibilidades e os preços variam conforme os horários. Consulte aqui.

No geral

Juro que tentamos encontrar algo para pôr defeito, mas não achamos, não. Atendimento impecável, comida deliciosa, quarto acolhedor, ambiente maravilhoso, natureza exuberante… As únicas coisas que pensamos que poderiam acrescentar ao hotel seriam uma sala de jogos com sinuca e totó e a ampliação do sinal de TV a cabo para os quartos, mas isso já está nos planos deles para um futuro próximo.

Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Fazenda Santa Marina
Km 9 da Estrada entre Santana dos Montes e Cristiano Otoni- MG
Tel.: (31) 99974-4203
Site oficial: www.fazendasantamarina.com.br

Fazenda Santa Marina, no município de Santana dos Montes, que faz parte da Estrada Real e do Circuito Villas e Fazendas.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser!

Hotel Fazenda Santa Marina, em Minas Gerais,uma fazenda do século XVIII.

http://www.mineirosnaestrada.com.br/indice-minas-gerais/


* Agradecemos à Fazenda Santa Marina pela hospedagem. Os relatos e opiniões neste post independem da cortesia e refletem a realidade da experiência que tivemos. Transparência é nosso compromisso número 1 com nosso leitor!



Booking.com


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

26 comentários em “Hotel Fazenda Santa Marina: viaje no tempo e sinta-se em casa

  1. Deve ter sido uma ótima experiência! Nunca estive em um Hotel Fazenda… mas agora com o baby será cada vez mais comum! Só não curti o fato de um hotel fazenda não aceitar crianças entre 1 e 12 anos… já há tantas restrições em hotéis boutique… se agora começar também em hotel fazenda, o que será dos pais viajantes?rs

  2. Meu Deus, que lugar maravilhoso. Estou vendo as fotos e sonhando em conhecer esse hotel fazenda. É lindo, é aconchegante, é delicioso!! E não conhecia Santana dos Montes. A dica já está anotada para as próximas viagens a Minas!

  3. Pingback: Santana dos Montes, destino perfeito para descansar no interior de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA