Página inicial / Brasil / Conhecendo a Serra da Mantiqueira de 4×4, com a Conexão Gonçalves Ecoaventura

Conhecendo a Serra da Mantiqueira de 4×4, com a Conexão Gonçalves Ecoaventura

Serra da Balança, Pedra da Divisa e ao fundo, Pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata, vistos a partir da cidade de Gonçalves, no sul de Minas. É possível ver cidades como Campos do Jordão e Itajubá.

Gonçalves é conhecida pela traquilidade, mas também pelo ecoturismo. Por ser uma região montanhosa, com muitas íngremes, estreitas e tortuosas estradas de terra passeios de 4×4 fazem sucesso. Claro que a gente ia fazer um passeio desses também, né?

E aí partimos com a Conexão Gonçalves Ecoaventura, uma agência que faz não só passeios de 4×4, mas também trilhas, rapel, cavalgadas e outras atividades mais aventureiras.

O nosso passeio foi um city tour pela zona rural de Gonçalves. Encontramos com o Flávio, que é o proprietário da Conexão, na porta da agência. Ele mesmo foi o nosso guia e motorista.

Leia também: Onde comer em Gonçalves

Passeiio de 4x4 com a Conexão Gonçalves Ecoaventura.

Saindo da cidade para a zona rural

Nosso passeio começou no Alambique Três Barras, bem famoso e tradicional na região. Lá eles fabricam vários tipos de cachaça e licores, tudo artesanalmente, desde a plantação da cana. A degustação é liberada e os turistas podem adquirir os sabores que mais gostarem. Os preços começam em 15 reais  para o licor (garrafa de 275 mL) e 18 reais para a cachaça (garrafa de 900 mL).

Alambique Três Barras, bem famoso e tradicional na região de Gonçalves, sul de Minas. Lá eles fabricam vários tipos de cachaça e licores, tudo artesanalmente, desde a plantação da cana. Alambique Três Barras, bem famoso e tradicional na região de Gonçalves, sul de Minas. Lá eles fabricam vários tipos de cachaça e licores, tudo artesanalmente, desde a plantação da cana. Alambique Três Barras, bem famoso e tradicional na região de Gonçalves, sul de Minas. Lá eles fabricam vários tipos de cachaça e licores, tudo artesanalmente, desde a plantação da cana.

Passamos pelo bairro Atrás da Pedra, onde está a Pedra do Cruzeiro, mas essa a gente só vê lá de baixo.

E aí adentramos ainda mais a zona rural, passando por um bananal imenso e estradas tão estreitinhas e buraquentas que a gente até duvida que passa ali. Mas o Flávio é superexperiente e um 4×4 dá conta do recado, sim, senhor.

Vez ou outra, uma paradinha para admirarmos a vista.

Passeio de 4x4 com a Conexão Gonçalves Ecoaventura. Passeio de 4x4 com a Conexão Gonçalves Ecoaventura.Passeio de 4x4 com a Conexão Gonçalves Ecoaventura.Passamos pelo bairro dos Venâncios, que foi onde nos hospedamos, e vimos a Casa de Pau-a-Pique mais antiga de Gonçalves, que tem, aproximadamente, 150 anos. O atual morador é descendente do seu construtor, mas a casa não é aberta à visitação.

Igreja no Bairro dos Venâncios, zona rural de Gonçalves, sul de Minas Gerais.

Igreja do bairro dos Venâncios.

Casa de pau-a-pique, a mais antiga de Gonçalves, com, aproximadamente, 150 anos.

A casa mais antiga de Gonçalves

Dali fomos para o ponto alto do passeio – e quando eu falo ponto alto estou usando duplo sentido. Chegamos à Pedra da Divisa e à Serra da Balança, de onde se avistam as pedras do Baú, do Bauzinho e Ana Chata, em São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Itajubá e o Laboratório Nacional de Astrofísica, em Brazópolis.

Serra da Balança, Pedra da Divisa e ao fundo, Pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata, vistos a partir da cidade de Gonçalves, no sul de Minas. É possível ver cidades como Campos do Jordão e Itajubá. Serra da Balança, Pedra da Divisa e ao fundo, Pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata, vistos a partir da cidade de Gonçalves, no sul de Minas. É possível ver cidades como Campos do Jordão e Itajubá.

Na hora em que estávamos tivemos uma visão incrível, pois em algumas cidades fazia sol e o céu azul contrastava com as pesadas nuvens cinzas de chuva, que cobriam algumas outras localidades.

No retorno para a cidade, passamos ainda pelo bairro de São Sebastião das Três Orelhas. O passeio ainda teria uma parada na Cachoeira do Simão, mas nós dispensamos porque já havíamos conhecido por conta própria, pois ela fica no caminho para a Pousada do Rio, onde nos hospedamos.

Então, como pulamos uma atração, nosso passeio durou 1h40, mas o normal é ter duas horas de duração.

Vale a pena?

Sim! Como eu disse, chegamos em lugares que só se chega em veículos com tração nas quatro rodas. O Flávio conhece muito bem as estradas, sabe dar informações dos lugares, mas sem ser aquele guia que fala sem parar e cansa sua cabeça. Os lugares pelos quais passamos são lindos e, como não tínhamos que nos preocupar com a estrada, a gente pôde só aproveitar e descansar os olhos com essas belas paisagens.

Como mencionei lá no comecinho do post, há outras opções de passeio. Quando você for a Gonçalves, troque uma ideia com o Flávio e escolha o que vai te atender melhor.

Passeiio de 4x4 com a Conexão Gonçalves Ecoaventura.

Flávio e nós

Conexão Gonçalves Ecoaventura

Rua Maestro Herculano, 49 – Centro – Gonçalves – MG
Telefones: (Whatsapp) 35 99715-9191
Página no Facebook

Serra da Balança, Pedra da Divisa e ao fundo, Pedras do Baú, Bauzinho e Ana Chata, vistos a partir da cidade de Gonçalves, no sul de Minas. É possível ver cidades como Campos do Jordão e Itajubá.

 

tudo-sobre-minas-gerais


* A Conexão Gonçalves Ecoaventura foi nossa parceira no Projeto Viagem a Dois pelo Sul de Minas. Os relatos e opiniões neste post independem da cortesia e refletem a realidade da experiência que tivemos. 


 Clique aqui para receber as novidades do blog no seu e-mail




Booking.com

Salvar

Salvar

 

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

27 comentários em “Conhecendo a Serra da Mantiqueira de 4×4, com a Conexão Gonçalves Ecoaventura

  1. Pingback: Volta ao mundo em 10 posts – Fevereiro 2017 | Família Viagem

  2. Pingback: Pousada do Rio: hospedagem na zona rural de Gonçalves

  3. Pingback: Onde comer em Gonçalves, sul de Minas Gerais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA