Página inicial / Brasil / Lagoa Dourada, a cidade do rocambole

Lagoa Dourada, a cidade do rocambole

Rocambole Lagoa Dourada

(Atualizado em janeiro de 2017)

Aqui em Belo Horizonte, muitos conhecem os rocamboles de Lagoa Dourada, mesmo a 150 quilômetros de distância. Quando dissemos que iríamos para Tiradentes, já surgiram as encomendas: “Me traz meio de chocolate?”, “Se importa se eu pedir um rocambole de doce de leite?”

Mas nós nunca havíamos provado o tal doce e não sabíamos se ele realmente fazia jus à fama. Já fomos planejando que, no dia de retornarmos para BH, faríamos uma parada nas lojas de Lagoa Dourada.

Aí um dia lá na pousada em que estávamos hospedados, tinha rocambole no café da manhã. E que delícia de rocambole! Batemos um papo com a dona da pousada e ela nos disse que era, sim, de Lagoa Dourada e nos explicou como chegar lá.

http://www.mineirosnaestrada.com.br/indice-minas-gerais/

No dia da volta, como planejado, pegamos a Estrada Real, passamos no Museu do Automóvel, em Bichinho e Prados, e chegamos a Lagoa Dourada. Quilômetros antes já víamos placas anunciando o “Famoso” e o “Legítimo” rocamboles. A Estrada Real, que ali é a BR 383, corta a área urbana de Lagoa Dourada. Você avistará a Igreja do Rosário, azulzinha, logo antes do quarteirão das lojas do doce.


Leia também:

Bichinho: como chegar, o que fazer, onde comer

Roteiro para um dia em São João del Rei

Passeio de Maria Fumaça de Tiradentes a São João del Rei

Roteiro para um fim de semana em Tiradentes, MG

Festa do Café com Biscoito, em São Tiago – MG

Índice de posts


Igreja do Rosário - Lagoa Dourada

Igreja do Rosário

(Se você não puder passar lá, tem uma filial d’ O Legítimo Rocambole em São João del Rei, no trevo do Elói, BR 265)

E aí chegamos. Paramos o carro e já vimos do outro lado da avenida (a BR) três lojas: o Famoso Rocambole, o Legítimo Rocambole e Rocambole e Cia.

Lagoa Dourada Rocambole

Como eu não sabia qual era realmente o original, decidimos ir às duas primeiras. Começamos pelo Famoso Rocambole. Pedi uma fatia do de brigadeiro. Delícia! Aprovado! O Guto comeu um outro doce e pegamos meio de chocolate para levarmos para casa.

Outros doces do Famoso Rocambole

Doces do Famoso Rocambole

Já estava satisfeita, mas queria provar o outro também. Aí, n’ O Legítimo, pedi uma fatia de doce de leite com nozes para viagem e meio rocambole de doce de leite, o tradicional.

O Legítimo Rocambole - Lagoa Dourada

O Legítimo Rocambole

Para mim, que sou alucinada com rocambole (e doces em geral), aquela cidade é o paraíso. Os rocamboles são fresquinhos, enrolados na hora e deliciosos! Você pode pedir cada metade de um sabor diferente e as embalagens são lindas.

Rocambole Lagoa Dourada

No fim das contas, trouxemos um rocambole inteiro, metade de doce de leite e metade de chocolate, só para nós dois.

Eu achei ambos maravilhosos, mas, se fosse para escolher um, ficaria com o Legítimo Rocambole, porque achei a massa mais levinha, chegava a derreter na boca.

Atualização setembro de 2015: Voltamos no Legítimo Rocambole em setembro de 2016 e achamos que continua tudo delicioso, com massa derretendo na boca.

rocambole Lagoa Dourada Lagoa Dourada Rocambole

Atualização – Janeiro de 2017: Voltamos à cidade e resolvemos provar o rocambole e um outro produtor, a Padaria do Jaci, que fica próxima à Igreja Matriz da cidade. Também é bem gostoso e tem até mais doce de leite que os demais, mas não achei que a massa derretia tanto na boca, como me lembrava que foi n’O Legítimo Rocambole.

Rocambole Lagoa Dourada

Rocambole da Padaria do Jaci

Padaria do Jaci em Lagoa Dourada

Igreja Matriz de Lagoa Dourada

Igreja Matriz de Lagoa Dourada

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Um pouco da história do rocambole

As duas lojas, “Famoso” e “Legítimo” contam a mesma história, que está em painéis, o que me levou a pensar que ambas são dos descendentes de Miguel do Líbano. Se alguém souber, conte aqui nos comentários.

Contam que o libanês Miguel Youssef do Líbano casou-se com a lagoense Dolores e começaram a vender guloseimas em um bar da cidade, inclusive o rocambole. Mais tarde, com o falecimento de Miguel, o filho Paulo teve a ideia de colocar o doce em caixinhas para que os viajantes pudessem levar para casa, alavancando as vendas. Anos depois, Ricardo, filho de Paulo, assumiu os negócios e começou a colocar plaquinhas nas estradas, anunciando o doce e aguçando a curiosidade e o paladar dos viajantes.

Hoje, a avenida onde estão as lojas se chama Miguel Youssef do Líbano, em homenagem ao precursor da receita que deixou a cidade famosa nacionalmente.

Além dessas duas lojas, há outras menores.

Se você conhecer e indicar outro rocambole da cidade, escreva aqui nos comentários!

Atualização (setembro de 2015): Fomos novamente lá em Lagoa Dourada na volta da Festa do Café com Biscoito de São Tiago. Os rocamboles continuam divinos! Segue foto com os novos valores.

O Famoso Rocambole

Rua Miguel Youssef do Líbano, 26 – Lagoa Dourada
Tel.: (32) 3362-1428

O Legítimo Rocambole

Rua Miguel Youssef do Líbano, 38 – Lagoa Dourada
Tel.: (32) 3363-1538

O Legítimo Rocambole – filial São João del Rei

BR 265, nª 245
São João del Rei
Tel.: (32) 3372-1925

Padaria do Jaci

R. Tiradentes, 91 – Lagoa Dourada
Tel.: (32) 3363-1317

 Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Lagoa Dourada é uma cidade mineira próxima a Tiradentes e São João del Rei, famosa pelos seus deliciosos rocamboles.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

27 comentários em “Lagoa Dourada, a cidade do rocambole

  1. Os rocamboles de Lagoa Dourada são realmente divinos, de comer rezando haha! Mas na minha opinião os melhores são da padaria do Jaci. Amor e carinho em cada pedacinho! Humm! Escrevendo deu até água na boca… Ah! Minha Lagoa! Terra boa demais da conta! É de se encantar com todo o conchego e a simplicidade das pessoas. E a comida então? Feita na hora! Algumas no fogão à lenha, que é melhor ainda haha. Minha tão amada Lagoa Dourada! Você ainda não conhece? Venha então nos fazer uma visita, experimentar os deliciosos rocamboles, passear pelas fazendas, igrejas… Só mais uma coisinha… os pães de queijo também são uma delícia!

  2. Boa noite turma! fomos pra Tiradentes este ultimo feriado, voltamos e paramos na padaria Santo Afonso um pouco antes do Banco do Brasil, pense num rocambole bão demais da conta! Super recomendamos!

  3. Boa tarde acabei de voltar de São João Del Rei , mais antes dei uma passadinha no trevo para comprar esse rocambole maravilhoso…cada dia mais apaixonada por São João Del Rei e o rocambole é uma delicia…ja estou me programando pra voltar
    Maria da Penha Xavier

  4. Pingback: O Rocambole e Cia – doces em Tiradentes

  5. Pingback: Roteiro para um fim de semana em Tiradentes, MG

  6. Pingback: Museu Inimá de Paula: exposição das obras do artista mineiro, em Belo Horizonte

  7. Pingback: Festa do Café com Biscoito, em São Tiago – MG

  8. Morei em Lagoa Dourada!
    Que saudades da minha infância nesta cidade,fui coroinha na igreja!
    Comi muitos rocamboles,que delícia!
    Parabéns pela matéria!
    Voltei no tempo!

  9. Eu conheço os rocamboles de ld
    Em Resplendor minha vizinha sempre me faz um de presente pois
    Sabe q gosto muito
    Este sim é o melhor q conheço !!!!
    Recheio leite condensado cozido
    Dos Deuses!!!!!!

  10. Meu primo já tinha indicado a cidade há alguns anos,mas a cada dia fico com mais vontade de chegar a LD!

    Já tem estabelecimentos de outras cidades pegando carona no rocambole e vendendo-os em sacolas especialmente feita para eles,com o logo da Estrada Real e tudo!

  11. Estive em seu estabelecimento hoje por volta das 15:00 horas e fui pessimamente atendido, aliás nem fui atendido fiz o pedido para comer no local e o pedido não veio e mais pedi para a funcionária partir a metade que vem em dois e embalar separado e também não veio aguardei um tempo e como ninguém se preocupou com um cliente que não foi atendido fui embora muito decepcionado e chateado,sou de Vespasiano a pouco mais de 200 km do local.

  12. Pingback: O delicioso Festival de Jabuticaba de Sabará - Mineiros na Estrada

  13. Boa Tarde,amamos o rocambole gostaríamos de saber se podemos fazer pedido por e mail, qual a menor quantidade para ser entregue em Belo Horizonte.
    Aguardo retorno.
    Atenciosamente
    Rosemere Vieira Guedes

  14. Sou de Lagoa Dourada e gostei muito do texto, parabéns! Gostaria de informar que há um erro no texto, a igreja azul não é a Igreja Matriz e sim a Igreja do Rosário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA