Página inicial / Brasil / 8 cidades para curtir o inverno em Minas Gerais

8 cidades para curtir o inverno em Minas Gerais

Veja oito cidades mineiras perfeitas para curtir o frio.

Chegou a estação mais fria do ano! Nós, particularmente, amamos o inverno! Ficar juntinhos debaixo das cobertas, fazer viagens românticas, comer comidas gostosas. Além disso, é no inverno que comemoramos nosso aniversário de casamento!

Vamos apresentar para vocês algumas cidades  mineiras perfeitas para se curtir o frio. Optamos por colocar aqui apenas as que já conhecemos, então, várias ainda ficaram de fora – ainda!

Embora o frio seja bastante relacionado com romance, se você está solteiro também consegue aproveitar bastante essas cidades, viu? Muitas têm festivais especiais nessa época do ano!

Está gostando do blog? Curta nossa página no Facebook

Vamos ao que interessa:

1 – Tiradentes

É uma cidade supercharmosa, com um centro histórico preservado, bons restaurantes e opções de pousadas para todos os gostos. É pequena, com pouco mais de sete mil habitantes, e dá para conhecer com calma em dois dias, tanto que já mostramos aqui no blog um roteiro de um final de semana para Tiradentes.

Índice de posts sobre Tiradentes

Se você tem mais dias, dá para conhecer as cidades próximas, como São João del Rei, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, o distrito de Bichinho e até saborear uns rocamboles em Lagoa Dourada.

Leia também: Seis coisas para se fazer de graça em Tiradentes

Em Tiradentes há dois grandes festivais nessa época do ano: o Festival de Inverno, em julho, e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, em agosto.

Pesquise aqui acomodações em Tiradentes

Uma das cidades mais encantadoras de Minas Gerais: Tiradentes.

#MineirosNaEstrada #MineirosEmTiradentes #Tiradentes

Uma publicação compartilhada por Mineiros na estrada (@mineirosnaestrada) em

2 – Ouro Preto

Eu amo Ouro Preto! Primeiro, porque sou louca com cidades históricas e como Ouro Preto não há igual, né? Além disso, tem muita coisa para fazer, como andar à toa pelas ladeiras, visitar museus, engordar comendo bem nos seus restaurantes, ou conhecer o Parque Estadual do Itacolomi. Sem falar em Lavras Novas, o distrito queridinho dos casais.

Pesquise aqui acomodações em Ouro Preto

Quem mora em Belo Horizonte tem uma grande facilidade de acesso, pois as cidades distam apenas 100 km uma da outra. E não ter carro também não é problema: nós já ensinamos como ir de ônibus de Belo Horizonte a Ouro Preto.

No inverno geralmente há névoa, que deixa a cidade ainda mais bela. Eu acompanho o Instagram da fotógrafa Samara Araújo, que mora lá e sempre posta fotos lindíssimas.

E é também no inverno que ocorre um dos festivais mais importantes do estado: o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

Índice de posts sobre Ouro Preto.

Ouro Preto, patrimônio mundial da Unesco, uma das cidades mais lindas do Brasil. Fica a 100 km de Belo Horizonte.

3 – São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é uma cidade encantadora. Muita gente visita a cidade por causa das cachoeiras, mas no inverno acho que não vai rolar, né? Mas sabem o que conquistou a gente na cidade? São Thomé está a 1440 metros de altitude no alto de montanhas (imagina o frio!) e nós temos uma vista 360º e um dos pores-do-sol mais lindos que já vimos! As coisas lá são geralmente mais simples, desde as pousadas até os restaurantes.

Índice de posts sobre São Thomé das Letras

Já estivemos lá três vezes – uma de passagem e em duas ficamos alguns dias. Nessas duas vezes, hospedamos na Pousada Além da Lenda.

Pesquise aqui acomodações em São Thomé das Letras

Pirâmide de São Thomé das Letras, cidade famosa pelo misticismo e por suas belas montanhas, no inteior de Minas Gerais.

4 – Gonçalves

É uma cidade pequetita, com apenas 4 mil habitantes, sendo que cerca de 3 mil vivem na zona rural. Há muitas pousadas bem confortáveis, com notas acima de 8, e muitas com mais do que 9, no Booking. A gastronomia é uma das principais atrações (comemos muito bem por lá), ao lado do ecoturismo, tanto de aventura quanto de contemplação.

Leia também:

Conhecendo a Serra da Mantiqueira de 4×4, com a Conexão Gonçalves Ecoaventura

Onde comer em Gonçalves

Pesquise aqui acomodações em Gonçalves


5 – Diamantina

Outra cidade histórica maravilhosa! É relativamente pequena e dá para conhecer um fim de semana, como nós já mostramos neste roteiro de 2 dias em Diamantina. Está com tempo? Conheça o Parque Estadual e a Vila Biribiri.

Pesquise aqui acomodações em Diamantina

Em julho, a cidade recebe o Festival de Inverno, mas há uma outra atração muito famosa, entre abril e outubro: a Vesperata, um espetáculo musical que ocorre nas ruas da cidade. São sempre dois sábados no mês, mas em julho e agosto, os meses mais frios, são três sábados. Em 2017 as datas são: 01, 15 e 29 de julho e 05, 19 e 26 de agosto.

Índice de posts sobre Diamantina

Casa da Glória, em Diamantina, cidade mineira famosa pelas Vesperatas, ótimo destino de inverno.

6 – São Lourenço

Principal cidade do Circuito das Águas do sul de Minas, São Lourenço é uma ótima opção de destino de inverno, que costuma ter temperaturas bem baixas. Já há alguns anos vem acontecendo eventos culturais no mês de junho, movimentando a cidade. Para aquecer há serviços com água quente no Parque das Águas, que é o principal atrativo da cidade. Além disso, possibilita um bate-volta para as cidades de Caxambu, Cambuquira e Lambari.

Índice de posts sobre o Circuito das Águas

Pesquise aqui acomodações em São Lourenço

7 – Passa Quatro

Na verdade nós nos hospedamos em Itanhandu, cidade vizinha, mas fomos conhecer Passa Quatro e até fizemos um passeio de Maria Fumaça por lá. Mas, dessa vez, vamos indicar Passa Quatro porque ela ganha de Itanhandu em temperaturas baixas (por pouco, mas ganha). Além disso, ela conta com dois hotéis que parecem ser muito bons em termos de estrutura, tendo, inclusive, restaurantes: o Mira Serra e o Recanto das Hortênsias. Mas ficando em qualquer uma das duas cidades dá para conhecer as outras do Circuito Terras Altas da Mantiqueira – todas com frio garantido.


8 – Monte Verde

E, por fim, o destino mais famoso entre os mineiros, no quesito frio. Distrito de Camanducaia, no sul do estado,  está a mais de 1500 metros de altitude, bem na Serra da Mantiqueira, o que lhe garante um friozinho gostoso durante todo o ano, mas, no inverno, pode ter temperaturas negativas!

Leia também: Monte Verde: o que fazer, onde comer e dicas para economizar na Suíça Mineira

Conta com mais de 200 pousadas, a maioria delas voltada para casais, embora também se encontrem acomodações para famílias e hotéis-fazenda com recreação para crianças.

Leia também:

10 pousadas “baratas” em Monte Verde

25 pousadas (muito) românticas em Monte Verde

Monte Verde, distrito de Camanducaia, sul de Minas Gerais, é considerado um destino romântico.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Veja oito cidades mineiras perfeitas para curtir o frio.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

13 comentários em “8 cidades para curtir o inverno em Minas Gerais

  1. Moro em Tiradentes e digo com propriedade que melhor lugar não há. Temos eventos o ano todo e inclusive no fim de Janeiro teremos a vigésima mostra de cinema! No calor tbm há muitos passeios a serem feitos na serra de São José e nas cachoeiras da mesma! Venham nos visitar sempre que quiserem!

  2. Olha, estava procurando informações sobre ônibus de Belo Horizonte para Ouro Preto, e encontrei seu blog…amei!!! Tem muitaaaaaaaaaaaaa coisa!!! Eu e minha filha estamos planejando sair de avião daqui de Maceió/AL para Belo Horizonte, dia 27/12, ficar dois dias, e depois pegar um ônibus para ficar 3 ou 4 dias em Ouro Preto, pra conhecer as cidades vizinhas. Devemos ficar de 27/12 a 03/01/2019 em MG, e gostaríamos que vc nos desse alguma dica. Agradeço demais!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA