Página inicial / Brasil / Conheça a encantadora São Thomé das Letras: O que fazer, onde ficar, como chegar e mais

Conheça a encantadora São Thomé das Letras: O que fazer, onde ficar, como chegar e mais


Atualizado em maio de 2019

Ah! São Thomé das Letras! Essa cidadezinha nos encantou. A primeira vez que fomos a São Thomé foi na volta da nossa viagem ao Circuito das Águas. Saímos de São Lourenço e subimos por Conceição do Rio Verde, por uma estrada de terra. Ficamos apenas algumas horas na cidade – almoçamos e demos uma volta pela região da Igreja Matriz e da Igreja de Pedra. Mas ficamos encantados pela cidade de pedra e decidimos que voltaríamos. E, assim, no feriado seguinte, lá estávamos. Fomos numa quinta-feira e voltamos na terça, o suficiente para explorar bem a cidade e conhecer suas cachoeiras. Só ficou faltando conhecer a Gruta de Sobradinho, mas aí já é um pretexto para voltarmos! Atualização: (Já voltamos, mas a chuva nos atrapalhou um pouco).

São Thomé das Letras não é uma cidade tão pequena, não. Só é pouco populosa. São quase 370 quilômetros quadrados de área (ou seja, em área é maior que Belo Horizonte), para apenas pouco mais de 6600 habitantes, sendo metade na zona rural, que é imensa, enquanto o centrinho pode ser percorrido todo a pé.

Por que “das Letras”?

Havia um homem escravizado chamado João Antão que, cansado dos maus tratos de seu “senhor”, o Capitão João Francisco Junqueira, fugiu e passou a viver de caça e pesca em uma gruta.  Um dia, um homem apareceu na gruta e lhe deu uma carta, dizendo para entregá-la ao seu senhor para que fosse perdoado. O Capitão leu a carta e ficou impressionado, pois a letra e a escrita eram perfeitas e seria impossível que João Antão, analfabeto, a tivesse escrito. Pediu, então, que o levasse até a gruta e, ao chegar lá, encontrou uma imagem de São Thomé em madeira. Junqueira pegou a imagem e a levou para casa, mas sempre o santo sumia e era reencontrado na gruta. Acreditando em um milagre, mandou construir uma capela ao lado da gruta, possivelmente em 1770, o que depois veio a ser a Igreja Matriz, em 1785. Ah, e o João Antão foi alforriado!

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.
Representação de João Antão e São Thomé na praça da Igreja Matriz

“Das Letras” faz referência às pinturas encontradas na gruta, na época da construção da capela. As pessoas acreditavam que esses escritos foram feitos pelo próprio São Thomé. A partir dessa história do João Antão é que começou a se formar um pequeno povoado em torno da capela, chamado São Thomé das Letras.

As belezas de São Thomé

São Thomé impressiona pela beleza. Fica no pico de uma montanha de pedra na Serra da Mantiqueira. É uma das cidades mais altas do Brasil. A Igreja Matriz está a 1250 metros de altitude e o Pico do Gavião, o ponto mais alto da cidade, a 1430. Isso proporciona vistas maravilhosas, para praticamente qualquer ponto em que se olhe. O Parque Municipal, onde ficam o mirante da cidade, o cruzeiro e a pirâmide, está bem nessa montanha, que é fácil de ser escalada, já que as pedras são esculpidas como se fossem degraus.

Essa localização também fez com que as pedras fossem utilizadas nas construções. São muitos casarões históricos feitos em pedra, deixando a cidade ainda mais encantadora. As construções do século XVII eram incrivelmente seguras. As pedras eram cuidadosamente empilhadas, sem qualquer tipo de argamassa. E estão de pé até hoje! Atualmente, 60% da economia da cidade vem da extração das pedras, que são usadas para diversos tipos de revestimentos e até exportadas.

Além disso, são muitas as cachoeiras ao redor da cidade, atraindo cada vez mais pessoas que querem descansar.

Leia também: Como chegar às cachoeiras próximas a São Thomé das Letras

São Thomé das Letras faz parte do Circuito Turístico Vale Verde e Quedas d’Água e do Vale dos Extraterrestres. Já que falamos em ET, vamos falar um pouco sobre outro aspecto famoso na cidade: o misticismo.

O Misticismo em São Thomé das Letras

Não se assuste se você encontrar com gnomos, duendes e ETs pelo caminho – São Thomé é famosa também por eles. Dizem que ali ocorrem fenômenos inexplicáveis e, por isso, a cidade tem chamado a atenção de ufólogos, astrólogos, espiritualistas, esotéricos e curiosos em geral. São várias as lendas contadas na região. Uma delas é sobre o Chico Taquara, curandeiro que amava os animais e, possivelmente, era de uma civilização do centro da Terra. Outra é a respeito da Gruta do Carimbado, que teria uma ligação subterrânea com Machu Picchu (mais de 3000 quilômetros). Fato é que o misticismo é bastante explorado na cidade. As pousadas são decoradas com bruxinhas, mandalas, duendes e tudo o mais. Em qualquer lojinha você encontra miniaturas de gnomos e muitos filtros (ou aparadores, como preferir) dos sonhos, desde pequenininhos até gigantões. A Prefeitura e a Copasa pintaram as caixas d’água da cidade como se fossem discos voadores e o lugar agora se chama Discoporto, uma espécie de aeroporto para naves extraterrestres. Se interessou pelo assunto? Aqui você pode ler mais lendas contadas na cidade.

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

Como chegar de ônibus

As informações da internet são um pouco confusas. Confirme antes com as empresas de ônibus ou ligue para a Rodoviária.

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

Rodoviária de São Thomé das Letras – Terminal rodoviário “Bento Boaci Paranaíba”- Av. Intendente Tomé Mendes Peixoto, 208 – Tel. (35) 3237-1530 (tel público); Guichê da Trectur: Cel. (35) 9901-4889

Ônibus – Diariamente (vários horários)

TRECTUR – de Três Corações /São Thomé e vice-versa – Site oficial – Tel.: (35) 3235-3700

COUTINHO – Agência de Caxambu: (35) 3341-5040
Agência de Baependi: (35) 3343-3169
Agência de Cruzília: (35) 3346-1680
Faz os trajetos: Varginha/São Thomé/ Cruzília, São Thomé/Sobradinho/Cruzília e São Thomé/ Três Corações/Varginha –

SANTA CRUZ – São Paulo/Três Corações – Site oficial –  0800 888 0809

GARDENIA – São Thomé/Belo Horizonte – Site oficial – 03003132020

Como chegar de carro

De Belo Horizonte: são 307 quilômetros pela rota mais rápida. Clique no mapa para ver o passo a passo e as outras rotas.

De São Paulo: são 349 quilômetros pela rota mais rápida. Clique no mapa para ver o passo a passo e as outras rotas.

Do Rio de Janeiro: são 328 quilômetros pela rota mais rápida. Clique no mapa para ver o passo a passo e as outras rotas.

Quando ir a São Thomé das Letras

Não tem uma época certa. Mesmo no verão costuma fazer friozinho pela manhã e à noite, porém as chuvas podem atrapalhar os passeios a cachoeiras. O inverno costuma ser gelado, com muitos ventos.

Quantos dias ficar em São Thomé das Letras

Separe pelo menos dois dias: um para a cidade e outro para conhecer alguma(s) cachoeira(s). Se tiver mais dias, dá para explorar melhor as cachoeiras.

Onde ficar em São Thomé das Letras

Quando for pesquisar pousadas, tenha em mente o que você pretende em São Thomé. Há pousadas que ficam nas estradas de terra, que podem ser próximas ou não a alguma cachoeira, mas que, certamente, serão distantes do Centro. Se você estiver sem carro, pode complicar, especialmente se a pousada não tiver cozinha ou pensão completa e você precisar ir ao Centro para se alimentar. Mas, se seu objetivo for só descansar, pode ser uma boa opção.

Se você quiser ficar mais próximo do Centro, sem depender muito de carro para sair para comer, por exemplo, procure ficar na cidade, pois aí dará para fazer tudo a pé. Na praça da Igreja Matriz há jipeiros que levam para as cachoeiras, o que pode ser uma boa para quem vai de ônibus. Nós fomos de carro e ficamos na Pousada Além da Lenda, o que nos permitiu andar a pé pela cidade e usar o carro só para ir para as cachoeiras.

Leia também: Pousada Além da Lenda, em São Thomé das Letras (MG)

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.
A Pousada Além da Lenda (lilás), vista do mirante



Booking.com

Outra opção é alugar um quarto ou um apartamento/casa pelo Airbnb.
Clique aqui para usar nosso cupom que dá R$ 130,00 de desconto na primeira hospedagem.

Onde comer em São Thomé das Letras

A grande maioria dos restaurantes está nas adjacências da Igreja Matriz. Vimos dois supermercados: um ao lado da igreja e outro maior na rua da igreja de pedra, caminhando na direção oposta a ela. Nós já temos publicado posts com resenhas dos lugares onde comemos.


Leia também


O que fazer em São Thomé das Letras

Igreja Matriz

De 1785, como já falei na história do João Antão. Hoje, é tombada pelo IEPHA. Abre apenas quando vai ter missa. Aproveitamos o finalzinho de uma, no domingo à noite fomos visitá-la. Tem belas pinturas, mas está precisando de uma restauração. Se tiver com as portas abertas, aproveite para visitar. Fotografias são proibidas.

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.
Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

Cemitério aéreo

Ao lado da Matriz, há o cemitério da cidade, como quase toda cidadezinha de interior. Antigamente, as pessoas eram enterradas sob o assoalho da igreja e também em seu redor, no pátio mesmo. Você verá vários nomes no chão. Ao lado da igreja, está o cemitério. Porém como não era possível cavar, devido ao solo rochoso, as sepulturas não são feitas em covas, mas sobre o solo, como se fosse um prediozinho com várias gavetas.

cemitério aéreo

Gruta

É a que fica ao lado da Igreja Matriz, onde João Antão conversou com São Thomé.

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

Igreja de Pedra

Também é tombada pelo IEPHA, foi construída pelos escravos, no século XVIII. Estava em reforma quando fomos, então não pudemos entrar.

Igreja de Pedra São Thomé das Letras

Ladeira do Amendoim

Se você já foi à rua do Amendoim em Belo Horizonte, possivelmente não achará nada de mais. A lógica é a mesma: você desliga o carro e ele continua subindo a ladeira. Ilusão de óptica. Fica fora da cidade, próxima à entrada para a cachoeira Vale das Borboletas. Aproveite para combinar os dois passeios.

Ladeira do Amendoim São Thomé das Letras

Parque Municipal

Perfeito para caminhar com calma, subindo os degraus de pedra, contemplando a paisagem e a natureza. É composto por:

Parque Municipal São Thome das Letras
Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.
Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

a) Mirante

De lá se tem uma visão maravilhosa da cidade, da Pirâmide e do Cruzeiro.

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

b) Discoporto

A Prefeitura e a Copasa pintaram os reservatórios de água com temas que remetem a discos voadores. É o Discoporto oficial do sul de Minas.

c) Pedra da Bruxa

É uma formação rochosa que, dependendo do ângulo, lembra o perfil de uma bruxa.

Pedra da Bruxa São Thome das Letras

d) Cruzeiro

Daqui também se tem uma bela vista da cidade.

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

e) Pirâmide

Outro local de vista maravilhosa, mas tem ficado muito cheio.

Pirâmide em São Thomé das Letras
Pirâmide

Distrito de Sobradinho

Fica a uns 10 km do centro de São Thomé, indo em direção a Luminárias. Nós visitamos apenas o vilarejo, mas o legal mesmo é ir à gruta e à cachoeira. A taxa de visitação é de R$ 25,00, com guia (valor de maio de 2019). Informações nos telefones: (35) 99719-1708, 99724-8087, 3237-1235.

Sobradinho São Thomé das Letras
Sobradinho, distrito de São Thomé das Letras

Cachoeiras

Já falamos com muitos detalhes no seguinte post:

Como ir às cachoeiras próximas a São Thomé das Letras

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.
Cachoeira Véu da Noiva

Outras atividades

Comprar artesanato

Grande parte das pessoas de lá vive disso. Você encontra lembranças baratinhas e muito bonitas.

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.
Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

Caminhar pelas ruas

Aprecie a arquitetura tão característica da cidade e seu antigo casario de pedra. Observe também os Passos remanescentes, pequenas capelinhas que contam os últimos passos de Cristo.

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.
Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.
Passos

Veja o pôr do sol de algum ponto do Parque Municipal

Pode ser a Pirâmide, o Cruzeiro ou o Mirante. Nós vimos da Pirâmide e do Mirante. No primeiro, a vista é mais livre, mas fica muito, muito cheio. No Mirante, é bem mais tranquilo, mas tem uma antena que pode atrapalhar suas fotos, embora não atrapalhe a vista do sol.

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

Informe-se

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

Há um Centro de informações Turísticas chamado Escravo João Antão, que funciona na Rua José Cristiano Alves, 20- Centro (Tel. 3237-1276) – das 9h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta. Lá há uma pequena exposição de fotos antigas da cidade e você pode retirar mapinha turístico.

Site oficial do Município de São Thomé das Letras

São Thomé das Letras

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Com suas casas de pedra e vista das montanhas de Minas, São Thomé das Letras vai encantar você. Veja o que fazer, como chegar, onde ficar e mais.

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

23 comentários em “Conheça a encantadora São Thomé das Letras: O que fazer, onde ficar, como chegar e mais

  1. Nooooooooossa como eu adorei sua trajetória, eu e meu namorido vamos viajar agora em Outubro, dia 12 para comemoração do meu aniversário,e optamos por São Thomé por ser incrível suas histórias. Amo coisas místicas , e amo natureza, então será meu MAIOR presente tudo junto… Amei seu site, suas dicas… Já sabia algumas coisas por pesquisas, mas o seu site ajudou em muitas outras coisas também.!

    Obrigada por ter compartilhado isso!
    Beijãaaaaaaaaaaaaaaaao

  2. Pingback: Retrospectiva 2016: as nossas viagens e os melhores artigos do blog - Mineiros na Estrada

  3. Não esse não vai ser um daqueles comentários elogiosos fake. Eu REALMENTE adorei o post e a dica!!!

    Eu ia esse ano em São Tomé, mas um imprevisto de última hora me fez suspender a trip.

    Agora com toda certeza vou e vou levar suas dicas comigo. Ainda mais essa do pôr-do-sol. Lá fica cheio todo dia? Mesmo fora de final de semana e feriado?

    • Oi, Dayana. Obrigada!
      Meio de semana é mais tranquilo.
      Na Pirâmide sempre vai ter gente porque os moradores também costumam ir ver o pôr do sol.
      Beijos!

  4. Que cidade mais fofa e ainda trata-se da mais alta do Brasil, fato que desconhecia. Achei bem interessante a história da cidade que envolve uma carta. E opções de passeios são tantos não é para fazer na cidade. As igrejinhas são lindas e esses mirantes que proporcionam uma vista do alto da cidade são lindos demais. Com certeza um lugar do qual gostaria de conhecer qualquer dia 🙂 Amei as fotos. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA