Página inicial / Cambuquira / O Circuito das Águas mineiro IX – Cambuquira

O Circuito das Águas mineiro IX – Cambuquira

A quarta cidade que visitamos em busca de um parque das águas foi Cambuquira. Visitamos Lambari pela manhã, almoçamos na estrada e rapidinho chegamos ao Parque das Águas.

Assim como a vizinha Lambari, a cidade pertenceu ao município de Campanha. O local onde hoje é o Parque das Águas era uma fazenda chamada Boa Vista, que pertencia a três irmãs. Como as três eram solteiras, deixaram-na em testamento para escravos da família. Só que a fama das águas milagrosas já havia se espalhado e muitos tentaram invadir as terras, que agora eram dos escravos, que começaram a construir obstáculos para impedir ataques. A Câmara de Campanha declarou as áreas como de utilidade pública e desapropriou as terras, em 1861.

Construção antiga no Centro de Cambuquira

Construção antiga no Centro de Cambuquira

Em 1890, começaram os trabalhos de isolamento das fontes, pelo Américo Werneck (de novo ele, o do cassino de Lambari). Em 1899 foi entregue a Estância Hidroterápica do Parque das Águas para uso público.

Cambuquira se emancipou em 1909, com o nome Vila de Cambuquira. A atual denominação só veio em 1923. E por falar nisso, o nome da cidade se deve ao cultivo e comércio da cambuquira, que é o bulbo da aboboreira!

É uma cidade pequena e pacata, com cerca de 12 mil habitantes e tem no Parque das Águas o seu principal atrativo. Faz divisa com Campanha, Lambari, Conceição do Rio Verde, Três Corações e Jesuânia. Site oficial: www.cambuquira.mg.gov.br

Como chegar de carro

De Belo Horizonte: São 340 km pela rota mais rápida. Clique no mapa para ver o passo a passo e rotas alternativas.

Do Rio de Janeiro: São 332 km  pela rota mais rápida. Clique no mapa para ver o passo a passo e rotas alternativas.

De São Paulo: São 294 km  pela rota mais rápida. Clique no mapa para ver o passo a passo e rotas alternativas.

De Lambari: São só 20 km. Clique no mapa para ver o passo a passo.

Onde ficar

Geralmente, as pessoas ficam hospedadas em São Lourenço, como nós, e fazem um bate-volta até Cambuquira. Se quiser ficar na cidade, dá uma olhada aqui.

Quando ir e quantos dias ficar

Assim como as outras cidades do Circuito das Águas, de abril a outubro é o período de seca e de novembro a março, o período de chuva. Se seu objetivo for conhecer o Parque das Águas, uma tarde é suficiente.

Atrações

Nas minhas pesquisas, vi menções  a Cascata do Congonhal, Mirante Vale do sol,  Duchas Pôr do sol, Fonte do Marimbeiro, Reserva Biológica de Santa Clara e à Serra do Piripau. Porém, não encontrei nada sobre esses lugares, como informações de como chegar e do que encontraríamos lá, a não ser sobre a Serra do Piripau. Conversamos com um morador e nos ativemos a duas atrações: o Parque das Águas e a Serra do Piripau.

Parque das Águas

O Parque das Águas é a principal atração de Cambuquira. São oito hectares e, além das cinco fontes, há um lago, muito verde, jabutis lindos do meu coração, playground, lojinha de artesanato e um balneário, chamado de spa. Todos os serviços do spa são pagos à parte (www.spadasaguas.com.br).

Segundo o funcionário, antigamente a água era medida no peso.

Segundo o funcionário, antigamente a água era medida no peso.

Spa das águas

Spa das águas

O valor da entrada no parque, em dezembro de 2014, era R$2,00 a inteira. Estudante paga meia (é sério, olha a foto da bilheteria acima). Com este valor, o visitante pode tomar quanta água aguentar e ainda levar cinco litros para casa.

20141109_141344 20141109_141415

Vamos às fontes, mas antes, deixem-me explicar algo. Seis são as fontes que pertencem ao parque das águas, mas apenas cinco estão neste espaço do qual falamos. A sexta, a do Marimbeiro, fica em uma área que pertence ao Parque das Águas, mas a 2 km do centro da cidade.

Fonte Regina Werneck – carbogasosa: utilizada em casos de nefrites, gastrites, alterações do fígado, desordens intestinais, enterite, dermatoses.

20141109_135020

Fonte Dr. Fernandes Pinheiro – férrea: usada em casos de anemia, caquexias, astenias.

20141109_135302

Fonte Comendador Augusto Ferreira – magnesiana: indicada para reumatismo, obesidade, uricemia, litíase, colite, pialite e pielo-nefrite.

20141109_135125

Fonte Dr. Souza Lima – sulfurosa: utilizada para tratar colite e gastrite e estimula os movimentos peristálticos.

20141109_135150

Fonte Roxo Rodrigues –  levemente gasosa: mesmas indicações da primeira fonte e também distúrbios emocionais, por conter lítio.

20141109_142459

Mas o que eu mais gostei mesmo foram dos jabutis. São uns seis, em um cercado baixinho, super simpáticos. Vem pertinho da gente e posam para foto. Só vigie seus filhos para que não fiquem dando peteleco nos coitados (sim, eu vi isso lá).

20141109_140458-horz

20141109_140914

Pico do Piripau

Fechamos o dia com uma vista deslumbrante, no Pico do Piripau. É o ponto mais alto da região (1315 metros) e de lá de cima a gente tem uma vista de 360º. Dá para ver Três Corações, Jesuânia e São Thomé das Letras. É uma propriedade particular, mas a entrada é liberada. O local é usado para prática e campeonatos de voo livre. Infelizmente, não vimos ninguém saltar, mas nos maravilhamos com essa vista.

20141109_145410-horz

20141109_145606

Para chegar, pegue MG 167 e depois a rodovia Vital Brasil, que é a BR 267. O ponto de referência é a Pousada Lua Luana. Ali você verá plaquinhas indicativas. São cerca de 7 km de estrada de terra em boas condições até o pico.

IMG_20141109_145842035_HDR

Veja todos os posts sobre o Circuito das Águas mineiro.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

4 comentários em “O Circuito das Águas mineiro IX – Cambuquira

  1. Seguindo os passos deste blog, fui a Cambuquira, a cidade é uma delícia, muito verde, calma e de gente educada. é uma mini-São Lourenço! tem potencial, mas tá sem investimento em turismo. O parque das águas é lindo, limpo e o spa ótimo! a serra do Piripau é um show! Recomendo o Hotel Cambuquira, no centro, construção maravilhosa e preservada, um espetáculo da arquitetura da época! fico imaginando como deve ter sido movimentada a cidade nos auge do turismo lá, pois os hotéis são muitos e enormes. Curto muito este blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA