Página inicial / América do Sul / Viagem ao Peru – dias 7 e 8: Cusco

Viagem ao Peru – dias 7 e 8: Cusco

cusco roteiro

Depois de me recuperar na canseira do dia anterior, que incluiu Machu Picchu, viagem de trem e viagem de van, acordei disposta para aproveitar meu último dia em Cusco.

Nessa segunda parte da viagem, ficamos em outro hostel, o El Triunfo, pois não conseguimos acomodações em um mesmo lugar para as duas etapas.

Neste post, faremos um resumo de tudo o que fizemos, mas as atrações que merecerem um destaque maior estão detalhadas em outros posts.


Leia também:

Nosso roteiro de 8 dias pelo Peru

Viagem ao Peru: dias 1 e 2 – Passeios leves por Cusco

Viagem ao Peru: dia 3 – Qorikancha e Vale Sagrado (Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq)

Viagem ao Peru: dia 4 – Tour pelo Vale Sagrado (Tipón, Pikillaqta, Rumicolca Andahuaylillas, Huaro, Urcos)

Viagem ao Peru: dia 5 – Vale Sagrado (Chinchero, Maras, Moray, Ollantaytambo)

Tudo o que você precisa saber para organizar uma viagem para Machu Picchu

O que ver e fazer em Machu Picchu

Índice de posts sobre o Peru


cusco roteiro

Dia 7

Assim que tomei café, já fui bater perna. Comecei pelo Museu de Arte Precolombino, um museu maravilhoso, com mais de 400 objetos, desde 1200 anos antes de Cristo.

museu de arte precolombino cusco

Depois, fui ao Museo Arzobispal, pertinho da Pedra dos Doze Ângulos. Esse museu faz parte do Circuito Religioso Arzobispal, ou seja, comprando um único boleto, é possível visitar mais cinco igrejas, além deste próprio museu (Boleto Religioso, que já explicamos aqui no blog). O Museo Arzobispal é muito interessante, tem obras belíssimas e um audioguia bem completo. A gente aproveita bastante a visita.

museu arzobispal cusco

Jardins do museu. Em seu interior, fotografias são proibidas.

Depois, subi a ruela onde está a Pedra dos Doze Ângulos e caminhei pelo Bairro San Blás. Ali estava acontecendo uma feirinha, mas vários ambulantes fora da feira tentavam insistentemente vender coisas…

Pedra dos 12 ângulos Cusco

Pedra dos 12 ângulos

San Blas Cusco San Blas Cusco San Blas Cusco San Blas Cusco

Fui à Igreja de San Blás, que também integra o Circuito Religioso e também tem audioguia. Muito, muito bacana. Se puder, suba até a torre, pois de lá tem uma vista bem legal. No interior da igreja, não são permitidas fotografias, mas lá do alto, sim.

San Blas CuscoSan Blas Cusco

Vista da torre da Igreja de San Blas Cusco

Vista da torre da igreja

San Blas Cusco

Aproveitando o meu boleto religioso, fui à Catedral, ao Templo del Triunfo e à Sagrada Família, que ficam lado a lado, na Plaza de Armas.

Catedral de Cusco

Catedral de Cusco

Catedral de Cusco

Lateral da Catedral

templo del triunfo cusco

Até então, estava sozinha, pois Guto não gosta de museus e igrejas e ficou dormindo no hostel. Terminei meu intensivão museológico e fui buscá-lo para almoçar.

Como era o último dia, fomos a um restaurante mais bacana, o Morena. E foi tão bom, mas tão bom, mas tão bom, que mereceu um post só pra ele.

Após o almoço, fomos ao bairro San Pedro e visitamos o mercado. É bem bagunçado e meio sujinho, mas achei interessante conhecer. Tem de tudo: roupas, flores, grãos, porcos inteiros…

Bairro San Pedro Cusco

Entrada do Bairro San Pedro | Igreja de Santa Clara e Igreja de São Pedro ao fundo

mercado san pedro cusco

Itens vendidos no Mercado de Cusco

Descemos pela avenida El Sol até um outro mercado, de artesanato, que é bem mais limpinho, chamado Centro Artesanal. As peças são basicamente as mesmas do San Pedro, mas o preço é ligeiramente melhor. Pechinchamos e conseguimos algum desconto nas lembrancinhas.

Avenida El Sol - mercado de artesanato cusco

O mercado de artesanato é próximo a esse monumento, na Avenida El Sol.

Já estava anoitecendo quando chegamos ao hostel. Descansamos um pouco e fomos para o último jantar em Cusco, já com peninha de ir embora. O escolhido foi o La Bodega.

Vai para o Peru? Não deixe de contratar Seguro Viagem. Comprando com a Seguros Promo você tem 5% de desconto usando o cupom MINEIROS5.

Dia 8

O último dia era só para ir embora mesmo. A gente tomou café correndo, já que precisávamos sair às 6h10 para o aeroporto. O café era às 6h e quando perguntamos no dia anterior se era possível comermos um pão com manteiga e café às 5h45 disseram que não!

Nós pedimos um táxi no hostel e pagamos 15 soles, valor padrão (já tínhamos perguntado ao guia Juan, o nosso guia, e ele disse que era esse o valor de tabela). Se fôssemos para a rua e pegássemos qualquer um por lá, poderíamos conseguir por 10 soles, mas estávamos com o tempo apertado e resolvemos não arriscar. Chegamos ao aeroporto com cerca de 20 minutos.

Leia também: Como foi nosso tour com guia privado pelo Vale Sagrado

E assim nos despedimos de Cusco, um dos lugares que mais gostamos de conhecer!

vista aerea cusco vista aerea cusco vista aerea cusco vista aerea cusco



Booking.com

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Após voltarmos de Machu Picchu, ficamos mais um dia em Cusco. Passeamos por San Blás, San Pedro e visitamos igrejas e museus. Veja aqui o que fazer em Cusco.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

8 comentários em “Viagem ao Peru – dias 7 e 8: Cusco

  1. Pingback: Visita ao Museu de Arte Precolombino de Cusco

  2. Pingback: Museu Inka, o museu mais legal de Cusco

  3. Pingback: Peru: tour por Qorikancha e parte do Vale Sagrado: Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq

    • Ei, Rodrigo.
      Que bom! Fico muito feliz.
      Olha, em termos de localização, os dois empatam. O café da manhã de ambos é simples, mas o do Inti Wasi é um pouco melhor. A vista do Inti Wasi é melhor. Agora, o quarto do El Triunfo é mais bonito, embora a cama do Inti Wasi também fosse bastante confortável.
      Se fosse para voltar, ficaria em qualquer um dois, mas escolheria o que estivesse mais barato.

  4. Pingback: Boleto religioso de Cusco: economia para visitar igrejas

  5. Caramba Gê! Que guia completão de viagem!!! Meu marido e eu vamos fazer um mochilão Bolívia/Peru em Dezembro que estou organizando há meses e achei no seu blog as informações mais completas sobre Cusco! Já vou imprimir tudo e levar junto. Obrigada e parabéns pelos relatos que estão incríveis!!! Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA