Página inicial / Cusco/Valle Sagrado / Visita ao Museu de Arte Precolombino de Cusco

Visita ao Museu de Arte Precolombino de Cusco

O Museu de Arte Precolombino tem mais de 400 obras que mostram a história do Peru desde o ano 1250 aC, tudo de maneira muito organizada, em 11 salas.

Aproveitamos o último dia inteiro que teríamos em Cusco para conhecer museus, igrejas e mercados. Iniciamos a manhã conhecendo o Museu de Arte Precolombino, que fica a uma quadra da Plaza de Armas.

O edifício, como grande parte das construções de Cusco, tem bases incas, sobre as quais os espanhóis levantaram as paredes no período colonial. Acredita-se que ali tenha sido uma escola inca, antes da chegada dos espanhóis, quando se transformou em um convento católico. No século XVIII foi comprado por Dom Cabrera y la Cerda, cujo brasão vemos na fachada. Já na década de 1980, o prédio foi adquirido por um banco. Em 2003, o museu foi inaugurado, graças a uma parceria do banco com o Museu Larco de Lima, que cedeu parte de suas 45000 peças (é como se o MAP fosse um braço do Larco).

Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Fachada do Museu

Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Interior do museu

Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Detalhes das portas do museu

O museu tem mais de 400 obras que mostram a história do Peru desde o ano 1250 aC, tudo de maneira muito organizada, em 11 salas. Tudo é muito lindo e dá para notar que foi muito bem planejado, desde a escolha das peças, até a sua disposição e iluminação.

Falaremos sucintamente sobre as salas, pois a ideia é só deixar você com vontade de visitar o museu e não mostrar ele todo aqui. 😉

Sala Formativa

A que tem os objetos mais antigos, datados de 1250 aC até 1 dC. São peças encontradas do litoral aos pés dos Andes e, em sua maioria, vasos e potes de cerâmica, garrafas decoradas, figuras antropomórficas e pintura em branco, preto e vermelho.

A Sala Formativa é a que tem os objetos mais antigos, datados de 1250 aC até 1 dC. São peças encontradas do litoral aos pés dos Andes e, em sua maioria, são vasos e potes de cerâmica, garrafas decoradas e pintura em branco e vermelho.

A Sala Formativa é a que tem os objetos mais antigos, datados de 1250 aC até 1 dC. São peças encontradas do litoral aos pés dos Andes e, em sua maioria, são vasos e potes de cerâmica, garrafas decoradas e pintura em branco e vermelho.

Máscara funerária

Sala da Madeira

Esculturas diversas em madeira, algumas bem detalhadas e de várias épocas.

Sala de Madeira, do Museu de Arte Precolombino, em Cusco. Sala de Madeira, do Museu de Arte Precolombino, em Cusco. Sala de Madeira, do Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Sala Nasca

Esse nome já é mais familiar por causa das famosas linhas de Nasca. São objetos daquele povo, datados de 1dC a 800 dC. São peças coloridas, muito decoradas e detalhadas.

Vasos do povo nasca, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco. Vasos do povo nasca, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Vasos do povo nasca, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Note os detalhes das linhas

Sala Mochica

Os objetos são contemporâneos aos da Sala Nasca, mas pertenciam ao povo Mochica, considerado o mais habilidoso na arte de esculpir cerâmica, dentre todos os povos precolombinos. Os trabalhos têm desenhos muito delicados e há muita representação de flora e fauna.

Objetos do povo Mochica, considerado o mais habilidoso na arte de esculpir cerâmica, dentre todos os povos precolombinos. Os trabalhos têm desenhos muito delicados e há muita representação de flora e fauna.

Sala Huari

Foi muito legal ver a representação de um povo que já tínhamos conhecido no nosso quarto dia no Peru, quando visitamos Pikillakta. As peças são de 800 a 1300 dC, coloridas e com muitos desenhos geométricos.

Objetos da Sala Huari, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco. Objetos da Sala Huari, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Sala Chancay – Chimú

Peças de 1300 a 1532 dC. O povo Chancay usava predominantemente o bege e o preto. Os Chimú faziam muitas esculturas em cerâmica preta, trabalhando alto relevo.

Objetos da sala Chancay-Chimu, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco. Objetos da sala Chancay-Chimu, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco. Objetos da sala Chancay-Chimu, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Sala Inca

Muitíssimas e variadas peças, com muita simbologia.

Objetos da Sala Inca, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Sala Virreinal

Pinturas feitas durante o período colonial. Observe os trajes, mostrando o sincretismo religioso.

Pinturas exibidas na Sala Virreinal do Museu de Arte Precolombino, em Cusco. Pinturas exibidas na Sala Virreinal do Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Sala de joias em concha e osso

Colares, pulseiras e outros adornos feitos em concha, osso e pedras.

Joias em conhas e ossos, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Sala da Prata

A prata era considerada o ouro branco e muito ligada à espiritualidade. Muitos objetos desta sala eram para fins cerimoniais.

Objetos da Sala da Prata, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

Sala do Ouro

Vários objetos maravilhosos, como peitorais, colares, braceletes e máscaras. Muitos deles eram sepultados com as pessoas, pois se acreditava que o homem deveria chegar ao outro plano bem apresentado.

Objetos da Sala do Ouro, expostos no Museu de Arte Precolombino, em Cusco.

O museu conta também com lanchonete, loja de lembranças, joalheria e loja de roupas.

Museu de Arte Precolombino

Endereço: Plazoleta Nazarenas 231, Cusco, Peru
Confira os horários e valores no Site oficial

O Museu de Arte Precolombino de Cusco tem mais de 400 obras que mostram a história do Peru desde o ano 1250 aC, tudo de maneira muito organizada, em 11 salas,

Compartilhe com seus amigos!

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
 

2 comentários em “Visita ao Museu de Arte Precolombino de Cusco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites
shares

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA