Página inicial / América do Sul / Peru: Roteiro de 8 dias para Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu

Peru: Roteiro de 8 dias para Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu

Tivemos apenas oito dias e sete noites para nossa viagem para o Peru. Por isso, resolvemos nos ater a Cusco e arredores, explorando bastante o Vale Sagrado e pernoitarmos uma noite em Águas Calientes, para subirmos cedinho para Machu Picchu.

Neste post, mostraremos um resumo do nosso roteiro. Caso você queira informações mais detalhadas, pode acessar os posts específicos, cujos links estão indicados do decorrer do texto.

Dia 1 – Chegada – aclimatação

Chegamos em Cusco às 15h e fomos para o Hostal Inti Wasi descansar, já sentindo o ar rarefeito. À noite, jantamos no Fuego, Burgers & Barbecue.

Leia também: Mal de altitude – quase inevitável, mas dá para aliviar

Plaza de Armas de Cusco à noite (Peru)

Plaza de Armas de Cusco à noite

Dia 2 – Cusco: passeios leves

Depois do café, fomos comprar nosso Boleto Turístico e passeamos pela avenida El Sol e por outras ruelas de Cusco, observando e admirando os muros de encaixe perfeito. Demos uma volta na Plaza de Armas e depois almoçamos um menu turístico no Emperador.

ruas de cusco

Ruela em Cusco

À tarde, fomos ao Museu Histórico Regional Casa Garcilaso, pertinho do nosso hotel. Descansamos um pouco e à noite fomos ao Centro Cosqo de Arte Nativo, que apresenta danças típicas do país. Jantamos no Plus, na Plaza de Armas – e não gostamos.

Leia também: Viagem ao Peru: dias 1 e 2 – Passeios leves por Cusco

Dia 3 – Qorikancha e Vale Sagrado (Sacsayhuaman, Kenko, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq)

Foi o nosso primeiro dia com o guia privado Juan, que contratamos para nos acompanhar pelo Vale Sagrado. Fomos à Catedral e depois visitamos o Qorikancha (Convento de Santo Domingo).

Após, de carro, fomos até Saqsaywaman. Localizado em uma posição de visão privilegiada, acredita-se que o local foi construído com objetivo de proteger o império inca. Lá do alto, a gente tem uma vista panorâmica da cidade de Cusco.

Saqsaywaman Cusco Peru

Sacsaywuaman

A parada seguinte foi em Qenqo, onde ocorria, provavelmente, a mumificação dos nobres incas. Bem próximo, visitamos Pukapukara, uma edificação militar construída para proteger as áreas do império inca.

Pukapukara Vale Sagrado Cusco Peru

Pukapukara

Em seguida, fomos para Tambomachay, um templo da água.

Almoçamos em um restaurante chamado Altar Inca, que tem um mirante maravilhoso para o vale.

À tarde fomos à Pisaq. Ali vemos templos, fortificações militares, lugares de observação astronômica, cemitério, aquedutos, local de agricultura e armazéns.

pisaq vale sagrado cusco peru (6)

Terrazas para produção agrícola em Pisaq

Passamos no Mercado daquele povoado e retornamos para Cusco no final da tarde e descansamos até a hora do jantar, que foi no Cholos Grill (menu turístico).

Leia também:

Viagem ao Peru: dia 3 – Qorikancha e Vale Sagrado (Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq)

Onde comer barato em Cusco: restaurantes com menu turístico

Dia 4 – Tipón, Pikillacta, Rumicolca e as igrejas de Andahuaylillas, Huaro e Urcos. Noite: Museu Inka.

Continuando a explorar o Vale Sagrado, visitamos  vilarejos e sítios arqueológicos a sudeste de Cusco. A primeira parada foi em Tipón, onde há várias terrazas para produção agrícola. O diferencial aqui é o grande sistema de irrigação, feito com muitos aquedutos, inclusive subterrâneos, todos ainda em funcionamento. Vários armazéns e quartos ainda podem ser vistos lá.

tipon vale sagrado cusco peru

Tipón

Seguimos para Pikillaqta, ruínas que ficam em um distrito chamado Lucre e pertenceram a uma civilização pré-inca, os  wari, ou huari, que ali viveram entre os séculos VI a IX, segundo estudos.

pikillacta vale sagrado cusco peru

Pikillaqta

Bem perto, está Rumicolca, que são grandes muralhas.

Fomos depois para Andahuaylillas e visitamos uma igreja que é conhecida como a Capela Sistina das Américas, o Templo San Pedro Apóstol de Andahuaylillas.

andahuaylillas peru rota do barroco andino

Igreja de Andahuaylillas

Visitamos também a Igreja de São João Batista, em Huaro, e a Capela da Virgem Purificada de Canincunca, em Urcos.

Voltamos para Cusco com muita fome e fomos almoçar às 15h, no econômico Andean Grill. A sobremesa ficou por conta do Qucharitas, que faz o sorvete na hora.

Depois de descansar no hotel, fomos ao Museu Inka, que achei o mais legal de Cusco.

Vai para o Peru? Não deixe de contratar Seguro Viagem. Comprando com a Seguros Promo você tem 5% de desconto usando o cupom MINEIROS5.

Dia 5 –  Chinchero, Salinas de Maras, Moray e Ollantaytambo – ida para Águas Calientes

No nosso último dia no Vale Sagrado, já fomos com a mochila para o passeio e pedimos para que o hotel em que ficaríamos no retorno guardasse nossas malas (não conseguimos um hotel econômico que tivesse vaga para os dois períodos, antes e depois de Machu Picchu, então ficamos em dois hotéis diferentes em Cusco).

Começamos em Chinchero, que foi lugar de residência de um imperador inca e também um importante centro agrícola.

chinchero vale sagrado cusco peru

Chinchero

Depois visitamos a incrível Salinera de Maras, um salar milenar que é explorado por uma cooperativa.

salinera de maras peru

Salinera de Maras

Após, fomos para Moray, lugar famoso pelos seus degraus dispostos em círculos concêntricos.

Famosa por degraus dispostos em círculos concêntricos, Moray está a 7 quilômetros de Maras e a 3500 metros de altitude.

Moray

Finalizamos em Ollantaytambo, um sítio arqueológico gigante e impressionante.

ollantaytambo vale sagrado cusco (4)

Ollantaytambo

Ali nos despedimos do Juan e pegamos o trem para Águas Calientes (antes lanchamos próximo à estação).

Leia também:

Viagem ao Peru: dia 5 – Vale Sagrado (Chinchero, Maras, Moray, Ollantaytambo)

Como foi nosso tour com guia privado pelo Vale Sagrado

Fomos direto para o Inka Wonder, nossa modesta acomodação. À noite, comemos no Full House.

Dia 6 – Machu Picchu. Retorno para Cusco à noite

O grande dia foi intenso. Acordamos bem cedo, subimos para Machu Picchu quando ainda estava escuro. Exploramos bastante todo o sítio.

O que ver e fazer em Machu Picchu

Tudo o que você precisa saber para organizar uma viagem para Machu Picchu

Machu Picchu Peru roteiro

Machu Picchu

Na volta para Águas Calientes, comemos no Tunqui (sofrido) e demos uma volta pelo vilarejo.

Antes de embarcarmos, comemos no Fast Food.

Leia também: A difícil tarefa de comer em Águas Calientes

Retornamos de trem e tivemos a surpresa de sermos colocados na primeira classe. Não viu essa história? Então leia:

Peru: Como é viajar na Inca Rail – de executiva e primeira classes

Nosso trem ia só até Ollanta, então pegamos uma van para chegarmos até Cusco – outra aventura.

Fomos direto e exaustos para o El Triunfo.

Dia 7 – Cusco

O último dia em Cusco. Começamos no Museu de Arte Precolombino, lindo!

Depois, aproveitando o Boleto Religioso, fomos ao Museo Arzobispal. Subimos a rua onde está a Pedra dos Doze ângulos e chegamos ao bairro Sán Blás, onde visitamos a igreja, que também faz parte do Boleto Religioso.

Voltamos para a Plaza de Armas e visitamos a Catedral, o Templo del Triunfo e a Sagrada Família.

Leia também: Viagem ao Peru – dias 7 e 8: Cusco

Plaza de Armas Roteiro Cusco

Plaza de Armas

O último dia merecia um almoço especial – chega de menu turístico! Fomos ao Morena Peruvian Kitchen. Sensacional!

À tarde, visitamos o bairro San Pedro, especialmente seu mercado, e descemos a avenida El Sol até o Centro de Artesanato.

À noite, fomos jantar no La Bodega.

Dia 8 – Retorno para o Brasil

Nosso voo era pela manhã, então foi só o tempo de irmos para o aeroporto.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Resumo

Dia 1 – Chegada e aclimatação.

Dia 2 – Passeios leves por Cusco: Plaza de Armas, Museu Histórico Regional Casa Gascilaso e Centro Cosqo de Arte Nativo

Dia 3 –  Qorikancha e Vale Sagrado (Sacsayhuaman, Kenko, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq)

Dia 4 – Tipón, Pikillacta, Rumicolca e as igrejas de Andahuaylillas, Huaro e Urcos. À noite, Museu Inka

Dia 5 – Chinchero, Salinas de Maras, Moray e Ollantaytambo. Ida para Águas Calientes. Pernoite no Inka Wonder.

Dia 6 – Machu Picchu – Retorno para Cusco à noite

Dia 7 – Cusco: Museu de Arte Precolombino, Igrejas, Sán Blás, San Pedro, Mercado de Artesanato.

Dia 8 – Retorno ao Brasil

Onde ficamos

Primeira parte em Cusco: Hostal Inti Wasi

Águas Calientes: Inka Wonder

Segunda parte em Cusco: Hostal El Triunfo

Onde comemos

A difícil tarefa de comer em Águas Calientes

Onde comer barato em Cusco: restaurantes com menu turístico

Onde comer bem em Cusco: Morena Peruvian Kitchen

Qucharitas: sorvete feito na hora em Cusco

Onde comer sanduíches em Cusco: Fuego, Burgers and Barbecue

Onde comer massas e pizzas em Cusco: La Bodega 138

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Roteiro de 8 dias (7 noites) no Peru, conhecendo Cusco, explorando vários sítios arqueológicos que compõem o Vale Sagrado e pernoitando em Águas Calientes para visitar Machu Picchu.

10 comentários em “Peru: Roteiro de 8 dias para Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu

• Oi, Adriana. Fomos a Machu Picchu por conta própria. Nós até queríamos contratar um guia, mas o orçamento não permitiu, pois já investimos muito no guia privado por três dias no Vale Sagrado. Assim, pesquisamos muito sobre MP antes e o intensivão com o Juan, nosso guia, nos três dias anteriores, contribuiu bastante e creio que conseguimos aproveitar demais nosso dia na cidadela. Aqui tem um post com o que você vai encontrar lá:

1. Parabens pelo Blog, Gê!
    TEnho ferias para junho, mas por conta de não encotrarmos boas passagens para retirar com milhas ainda não fechamos nada! Nós queriamos ir a Lima, mas não há passagens com milhas que encaixe num valor só Lima e Cusco.
    Então, pensamos em ir somente a Cusco e vale sagrado. Temos 8 dias totais, mas tenho achado muito para só essa região. O que me diz? pensamos em ir a Machu-picchu em 2 subidas. Já li que Moray e Ollantaytambo valem a pena. Mas os demais lugares que foram, não conhecia. Vale a pena todos esses lugares? Fiquei com a impressão de serem pequenas construções no meio do nada e como pouco ou quase nenhum movimento de pessoas. Uma especie de sítio arqueologico fantasma. 2 dias em Cusco, 1 para Moray e Ollantaytambo e 2 dias para Machu-picchu são os planos iniciais.

• Oi, Gustavo.
      A gente amou tudo nessa nossa viagem, mas creio que muito disso se deu ao fato de estarmos com guia. Realmente, se não tivéssemos ninguém para nos explicar sobre os lugares teríamos ficado meio perdidos.
      Faríamos tudo de novo, mas se vocês não curtem muito esse tipo de viagem, podem não se encantar tanto.
      Pensem também que, se tem 8 dias totais, 2 dias são perdidos, para ida e volta. Então, na prática seriam só 6.

• Oi, Paula. Creio que uns 3,5 mil (já faz tempo, não me lembro bem), com o guia privado incluso. Lembrando que fomos em 2016, compramos uma passagem promocional e ficamos em hospedagens simples.

2. Vou viajar em Junho para o Cusco e Machu Picchu e faz dias que pesquiso sobre o lugar. Apesar disso, ainda tinha muitas dúvidas. Depois de ler TODOS os seus posts sobre sua experiência por lá, finalmente começo a ter uma ideia mais clara de como programar a viagem. Adorei cada relato, super completo e esclarecedor.