Página inicial / Dublin / Intercâmbio na Irlanda: o que esperar da primavera e do verão em Dublin

Intercâmbio na Irlanda: o que esperar da primavera e do verão em Dublin

Antes de ir para Dublin, tudo o que eu ouvia e lia sobre a cidade era: vento, chuva, tempo fechado, frio. Pouco antes de viajar para a Irlanda, até neve, coisa que há muito tempo não se via, caiu.

Chegamos a Dublin no dia 27 de março de 2018. Os resquícios do inverno gelado ainda persistiam. Ameaças de uma nova nevasca, bem como ventanias e dias muito chuvosos e gelados: assim fomos recebidos pela cidade. O sol aparecia de vez em quando e não se garantia por mais de duas horas, logo era mandado embora pelas nuvens carregadas.

Acostumados a tempestades rápidas e destruidoras no Brasil, em Dublin nos deparamos com um outro tipo de chuva: aquela que parece que não molha, mas depois de um bom tempo, não só molha, como ensopa. Guarda-chuva? Nem pensar, porque o vento, se não levar para longe, vai quebrar o objeto. O jeito foi usar nossos casacos waterproof que, graças a Saint Patrick, compramos no Brasil antes da viagem. E eles nunca deixaram de ser úteis.


Leia também:

Porque escolhemos estudar inglês em Dublin

Intercâmbio na Irlanda: Com ou sem agência?

Intercâmbio na Irlanda: Nossa experiência ao tirar o visto (GNIB/IRP)

Intercâmbio na Irlanda: Como é o transporte público em Dublin


Depois do primeiros dias da primavera

Passados os primeiros dias de primavera em Dublin, o sol começou a dar sinais de que apareceria. Nos primeiros dias aparecia com medo, tanto que logo ia embora. Mas, aos poucos, começamos a ter dias em que o sol aparecia durante toda a manhã e à tarde chovia. Em outros, acontecia o contrário.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Olhávamos a previsão do tempo pela manhã, o cenário era um. Olhávamos duas horas depois, as perspectivas já eram bem diferentes. Em vez de previsão do tempo, passamos a adotar a terminologia “imprecisão do tempo”. E assim foi durante boa parte da primavera. Na foto abaixo, um momento de sol na nossa visita ao Jardim Botânico, no auge da primavera (por sinal, passeio grátis e agradável).

O sol é um evento

Um dia, acordamos para ir à aula, tomamos nosso café e, quando abrimos a porta da casa, nos deparamos com um céu completamente azul, sem nenhuma nuvem. Enquanto íamos para a escola, observávamos os jardins floridos nos quintais das casas. O clima estava diferente, apesar do frio que, mesmo menos intenso, ainda era muito notável.

Saiba como foi a nossa experiência vivendo em Dublin, a capital da Irlanda, durante a primavera e o verão de 2018.

O jardim do vizinho

Saiba como foi a nossa experiência vivendo em Dublin, a capital da Irlanda, durante a primavera e o verão de 2018.

Cerejeiras deixavam o chão assim, todo forrado de flores.

Quando saímos da escola e estávamos no caminho de casa, por volta das 13h30min, vimos que o sol continuava firme. Vimos várias pessoas sentadas à beira do Grand Canal, comendo seus lanches/almoços e tomando banho de sol. No fim da tarde, após as pessoas deixarem os trabalhos, nada de ir para casa: tomar cerveja na beira do canal era programa obrigatório.

Aí a gente entendeu: de fato, calor e sol, na primavera e no verão, são dignos de comemoração em Dublin. O pessoal leva tão a sério essa ideia de aproveitar o sol, que era praticamente impossível caminhar pelas calçadas e trilhas à beira do rio, pois todas estavam ocupadas por pessoas tomando sol e, claro, cerveja, mesmo existindo uma lei nacional que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas. Nesses dias, de vez em quando aparecia um agente da Garda, a polícia irlandesa, que até tentava impedir que o pessoal bebesse fora dos pubs, mas como retirar uma multidão de centenas ou até mesmo milhares de pessoas da rua? Impossível.

Dublin é uma cidade cheia de parques e jardins abertos ao público. Nos dias ensolarados, todos ficam lotados de pessoas de todas as idades. É possível ver pais acompanhados de suas crianças, casais de namorados, grupos de amigos e muitos turistas, alguns caminhando, outros sentados nos bancos e outros, a maioria, esparramados pelo gramado, tomando banho de sol. E não estou falando de qualquer sol: a temperatura passava fácil fácil dos 25 graus e, em vários dias, esbarrou nos 30. Coisa desse tipo não se via na Irlanda havia mais de 40 anos.

Saiba como foi a nossa experiência vivendo em Dublin, a capital da Irlanda, durante a primavera e o verão de 2018.

Muita gente aproveitava o sol no Saint Stephen’s Green

Saiba como foi a nossa experiência vivendo em Dublin, a capital da Irlanda, durante a primavera e o verão de 2018.

Teve até quem levasse o próprio sofá

Saiba como foi a nossa experiência vivendo em Dublin, a capital da Irlanda, durante a primavera e o verão de 2018.

O verão

Passou a primavera e chegou o verão. Na fase de transição dessas estações, o sol passou a nascer por volta das 4h30min e ia embora para lá das 22h. No momento em que escrevo esse post e olho para a janela já são quase 21h – e o sol ainda está quente. Para quem não estava acostumado com isso no Brasil, é uma experiência incrível.

Logo logo o outono chega e aí a coisa vai mudar. Os dias ficarão menores e o frio mostrará, novamente, sinais de força. A rotina mudará, novas experiências serão vividas. Vale a pena!

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Saiba como foi a nossa experiência vivendo em Dublin, a capital da Irlanda, durante a primavera e o verão de 2018.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA