Página inicial / Dublin / Intercâmbio na Irlanda: Com ou sem agência?

Intercâmbio na Irlanda: Com ou sem agência?

Uma das maiores dúvidas ao decidir fazer intercâmbio é: devo contratar uma agência ou tentar resolver tudo por conta própria? Veja nossa experiência com uma agência de intercâmbio neste post.

Já contamos para vocês um pouco sobre nossa decisão em relação a fazer um intercâmbio na Irlanda, após os 30. No post de hoje eu vou contar um pouco sobre a nossa importante decisão em relação à agência de intercâmbio.

Como a Gê disse no outro post, uma importante escolha a se fazer é: ir para o intercâmbio por conta própria ou contratar uma agência? E, se for contratar uma agência, qual?

 Leia também: Intercâmbio na Irlanda: Porque escolhemos estudar inglês em Dublin

O acesso à internet torna mais fácil o caminho se você quer ir por conta própria, pois é possível entrar em contato diretamente com as incontáveis escolas. Acontece que o intercâmbio não é só o curso de inglês. Antes de viajar você precisa resolver uma série de questões relacionadas a: seguro obrigatório, seguro adicional (opcional), acomodação, passagens aéreas etc. Mais uma vez, digo que todas essas informações você também consegue pela internet, mas não é raro encontrar respostas diferentes para as mesmas perguntas; em alguns casos, até respostas antagônicas.

Indo direto ao ponto, decidimos contratar uma agência, o que foi uma faca de dois gumes. Inevitavelmente desembolsamos mais dinheiro por essa escolha, mas hoje sabemos que tomamos a melhor decisão. O fato de termos desembolsado mais dinheiro não significa que “pagamos caro”. Explicando: aqui, estou falando de “pagar caro” no sentido de se dar mal, beleza?

E, como mineiros desconfiados que somos, decidimos escrever esse post para vocês mais de um ano depois da nossa escolha pela agência. Obviamente, não por acaso. É muito comum ouvir/ler que as agências se comportam de uma forma quando querem te vender o intercâmbio e de outra, no pós-venda e durante o intercâmbio. Lemos e ouvimos vários relatos de agências que prometem tudo, mas depois que vendem o pacote simplesmente largam você pra lá, isso quando não desaparecem definitivamente.

Se você está pensando em contratar uma agência de intercâmbio, seguem algumas dicas:

  • Pesquise bastante antes de tomar sua decisão.
  • NÃO caia na conversa de vendedores que prometem tudo e nem acredite na primeira informação que chegar até você.
  • Investigue em várias fontes, como sites de reclamações (Reclame Aqui, por exemplo) e grupos de Facebook.
  • Procure fazer contato com pessoas que já fizeram ou estão fazendo intercâmbio por meio de uma agência.
  • Leia incansavelmente, ouça relatos, mas saiba que diferentes pessoas podem ter tido experiências completamente diferentes com uma mesma agência. A forma de dar significado aos acontecimentos depende da nossa complexa subjetividade. Fato é: a verdade não está concentrada, mas sim distribuída.

Bom, a gente esperou todo o processo correr e, após acionar a agência várias vezes antes e, também agora, durante o intercâmbio, podemos dizer que fizemos uma ótima escolha – não só pelo fato de termos contratado uma agência, mas por termos selecionado uma específica agência entre tantas outras com as quais tivemos contato e fizemos orçamentos. E, antes de dizer qual agência escolhemos, é bom deixar claro que esse post é por nossa conta, não se trata de uma parceria para propagar os serviços prestados pela agência. Além disso, traduz clara e exatamente a nossa experiência, que, como já disse, pode não ser a mesma de outros clientes.

Antes de fechar com esta agência, fizemos contato com umas 10. Dessas, dispensamos pelo menos a metade, pois queriam marcar uma reunião presencial ou por videocoferência para só então informar valores. Numa boa, caímos fora, detesto ouvir propaganda para depois ouvir preço. Prefiro ver primeiro o preço para só depois decidir se quero ouvir a propaganda.

Conta logo! Qual agência vocês escolheram?

Das agências com as quais conversamos, a que nos forneceu o melhor preço e o melhor atendimento pré-venda foi a Time2 Travel. Essa é a nossa agência e a nossa consultora é a Cinthya Santos (WhatsApp +55 31 99473-9720  | E-mail: cinthya@t2tagency.com).  Logo que solicitamos o orçamento por e-mail, recebemos uma resposta com as informações que queríamos. A gente se interessou pela proposta inicial e então combinamos um encontro presencial no escritório da agência, em Belo Horizonte. Não que isso fosse necessário, pois tanto a Cinthya quanto os demais consultores atendem pelo Skype, mas como morávamos em BH, quisemos ir lá para “sentir” melhor como era a agência. Lá a Cinthya explicou bastante coisa e esclareceu nossas dúvidas. E a gente tinha MUITAS dúvidas! E um outro ponto muito importante para decidirmos por essa agência, além do atendimento, foi o fato de a agência ter escritório em Dublin. Isso porque chegando aqui é que a gente vê que realmente precisa de suporte nas primeiras semanas.

O próximo passo foi a negociação dos valores e forma de pagamento. Depois de algumas conversas chegamos a um acordo e então assinamos o contrato. A partir de então, a nossa relação com a agência mudou, pois passamos a ser clientes. E, precisamos dizer: se como possíveis clientes já somos exigentes, como clientes a gente é mais ainda.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Meses antes do embarque

A Cinthya criou um grupo no WhatsApp com ela, a Gê e eu. E ali a gente conversava regularmente sobre alguns assuntos relacionados ao intercâmbio. Além disso, ela nos incluiu em um outro grupo de clientes que iriam para Dublin na mesma época que a gente. O que não podíamos reclamar era da falta de informação, pois esse segundo grupo foi bem ativo.

Bom, o que estava incluído no pacote que compramos? Para a agência a gente pagou o valor correspondente ao seguro médico obrigatório, o curso de inglês de 25 semanas, o primeiro livro didático, a taxa do exame obrigatório, o transfer do aeroporto para a acomodação e a própria acomodação em quarto duplo para as duas primeiras semanas. Como é um pacote, alguns itens você pode decidir se vai querê-los ou não. Por exemplo, o seguro saúde opcional, decidimos orçar e contratar com outro fornecedor, o Seguros Promo, que é parceiro do blog (você também pode orçar aqui e terá 5% de desconto usando o código MINEIROS5).

Um outro ponto que vale a pena mencionar é que, caso você opte pela acomodação (não por host family ou hostel), as casas são da própria agência, então não tem nenhum “muquifo” (o que, infelizmente, está muito comum aqui em Dublin)! Mais abaixo a gente mostra fotos da casa em que ficamos.

Mais adiante contratamos os serviços para compra da passagem aérea. Em todos os momentos, sempre que surgia alguma dúvida, a Cinthya esclarecia, e mesmo se em um primeiro contato algo não ficava muito claro, sempre após uma conversa, um e-mail ou uma troca de mensagens pelo WhatsApp, a situação se resolvia. 

Faltando cerca de um mês para o embarque, a Cinthya e a equipe da Time2 Travel em Dublin auxiliaram a gente a abrir uma conta em banco irlandêsonline!

Pré-embarque

Cerca de três semanas antes da viagem, recebemos pelos correios um kit de boas-vindas. Isso também demonstra o cuidado da agência! No kit tinha caderninho, caneta, lapiseira, post-it, garrafinha, adaptador de tomadas universal, money belt, carregador portátil, bandeira da Irlanda, um chip de celular, mapa turístico, uma pastinha para colocar os documentos a serem levados e um informativo sobre a escola.

Uma das maiores dúvidas ao decidir fazer intercâmbio é: devo contratar uma agência ou tentar resolver tudo por conta própria? Veja nossa experiência com uma agência de intercâmbio neste post.

Kit de boas-vindas da Time2 Travel, que recebemos em nossa casa, semanas antes do embarque.

Poucos dias antes da nossa viagem, a Cinthya enviou todos os documentos que deveríamos apresentar na imigração do aeroporto e fez uma reunião por Skype para explicar os procedimentos. Foi bastante esclarecedor. Além disso, nos passou o contato de duas pessoas que foram muito importantes quando chegamos aqui na Irlanda: do responsável pelo transfer do aeroporto até a acomodação e do responsável pela acomodação. Um dia antes da nossa viagem, recebemos uma mensagem de um outro funcionário, Anderson, da agência em Dublin, já dando as boas vindas e dizendo que poderíamos contar com ele na nossa chegada. Foi muito bacana ter recebido esse contato, pois nos sentimos mais confortáveis e com uma sensação agradável de acolhimento.

Chegando em Dublin

Pois bem, assim que passamos pela imigração no aeroporto (vamos contar em outro post) e pegamos a nossa bagagem, lá estava o Marcus, responsável pelo transfer, nos esperando. Ele nos levou até a acomodação e, chegando lá, fomos apresentados ao Luís, que era o responsável pelo local. Ele nos encaminhou até o nosso quarto e explicou as regras da moradia. Em seguida, falou que próximo à residência havia um supermercado Lidl e dois pequenos mercadinhos, além de se oferecer para ir conosco até um deles, para comprar algum suprimento, caso precisássemos. Logo depois o Luís nos avisou que no dia seguinte, pela manhã, iríamos ao escritório da T2T no centro de Dublin, e de lá iríamos dar uma volta com o Anderson.

A moradia da agência

Na casa em que ficamos havia três quartos: um feminino, um masculino e um de casal, que foi onde ficamos. Havia uma sala grande, conjugada com cozinha, máquina de lavar e secar roupas e dois banheiros. Todos podem usar a cozinha, desde que lave e guarde o que usar e limpe o que sujar. É permitido a cada estudante usar a máquina de lavar uma vez por semana. E tem wi-fi porreta e TV com Xbox. Junto com os documentos que a Cinthya enviou no pré-embarque, havia também um informativo sobre a residência, com o contato do Luís e todas as regras da casa. Muito organizada essa nossa agência, viu?

Uma das maiores dúvidas ao decidir fazer intercâmbio é: devo contratar uma agência ou tentar resolver tudo por conta própria? Veja nossa experiência com uma agência de intercâmbio neste post.

Sala/cozinha da casa da agência, onde ficamos nas duas primeiras semanas.

Uma das maiores dúvidas ao decidir fazer intercâmbio é: devo contratar uma agência ou tentar resolver tudo por conta própria? Veja nossa experiência com uma agência de intercâmbio neste post. Uma das maiores dúvidas ao decidir fazer intercâmbio é: devo contratar uma agência ou tentar resolver tudo por conta própria? Veja nossa experiência com uma agência de intercâmbio neste post.

Uma das maiores dúvidas ao decidir fazer intercâmbio é: devo contratar uma agência ou tentar resolver tudo por conta própria? Veja nossa experiência com uma agência de intercâmbio neste post.

Quarto de casal

Uma das maiores dúvidas ao decidir fazer intercâmbio é: devo contratar uma agência ou tentar resolver tudo por conta própria? Veja nossa experiência com uma agência de intercâmbio neste post.

Um dos banheiros da casa

Primeiro dia em Dublin

Na nossa primeira manhã em Dublin, no horário combinado, o Luís estava nos esperando. Ele já nos ensinou a usar o LUAS, uma espécie de bonde elétrico, e então fomos juntos até o escritório da agência, onde conhecemos pessoalmente o Anderson e outros membros do staff. O Anderson foi uma pessoa fundamental nos nossos primeiros dias. Ele conversou um pouquinho com a gente, nos explicou sobre o funcionamento do escritório (eles chamam de lounge), nos orientou sobre um pré-cadastro online para a emissão da carteira de estudante e em seguida nos levou para dar uma volta pelo centro de Dublin. A gente conheceu alguns pontos importantes, depois ele nos levou à loja da Three, onde compramos nosso chip de celular e, em seguida, fomos à Trinity College para emitirmos a nossa carteirinha de estudante (Leap Card), com a qual podemos usar o transporte público e ter algum desconto, tanto no transporte quanto em algumas lojas. Em outro post a gente explica sobre o chip e a carteirinha, beleza?

Para quem chega como nós chegamos, sem conhecer nada da cidade (apesar de termos lido muita coisa antes), esse atendimento foi super bacana. No primeiro dia a gente aprendeu a usar o LUAS, já estávamos com número telefônico irlandês, internet no celular e Leap Card em mãos. Mas não acabou.

A primeira semana

Na sexta seguinte retornamos a agência para um bate papo de mais de uma hora com o diretor, o Simon, que nos explicou várias outras coisas sobre a cidade, sobre as escolas de inglês e também sobre a agência. Por exemplo, a T2T oferece para seus clientes, regularmente e gratuitamente, aulas de reforço para estudantes de todos os níveis de inglês, com professores nativos. Além disso, há encontros para conversação, além de aulas grátis de espanhol (para brasileiros) e português (para outros latinoamericanos), bem como aulas de preparação para exames. A agência também promove diversos eventos, como partidas de futebol, excursões e viagens. Há também uma pessoa que senta com você e te ajuda a montar um currículo em inglês, o que pode ser muito útil na hora de conseguir um emprego.

No fim da reunião, o diretor sorteou alguns brindes e eu, pela primeira vez na vida, ganhei algo em um sorteio! Após a reunião, ganhamos outro mimo 0800: partimos para um tour de ônibus pela cidade, uma oportunidade superbacana para conhecer diversos pontos turísticos. Para melhor compreensão você recebe um fonezinho de ouvido e pode utilizar um audioguia disponível no ônibus. Nada melhor que conhecer os pontos turísticos da nossa nova cidade praticando listening! Depois do tour, fomos até um pub e lá nos ofereceram comida e, claro, uma pint (aquele copaço no qual os irlandeses tomam cerveja) – também de graça! É muito mimo!

Para marcar ainda mais nosso primeiro fim de semana em Dublin, a galera que havia chegado na mesma semana que a gente foi convidada para um almoço em uma das residências da agência, também 0800. E o cardápio foi comida brasileira: feijoada! Bacana demais! 

Depois desse primeiro momento, já fomos ao lounge algumas vezes e sempre fomos muito bem atendidos pela equipe.

Até hoje não frequentamos nenhuma aula oferecida pela agência, pois estamos bem ocupados com as atividades da nossa escola, mas já imprimimos alguns documentos lá, conseguimos ampliar por mais alguns dias, sem complicação, nossa permanência na acomodação e até orientação sobre um contrato de aluguel de uma residência que tínhamos em vista a gente recebeu, pessoalmente, do diretor.

Enfim, nossa experiência tem sido muito bacana e estamos satisfeitos como clientes da Time2 Travel. Se você tem alguma dúvida ou quer deixar sua contribuição, escreva para a gente aqui nos comentários!

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:Uma das maiores dúvidas ao decidir fazer intercâmbio é: devo contratar uma agência ou tentar resolver tudo por conta própria? Veja nossa experiência com uma agência de intercâmbio neste post.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

4 comentários em “Intercâmbio na Irlanda: Com ou sem agência?

  1. Nossa q incrível, muito bom o post e super esclarecedor… tenho planos de ir fazer intercâmbio na Irlanda.
    Muito obrigada por compartilhar informações tão importantes e de forma esclarecedora

  2. Meu deus, que bacana ler esse post! Eu e o meu namorado vamos em novembro desbravar essa aventura, e também pela T2T! Eles realmente são demais né? A cada dia que passa tenho mais certeza que escolhi a agência certa para nos auxiliar nessa nova etapa das nossas vidas. Achei o máximo seu post, pois me ajudou em algumas dúvidas e também a alimentar a minha ansiedade. hahahaha parabéns pelo blog!

    • Olá, Manu! Muito obrigado! Que bom que gostou do texto! Realmente, a T2T é uma ótima agência, esperamos que sua experiência seja tão positiva quanto a nossa está sendo! Desejo sucesso nos seus projetos e planos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA