Mineiros na Estrada

8 cidades para curtir o inverno em Minas Gerais


Atualizado em abril/2019

Chegou a estação mais fria do ano! Nós, particularmente, amamos o inverno! Ficar juntinhos debaixo das cobertas, fazer viagens românticas, comer comidas gostosas. Além disso, é no inverno que comemoramos nosso aniversário de casamento!

Vamos apresentar para vocês algumas cidades  mineiras perfeitas para se curtir o frio. Optamos por colocar aqui apenas as que já conhecemos, então, várias ainda ficaram de fora – ainda!

Embora o frio seja bastante relacionado com romance, se você está solteiro também consegue aproveitar bastante essas cidades, viu? Muitas têm festivais especiais nessa época do ano!

Está gostando do blog? Curta nossa página no Facebook

Vamos ao que interessa:

1 – Tiradentes

É uma cidade supercharmosa, com um centro histórico preservado, bons restaurantes e opções de pousadas para todos os gostos. É pequena, com pouco mais de sete mil habitantes, e dá para conhecer com calma em dois dias, tanto que já mostramos aqui no blog um roteiro de um final de semana para Tiradentes.

Índice de posts sobre Tiradentes

Se você tem mais dias, dá para conhecer as cidades próximas, como São João del Rei, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, o distrito de Bichinho e até saborear uns rocamboles em Lagoa Dourada.

Leia também: Seis coisas para se fazer de graça em Tiradentes

Em Tiradentes há dois grandes festivais nessa época do ano: o Festival de Inverno, em julho, e o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, em agosto.

Pesquise aqui acomodações em Tiradentes

Uma das cidades mais encantadoras de Minas Gerais: Tiradentes.

#MineirosNaEstrada #MineirosEmTiradentes #Tiradentes

Uma publicação compartilhada por Mineiros na estrada (@mineirosnaestrada) em

2 – Ouro Preto

Eu amo Ouro Preto! Primeiro, porque sou louca com cidades históricas e como Ouro Preto não há igual, né? Além disso, tem muita coisa para fazer, como andar à toa pelas ladeiras, visitar museus, engordar comendo bem nos seus restaurantes, ou conhecer o Parque Estadual do Itacolomi. Sem falar em Lavras Novas, o distrito queridinho dos casais.

Leia também

12 pousadas baratas no centro de Ouro Preto

10 pousadas excelentes em Lavras Novas, distrito de Ouro Preto

Pesquise aqui acomodações em Ouro Preto

Quem mora em Belo Horizonte tem uma grande facilidade de acesso, pois as cidades distam apenas 100 km uma da outra. E não ter carro também não é problema: nós já ensinamos como ir de ônibus de Belo Horizonte a Ouro Preto.

No inverno geralmente há névoa, que deixa a cidade ainda mais bela. Eu acompanho o Instagram da fotógrafa Samara Araújo, que mora lá e sempre posta fotos lindíssimas.

E é também no inverno que ocorre um dos festivais mais importantes do estado: o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

Índice de posts sobre Ouro Preto.

3 – São Thomé das Letras

São Thomé das Letras é uma cidade encantadora. Muita gente visita a cidade por causa das cachoeiras, mas no inverno acho que não vai rolar, né? Mas sabem o que conquistou a gente na cidade? São Thomé está a 1440 metros de altitude no alto de montanhas (imagina o frio!) e nós temos uma vista 360º e um dos pores-do-sol mais lindos que já vimos! As coisas lá são geralmente mais simples, desde as pousadas até os restaurantes.

Índice de posts sobre São Thomé das Letras

Já estivemos lá três vezes – uma de passagem e em duas ficamos alguns dias. Nessas duas vezes, hospedamos na Pousada Além da Lenda.

Pesquise aqui acomodações em São Thomé das Letras

4 – Gonçalves

É uma cidade pequetita, com apenas 4 mil habitantes, sendo que cerca de 3 mil vivem na zona rural. Há muitas pousadas bem confortáveis, com notas acima de 8, e muitas com mais do que 9, no Booking. A gastronomia é uma das principais atrações (comemos muito bem por lá), ao lado do ecoturismo, tanto de aventura quanto de contemplação.

Leia também:

Conhecendo a Serra da Mantiqueira de 4×4, com a Conexão Gonçalves Ecoaventura

Onde comer em Gonçalves

Pesquise aqui acomodações em Gonçalves


5 – Diamantina

Outra cidade histórica maravilhosa! É relativamente pequena e dá para conhecer um fim de semana, como nós já mostramos neste roteiro de 2 dias em Diamantina. Está com tempo? Conheça o Parque Estadual e a Vila Biribiri.

Pesquise aqui acomodações em Diamantina

Em julho, a cidade recebe o Festival de Inverno, mas há uma outra atração muito famosa, entre abril e outubro: a Vesperata, um espetáculo musical que ocorre nas ruas da cidade. São sempre dois sábados no mês, mas em julho e agosto, os meses mais frios, são três sábados. Em 2017 as datas são: 01, 15 e 29 de julho e 05, 19 e 26 de agosto.

Índice de posts sobre Diamantina

6 – São Lourenço

Principal cidade do Circuito das Águas do sul de Minas, São Lourenço é uma ótima opção de destino de inverno, que costuma ter temperaturas bem baixas. Já há alguns anos vem acontecendo eventos culturais no mês de junho, movimentando a cidade. Para aquecer há serviços com água quente no Parque das Águas, que é o principal atrativo da cidade. Além disso, possibilita um bate-volta para as cidades de Caxambu, Cambuquira e Lambari.

Índice de posts sobre o Circuito das Águas

Pesquise aqui acomodações em São Lourenço

7 – Passa Quatro

Na verdade nós nos hospedamos em Itanhandu, cidade vizinha, mas fomos conhecer Passa Quatro e até fizemos um passeio de Maria Fumaça por lá. Mas, dessa vez, vamos indicar Passa Quatro porque ela ganha de Itanhandu em temperaturas baixas (por pouco, mas ganha). Além disso, ela conta com dois hotéis que parecem ser muito bons em termos de estrutura, tendo, inclusive, restaurantes: o Mira Serra e o Recanto das Hortênsias. Mas ficando em qualquer uma das duas cidades dá para conhecer as outras do Circuito Terras Altas da Mantiqueira – todas com frio garantido.


8 – Monte Verde

E, por fim, o destino mais famoso entre os mineiros, no quesito frio. Distrito de Camanducaia, no sul do estado,  está a mais de 1500 metros de altitude, bem na Serra da Mantiqueira, o que lhe garante um friozinho gostoso durante todo o ano, mas, no inverno, pode ter temperaturas negativas!

Leia também: Monte Verde: o que fazer, onde comer e dicas para economizar na Suíça Mineira

Conta com mais de 200 pousadas, a maioria delas voltada para casais, embora também se encontrem acomodações para famílias e hotéis-fazenda com recreação para crianças.

Leia também:

10 pousadas “baratas” em Monte Verde

25 pousadas (muito) românticas em Monte Verde

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: