Página inicial / África / Como foi fazer safári por conta própria no Kruger Park por 4 dias – Dia 1

Como foi fazer safári por conta própria no Kruger Park por 4 dias – Dia 1

Se você está acompanhando nossos posts sobre a África do Sul, já deve estar cansado de ler sobre o quão sensacional foi fazer safári no Kruger Park. Já contamos como montamos nosso roteiro de 14 dias, demos dicas para viajar para a África do Sul e também já explicamos tudo sobre como funcionam os safáris. Se você ainda não viu, sugiro a leitura dos posts abaixo antes de continuar este.

Leia também:

A partir deste post, vamos relatar como foram os nossos quatro dias fazendo safári sozinhos (self drive*) no Kruger National Park. Vamos falar por onde entramos e saímos, qual percurso fizemos, onde paramos para comer e quais animais conseguimos ver. Para não ficar muito extenso e como são muitas as fotos que quero mostrar, será um post para cada dia que fizemos safári.

* Self drive é quando você aluga um carro comum, de locadora comum, e sai dirigindo por conta própria à procura dos animais. Foi o que fizemos em todos os quatro dias de safári e é o que a maioria dos visitantes faz. Nós alugamos o nosso ainda no Brasil, utilizando o site da RentCars, que é todo em português. O site reúne e compara as melhores locadoras de veículos e é possível filtrar de acordo com suas preferências. Alugando pela RentCars, você não paga IOF e tem suporte em português. Além disso, a gente ganha uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. É um jeito de você nos ajudar a manter o blog no ar sem ter que desembolsar nada. Pesquise abaixo:

Importante esclarecer o porquê de não termos nos hospedado dentro do Kruger. Quando compramos nossas passagens, com quatro meses de antecedência, não conseguimos vaga nos acampamentos que nos interessavam e estavam dentro do nosso orçamento. Dessa forma, tivemos que nos hospedar nas cidades próximas ao Kruger, entrando e saindo do parque todos os dias.

Sobre o que se vê no Kruger Park

Eu já expliquei anteriormente que muita gente fica em busca dos Big Five, o grupo formado pelo leão, elefante, leopardo, búfalo e rinoceronte. Embora sejam animais fascinantes, não fique preso apenas a eles. Aproveite cada surpresa que o Kruger te oferecer. Repare as diferentes vegetações que mudam conforme a área do parque que você está. Note os enormes formigueiros! Muitos deles se erguem em torno de troncos de árvores e alguns têm a altura delas.

formigueiro no Kruger Park

Na época da seca, que foi quando fomos, é bem fácil observar os incontáveis ninhos de pássaros que se destacam nas árvores desfolhadas. Outros ninhos abundantes são os de aranha, que em algumas árvores são tão numerosos que quando se olha de longe parecem ser frutos. Os pequenos animais também são algo que chamam a nossa atenção. Vez ou outra nos deparamos com esquilos, codornas e galinhas-do-mato, as quais conhecemos aqui no Brasil como galinha-da-angola.

ninhos de aranha Kruger PArk
Ninhos de aranha

Em um dos dias que paramos no Skukuza Rest Camp, observamos um camaleão bem no momento em que ele mudava sua coloração de azul para cinza. Não fotografei, pois preferi observar o momento a correr o risco de perdê-lo enquanto retirava a câmera do estojo.

Voltando a falar em aves, elas são tão numerosas, variadas e tão incríveis que muita gente visita o Kruger somente para fazer observação de pássaros! Depois que a gente vê a beleza dos estorninhos, calaus, cegonhas, águias e tantos outros que não sei identificar, é fácil entender o motivo.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Como foi nosso primeiro dia de safári no Kruger

No dia anterior ao nosso primeiro dia de safári no Kruger National Park, pegamos um voo da Cidade do Cabo, onde passamos seis noites, para Joanesburgo. No aeroporto de Joanesburgo, pegamos nosso carro alugado e dirigimos até a cidade de Nelspruit, onde pernoitamos na pousada Victorian Guest House.

O café da manhã na pousada começava a ser servido às 7h, o que era tarde na nossa opinião, mas, como estávamos muito cansados do dia anterior, resolvemos ficar para o café. Às 7h já estávamos prontinhos, até as malas já tínhamos colocado no carro, e foi só o tempo de comermos e sairmos rumo ao portão Crocodile Brige. A distância entre a pousada em que ficamos e o portão Crocodile Bridge é de 114 km, sendo boa parte na excelente estrada N4, que é pedagiada. Leia mais sobre as estradas e os pedágios aqui.

Qual trajeto fizemos no dia 1

Entramos pelo portão Crocodile Bridge, subimos até o Lower Sabie Rest Camp, onde almoçamos, e saímos pelo portão Numbi. Como foi o primeiro dia e estávamos ainda inseguros, ficamos apenas em estradas asfaltadas.

Entrando pelo Crocodile Bridge Gate

Existe primeiro um portão com o nome Crocodile Bridge e uma placa com as regras. Após o portão, atravessamos uma ponte sobre o Crocodile River e só então chegamos às cancelas. Ali ocorreu a sequência que já mencionei aqui: Como funciona o controle de entrada e saída?

Neste portão, preenchemos o formulário e pagamos a taxa de visitação sem sair do carro, tudo ali na cancela, mesmo.

Leia também: Quanto custa fazer safári no Kruger Park

chegando ao Kruger Crocodile Bridge Gate
Primeiro passamos por este portão, atravessamos a ponte…
portao de entrada crocodile bridge kruger national park
… e só depois chegamos às cancelas.

Começando o safári

Mal puxamos o carro e já vimos os primeiros animais. Sério, a gente deve ter andado só uns 50 metros e vimos o primeiro grupo de impalas pastando! Já achamos a coisa mais linda! Que pelagem brilhante! Que incríveis esses chifres em lira! E esse desenho na bundinha? Impalas são os animais mais fáceis de se ver no parque e estima-se que há mais de 150 mil indivíduos por lá. Depois de um tempo, a gente se acostuma e nem para mais ao avistar um grupo deles, mas isso não diminui a beleza desses animais!

impalas no safari no kruger park
As primeiras impalas que vimos logo que entramos no parque
impala femea kruger park
“Ei, tá olhando o que?”

Andamos apenas um pouco mais e pela primeira vez eu chorei de emoção. Uma girafa veio caminhando em nossa direção e atravessou bem na frente do nosso carro! É outro animal danado de incrível! O jeito como elas andam, os desenhos do corpo, aquele pescoção imenso! E tudo isso ali bem na nossa frente, andando livremente!

girafa safari kruger park
A primeira girafa a gente nunca esquece <3

Continuamos a andar e menos de um minuto depois já avistamos uma manada de elefantes se alimentando na beira da estrada! Nessas horas todo cuidado é pouco, ainda mais que estavam com filhotes, mas conseguimos ficar ali observando por alguns minutos.

Leia também: Elefantes: regras gerais para uma observação segura

elefantes se alimentando safari kruger park
5 elefantes comendo bem na beirinha da estrada. Repare um filhotinho bem pequeninho debaixo da mãe

Ainda vimos um grupo de macacos babuínos se alimentando na beira da estrada, do ladinho do carro e, logo depois, um outro grupo de macacos, mas dessa vez macacos-vervets. Esses se diferem dos babuínos por terem o pelo cinza, a cabeça redondinha e o rosto preto. Foi o único grupo de macacos-vervets que vimos em todo o safári.

babuinos kruger park
Babuínos quando andam têm o rabo em forma de bengala…
macacos vervets kruger
… já os ververts possuem rabo mais fino e comprido, além da cabeça pequena e redondinha.
macacos babuinos
Babuíno
babuinos

Em seguida foi a vez de vermos um bando de abutres e um chacal devorando uma carcaça. Quem passou mais cedo ou no dia anterior deve ter presenciado leões tendo uma grande refeição.

abutres kruger
À esquerda da foto, o animal com coloração mais alaranjada é o chacal
abutres comendo kruger
Esse bitelão aí é o abutre-real

Enquanto íamos para o Lower Sabie Camp, vimos ao menos cinco javalis descansando embaixo de uma árvore. Legal demais ver a materialização do Pumba bem ali na minha frente!

javali kruger park
Hakuna matata!

Almoço do Lower Sabie Rest Camp

Chegamos para almoçar no Lower Sabie Rest Camp e vimos que há uma lanchonete e um restaurante. Ambos ficam no mesmo deque com vista para o rio, mas são separados por uma cerca. A lanchonete funciona no esquema take away, ou seja, você paga na caixa, pega no balcão e se senta. No restaurante, há garçons. Fomos para o restaurante e nos sentamos em uma mesa bem na beiradinha do deque.

restaurante no Lower Sabie Kruger
Restaurante do Lower Sabie Rest Camp

Pedimos sanduíches: Guto, um com filé de frango e eu, um com frango desfiado, maionese e queijo. Todos os dois acompanhavam batatas fritas.

Enquanto aguardávamos a refeição chegar, conseguimos observar macacos se alimentando nas árvores próximas e também um porco-do-mato em meio aos arbustos. O porco-do-mato se difere do javali, entre outras coisas, por não ter aquela presa grandona.

Ainda estávamos esperando a comida quando vi lá longe, do lado de lá do rio e à nossa esquerda, um grande grupo de elefantes. Enquanto ainda olhávamos para lá, ouvimos um barulho e, quando olhamos para a direita, vimos uma enorme manada de zebras correndo em disparada, também do lado de lá do rio, e subindo uma pequena elevação. Foi demais! Como vemos na TV, aquele barulho forte de suas passadas e um rastro de poeira subindo marcando o seu caminho! Foi a primeira vez que vimos zebras no safári.

elefantes safari
Elefantes vindo lá de longe, vistos do restaurante do Lower Sabie Rest Camp

Os nossos sanduíches chegaram e com eles, os belos estorninhos-lustrosos-do-cabo. Esses pássaros incríveis possuem uma penugem furta-cor, que varia entre azul e verde, dependendo do ângulo que olhamos e da incidência da luz. Não se deixe enganar por seus fascinantes olhos amarelos: os estroninhos-lustrosos-do-cabo são exímios larápios. Eles já estavam por todo restaurante, mas, assim que nossos pratos chegaram, já se posicionaram ao nosso redor, aguardando apenas um segundo de distração para roubar nossa comida!

estorninhos kruger national park
Estorninho-lustroso-do-cabo. O que tem de lindo, tem de ladrão.

Falando em comida, o sanduíche do Guto estava com o frango mal passado. Ele ainda pediu bem passado (frango normalmente é bem cozidinho, né, mas quando estamos fora do Brasil, sempre pedimos para garantir), mas veio até soltando aquela aguinha, sabe? Eu gostei do meu sanduíche, mas o patê é bem molhadinho, com muita maionese, mesmo, então, quem não é muito chegado, é melhor evitar. Agora, as batatas fritas eu não consegui comer de tão encharcadas que estavam.

Lembram dos elefantes que mencionei, que estavam lá longe? Enquanto comíamos, eles foram se aproximando cada vez mais, até que pararam bem em frente onde estávamos e começaram a se alimentar e a tomar banho de lama! Filhotinhos e grandalhões deitados no poço de lama, se lambuzando e descansando! Um pequenino teve dificuldade para sair do poço e foi ajudado por um elefante maior, numa das cenas mais tocantes que vimos em todo safári.

elefantes banho dellama kruger
safari no kruger park elefantes

Foram uns 15 minutos de observação e nós, que já estávamos mesmo quase terminando o almoço, largamos a comida pra lá e ficamos em pé na beirada do deque, completamente extasiados. Quando nos demos conta, o restaurante todo estava de pé, aproveitando aquele momento inebriante, para felicidade geral dos estorninhos.

elefantes comendo kruger park
elefantes se alimentando
elefantes no kruger park

E quando pensávamos que o espetáculo já estava suficiente, eis que a matriarca solta um bramido. Nesse momento, quem está na lama se levanta, quem está comendo para e todos começam a acompanhá-la. A manada segue seu caminho e nós não poderíamos estar mais felizes.

elefantes no almoço no kruger
Todo mundo interrompeu seu almoço
selfie com elefante
Que momento!

Após o almoço, mais surpresas…

Bem próximo ao Lower Sabie Rest Camp há um lago, onde paramos para observar vários hipopótamos. Bem pertinho de onde estacionamos, um crocodilo nadava e uma cegonha parecia estar posando para a foto.

hiopotamos no lago kruger
Cada pelotinha que você vê aí na água é um hipopótamo. Observe também a árvore cheia de ninhos.
hipopotamos no safari kruger park
Garça bem tranquilona sobre o hipopótamo
cegonha kruger
Parece que a cegonha-de-bico-amarelo sabe que é perfeita. Crocodilo ao fundo.

Seguimos mais um pouco e atravessamos uma ponte sobre um pequeno riacho. Ali vimos mais um crocodilo, mais um grupo de elefantes se alimentando e bebendo água, um monte de impalas, dois hipopótamos e um belo pássaro preto e branco, o martim-pescador arlequim, que não se incomodou com a nossa presença.

hipopótamo visto durante safári
elefantes no kruger park
impala no krugr park
passaro preto e branco
Martim-pescador arlequim

Logo depois nos deparamos com um congestionamento e, ao olharmos para a direção para onde as pessoas apontavam seus binóculos, avistamos duas belíssimas águias pescadoras africanas no alto de uma árvore desfolhada (infelizmente, não consegui fotografar). Momento raro!

Mais tarde, perto de outra fonte de água, avistamos vários búfalos deitados e muitas girafas se alimentando nos arredores.

kruger park safari bufalos
Búfalos e girafas

Continuamos seguindo e chegamos a mais uma aglomeração de carros. Dessa vez, tivemos que ter paciência. De onde estávamos, víamos somente muitos abutres na árvore à beira da estrada e imaginamos que deveria haver alguma carcaça por ali. Pensamos que veríamos uma cena parecida com aquela que tínhamos presenciado pela manhã. Quando a fila andou e conseguimos estacionar o carro em um bom lugar… Surpresa! Um leão e uma leoa estavam comendo um búfalo, que parecia ter sido recém abatido. Ao redor, outros abutres aguardavam a vez de se alimentarem e um crocodilo descansava tranquilamente à sombra de arbustos.

leoes comendo bufao kruger park
Dois dos Big Five, leão e búfalo, predador e presa. Crocodilo à esquerda
Abutres aguardam a vez
safari no kruger national park

Ainda vimos vários outros elefantes, girafas e impalas no decorrer da tarde.

self safari no kruger park

Quando já nos aproximávamos do portão Numbi, no finalzinho do dia, nos deparamos com uma hiena se coçando no asfalto, igual cachorro, sabe? Ela se coçou, coçou, coçou, depois levantou e sumiu no meio do mato.

Saímos pelo portão Numbi e fomos para o Little Pilgrims Boutique Hotel, na cidade de Hazyview, onde jantamos e dormimos. No dia seguinte teria mais emoção!

Leia também: Dica de hospedagem em Hazyview, perto do Kruger Park – Little Pilgrims Boutique Hotel

Onde ficar em Hazyview
Little Pilgrims Hotel Boutique, em Hazyview

Leia também:

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Veja neste post como foi nosso primeiro dia fazendo safári por conta própria no Kruger National Park, na África do Sul.