Página inicial / Belo Horizonte / O que fazer em Belo Horizonte: roteiro para 3 ou 4 dias

O que fazer em Belo Horizonte: roteiro para 3 ou 4 dias


Já ouvi muita gente dizer que não tem nada para fazer em Belo Horizonte. Discordo. Podemos não ter despontado no cenário turístico brasileiro, mas, temos, sim, nossos encantos. Não temos grandes atrativos naturais, é verdade, mas contamos com belos museus, um patrimônio da Unesco, um mercado maravilhoso e muitos bares e restaurantes (tanto que BH é conhecida como a capital nacional dos botecos).

Beagá é uma cidade jovem – completa, no dia de hoje, 120 anos! Talvez, com o tempo, passe a ser mais valorizada e seu potencial turístico seja mais reconhecido.

Leia também: Onde ficar em Belo Horizonte: 7 ótimos hotéis testados por nós

Sugerimos para você um roteiro, que pode ser feito em três ou quatro dias. A ordem em que você vai fazer o roteiro não importa. Separamos os atrativos por região, para facilitar a logística. Se você tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários que a gente tenta te ajudar.

Não deixe também de ver tudo o que já postamos sobre BH.

tudo-sobre-belo-horizonte

Dia 1 – Pampulha

A Pampulha ganhou certo reconhecimento mundial quando passou a ser Patrimônio da Unesco, em julho de 2016. Na Pampulha você pode conhecer as obras de Niemeyer que compõem o Conjunto Arquitetônico, composto pelo Museu de Arte da Pampulha, que tem entrada gratuita, pela linda Igreja São Francisco de Assis, que traz Portinari, Burle Marx e Alfredo Ceschiatti, a Casa do Baile e a Casa Kubitschek. O Iate Clube não é aberto para quem não é sócio, mas dá para dar uma olhadela de longe, inclusive de lá do Museu.

Museu de Arte da Pampulha

Museu de Arte da Pampulha

Os pontos são distantes um do outro, então ou você pode pegar uma bicicleta do Itaú ou pegar táxi/Uber/Cabify para se deslocar entre um e outro.

Outro ponto de interesse na região é o estádio do Mineirão, que é aberto para visitação guiada e abriga o Museu Brasileiro do Futebol. O Mineirão foi projetado por Oscar Niemeyer para ser um gigante, com capacidade para mais de 100 mil espectadores. Para atingir as exigências da FIFA para a Copa do Mundo de 2014, o estádio passou por uma reforma e hoje tem capacidade para pouco mais de 62 mil pessoas. Informações sobre o museu e a visita guiada podem ser obtidas no site oficial.

O Mineirinho e o Mineirão

O Mineirinho e o Mineirão

Se você busca um programa mais natureza, pode visitar o Parque Ecológico da Pampulha, que tem entrada gratuita e empresta bicicletas para serem usadas em seu interior. Ali é permitido também fazer piquenique.

Um lugar menos conhecido é o Museu da História da Inquisição, único do Brasil a abordar o tema.

Leia também:

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha – um pouco da história e o Centro de Referência Turística

O Conjunto Arquitetônico da Pampulha – A Casa do Baile

A Igreja São Francisco de Assis – a Igrejinha da Pampulha

O Museu de Arte da Pampulha – antigo cassino de Belo Horizonte

O Museu da História da Inquisição – magnífico museu em BH

Um dia no Parque Ecológico da Pampulha

Onde comer na região da Pampulha

Se você procura restaurantes estrelados, na região estão o Xapuri, o Paladino e o Maria das Tranças. Os preços também são estrelados.  Há outras opções um pouco mais em conta na Avenida Antônio Abrahão Caran, perto do Mineirão, e na Avenida Coronel José Dias Bicalho, nesta última tem inclusive self-service.

Restaurante Xapuri

Prato que comemos no Restaurante Xapuri

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Onde ficar na Pampulha

Nós conhecemos dois hotéis na região, ambos muito bons: o Frimas Pampulha Hotel, mais econômico, mas muito confortável, e o Pampulha Design Hotel, na orla da lagoa, que tem esta vista abaixo.


Outras opções são o Quality Hotel Pampulha, o Bristol Jaraguá Hotel e o Nobile Inn, todos muito bem avaliados no Booking.

Você também pode alugar pelo Airbnb. Utilize este voucher para ter 130 reais de desconto na sua primeira reserva.

Dia 2 – Circuito Cultural Praça da Liberdade

Os antigos prédios públicos que abrigaram o Palácio do Governo e Secretarias foram restaurados para receberem lindos museus, quando a sede do governo de Minas foi para a Cidade Administrativa, em 2010. Esses museus foram o Circuito Cultural Praça da Liberdade e dá para ficar o dia inteiro conhecendo alguns dos 12 espaços que o integram. Os meus favoritos são o Memorial Minas Gerais e o Museu das Minas e do Metal, mas claro que você deve escolher aqueles que mais têm a ver com você. Dá para conhecer com calma um deles pela manhã, almoçar e depois conhecer mais dois espaços no período da tarde.

Leia também:

Praça da Liberdade e seu Circuito Cultural: cultura e entretenimento grátis em Belo Horizonte

Visita ao Palácio da Liberdade – antiga sede do governo mineiro

Belo Horizonte: O Museu das Minas e do Metal

Conheça o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Belo Horizonte

Memorial Minas Gerais Vale, museu bem mineirinho na Praça da Liberdade

Como é o Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade

Conheça a Casa Fiat de Cultura, na Praça da Liberdade

Museu Mineiro: pinacoteca, arte sacra e muito mais (e de graça)

A cultura mineira no Centro de Arte Popular – Cemig

Praça da Liberdade

Praça da Liberdade

Onde comer na região da Praça da Liberdade

O CCBB, o Museu das Minas e do Metal e o Memorial Minas Gerais contam com charmosos cafés. Se você quer fast food, o famoso Xodó fica bem na esquina da Praça com a João Pinheiro, e no Gonçalves Dias, para o lado do Memorial Minas Gerais, tem Subway e um self-service, o Assacabrasa. Se você quer uma opção mais mineirinha, a Pão de Queijaria fica a 600 metros da praça e serve pães de queijo maravilhosos, simples ou recheados, que valem por uma refeição.

A Pao de Queijaria

A Pão de Queijaria

Onde ficar na região da Praça da Liberdade/Savassi

Nós já nos hospedamos no Max Savassi, que é um apart hotel maravilhoso, pertinho da Praça da Savassi, no Clan Glass Business Tower e no Radisson Blu Savassi, que inclusive é perfeito para quem vem para shows no Km de Vantagens Hall (antigo BH Hall).

Coladinho na Praça da Liberdade, temos o Ibis Belo Horizonte Liberdade e o Royal Savassi Boutique Hotel. A poucos metros da Praça e também bem próximos à Praça da Savassi, local de grande concentração de restaurantes e barzinhos, temos os hotéis da Rede Promenade: Champagnat, Pancetti e Ianelli. Opções econômicas são o Ibis Belo Horizonte Afonso Pena (que, na verdade, fica na Gonçalves Dias) e, coladinho nele, com entrada pela outra rua, o Ibis Budget Afonso Pena. Mais próximos da Avenida do Contorno, mas ainda na Savassi, estão o Ibis BH Savassi, o eSuites Savassi, o Boulevard Plaza, o Tulip Inn, o My Place Savassi Hotel Boutique e o Holiday Inn. Estes últimos estão a, no máximo, 1300 metros da Praça da Liberdade.

Você também pode alugar pelo Airbnb. Utilize este voucher para ter 130 reais de desconto na sua primeira reserva.

Dia 3 – Parque das Mangabeiras + Praça do Papa + Mercado Central

Comece o dia no Parque das Mangabeiras, que tem ampla área verde. Suba até o Mirante para ter uma linda vista da cidade!

* Em dezembro de 2017, o parque e o mirante estão fechados devido ao surto de febre amarela.

Mirante das Mangabeiras

Mirante das Mangabeiras

Dê uma passada na Praça do Papa e, se estiver de carro, vá até a rua do Amendoim. Desligue o motor, desengrene e solte o freio. Você terá a sensação de que o carro está subindo ao invés de descer, o que pode ser explicado por uma simples ilusão de óptica. Para chegar até a rua do Amendoim, procure por rua Professor Otávio Magalhães, seu nome oficial.

Se já estiver com muita fome, pode almoçar na Avenida dos Bandeirantes. Se aguentar esperar um pouco, pode pegar um táxi ou ônibus que desça a avenida Avenida Afonso Pena para ir até o Mercado Central e almoçar por lá (Há linhas de ônibus que deixam mais próximas, como  4108 ou 9101).

Agende uma visita guiada para conhecer melhor o tradicionalíssimo Mercado Central. Se preferir, perambule por conta própria nos seus muitos corredores.

Leia também: O Mercado Central de Belo Horizonte (e a visita guiada gratuita)

Se ainda der tempo e tiver com pique, vá até a Praça da Estação conhecer o maravilhoso Museu de Artes e Ofícios.

Onde ficar próximo ao Parque das Mangabeiras

O Quality Hotel Afonso Pena tem uma boa localização, de fácil acesso a transporte público.

Uma outra opção é alugar pelo Airbnb. Utilize este voucher para ter 130 reais de desconto na sua primeira reserva.

Onde ficar próximo ao Mercado Central

Há dois hotéis da Rede Ibis bem próximos ao Mercado Central: o Ibis Styles, a dois quarteirões, e o Ibis Budget Minascentro, a três.

Dia 4 – Domingo: Feira Hippie

Se estiver em Beagá em um domingo, não deixe de conhecer a feira de artesanato da Avenida Afonso Pena, nossa Feira Hippie, que reúne mais de 2100 expositores, com variados produtos. Dá para combinar com uma voltinha no Parque Municipal. Se você ainda não conheceu, passe no Museu de Artes e Oficios, que fica a uns 700 metros do começo da feira.

A Feira Hippie é a feira de artesanato dominical de Belo Horizonte, que acontece desde 1969, com mais de 2000 expositores.

Leia também: 9 museus gratuitos em Belo Horizonte

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

O que fazer em Belo Horizonte? Sugestão de roteiro para 3 ou 4 dias.


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

4 comentários em “O que fazer em Belo Horizonte: roteiro para 3 ou 4 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA