Mineiros na Estrada

Viagem ao Peru – dias 7 e 8: Cusco


Depois de me recuperar na canseira do dia anterior, que incluiu Machu Picchu, viagem de trem e viagem de van, acordei disposta para aproveitar meu último dia em Cusco.

Nessa segunda parte da viagem, ficamos em outro hostel, o El Triunfo, pois não conseguimos acomodações em um mesmo lugar para as duas etapas.

Neste post, faremos um resumo de tudo o que fizemos, mas as atrações que merecerem um destaque maior estão detalhadas em outros posts.


Leia também:

Nosso roteiro de 8 dias pelo Peru

Viagem ao Peru: dias 1 e 2 – Passeios leves por Cusco

Viagem ao Peru: dia 3 – Qorikancha e Vale Sagrado (Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq)

Viagem ao Peru: dia 4 – Tour pelo Vale Sagrado (Tipón, Pikillaqta, Rumicolca Andahuaylillas, Huaro, Urcos)

Viagem ao Peru: dia 5 – Vale Sagrado (Chinchero, Maras, Moray, Ollantaytambo)

Tudo o que você precisa saber para organizar uma viagem para Machu Picchu

O que ver e fazer em Machu Picchu

Índice de posts sobre o Peru


Dia 7

Assim que tomei café, já fui bater perna. Comecei pelo Museu de Arte Precolombino, um museu maravilhoso, com mais de 400 objetos, desde 1200 anos antes de Cristo.

Depois, fui ao Museo Arzobispal, pertinho da Pedra dos Doze Ângulos. Esse museu faz parte do Circuito Religioso Arzobispal, ou seja, comprando um único boleto, é possível visitar mais cinco igrejas, além deste próprio museu (Boleto Religioso, que já explicamos aqui no blog). O Museo Arzobispal é muito interessante, tem obras belíssimas e um audioguia bem completo. A gente aproveita bastante a visita.

Jardins do museu. Em seu interior, fotografias são proibidas.

Depois, subi a ruela onde está a Pedra dos Doze Ângulos e caminhei pelo Bairro San Blás. Ali estava acontecendo uma feirinha, mas vários ambulantes fora da feira tentavam insistentemente vender coisas…

Pedra dos 12 ângulos

Fui à Igreja de San Blás, que também integra o Circuito Religioso e também tem audioguia. Muito, muito bacana. Se puder, suba até a torre, pois de lá tem uma vista bem legal. No interior da igreja, não são permitidas fotografias, mas lá do alto, sim.

Vista da torre da igreja

Aproveitando o meu boleto religioso, fui à Catedral, ao Templo del Triunfo e à Sagrada Família, que ficam lado a lado, na Plaza de Armas.

Catedral de Cusco

Lateral da Catedral

Até então, estava sozinha, pois Guto não gosta de museus e igrejas e ficou dormindo no hostel. Terminei meu intensivão museológico e fui buscá-lo para almoçar.

Como era o último dia, fomos a um restaurante mais bacana, o Morena. E foi tão bom, mas tão bom, mas tão bom, que mereceu um post só pra ele.

Após o almoço, fomos ao bairro San Pedro e visitamos o mercado. É bem bagunçado e meio sujinho, mas achei interessante conhecer. Tem de tudo: roupas, flores, grãos, porcos inteiros…

Entrada do Bairro San Pedro | Igreja de Santa Clara e Igreja de São Pedro ao fundo

Itens vendidos no Mercado de Cusco

Descemos pela avenida El Sol até um outro mercado, de artesanato, que é bem mais limpinho, chamado Centro Artesanal. As peças são basicamente as mesmas do San Pedro, mas o preço é ligeiramente melhor. Pechinchamos e conseguimos algum desconto nas lembrancinhas.

O mercado de artesanato é próximo a esse monumento, na Avenida El Sol.

Já estava anoitecendo quando chegamos ao hostel. Descansamos um pouco e fomos para o último jantar em Cusco, já com peninha de ir embora. O escolhido foi o La Bodega.

Vai para o Peru? Não deixe de contratar Seguro Viagem. Comprando com a Seguros Promo você tem 5% de desconto usando o cupom MINEIROS5.

Dia 8

O último dia era só para ir embora mesmo. A gente tomou café correndo, já que precisávamos sair às 6h10 para o aeroporto. O café era às 6h e quando perguntamos no dia anterior se era possível comermos um pão com manteiga e café às 5h45 disseram que não!

Nós pedimos um táxi no hostel e pagamos 15 soles, valor padrão (já tínhamos perguntado ao guia Juan, o nosso guia, e ele disse que era esse o valor de tabela). Se fôssemos para a rua e pegássemos qualquer um por lá, poderíamos conseguir por 10 soles, mas estávamos com o tempo apertado e resolvemos não arriscar. Chegamos ao aeroporto com cerca de 20 minutos.

Leia também: Como foi nosso tour com guia privado pelo Vale Sagrado

E assim nos despedimos de Cusco, um dos lugares que mais gostamos de conhecer!



Booking.com

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: