Mineiros na Estrada

Roteiro de 8 dias em Bonito



Acabamos de voltar da nossa tão esperada viagem para Bonito!!! Foram oito dias na cidade, cheios de atividades maravilhosas e paisagens de encher os olhos! Neste post falaremos sobre como organizamos nosso roteiro e também algumas dicas de logística.

Fizemos as mais variadas atividades: flutuações, grutas, cachoeiras e até atividades de aventura.

Leita também: O que fazer em Bonito: 52 atrativos separados por gênero para você escolher

Em Bonito é preciso agendar os passeios com antecedência por meio das agências de turismo da cidade. Nesta viagem contamos com a Águas Turismo, que cuidou de tudo para nós. A agência fica dentro do Hotel Águas de Bonito, onde nos hospedamos, o que é bem prático. Aliás, fomos muito bem tratados, tanto pelo pessoal da agência, quanto do hotel e recomendamos ambos.

O hotel tem uma baita estrutura e ainda oferece um lanche à tarde, a Merenda Pantaneira, que nos salvava quando chegávamos dos passeios.

Leia também: Hotel Pousada Águas de Bonito: uma hospedagem maravilhosa

Hotel Águas de Bonito

Temos artigos detalhados sobre os atrativos e os links estão neste post. Como os preços sofrem reajuste constantemente, confira diretamente no site oficial da Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região.

Vamos ao roteiro?

Dia 1 – Chegada – Deu ruim

Nesse dia chegaríamos às 13h30 e o plano era ir para o hotel descansar, quem sabe pegar uma piscina, e ir à noite ao Projeto Jiboia. Só que as coisas não saíram como esperado e chegamos somente às 22h. É por isso que você deve ler:

Porque não recomendamos o voo direto da Azul de Campinas para Bonito

Mas já vou comentar sobre o Projeto aqui, já que era aqui que ele entrou no roteiro original.

O Projeto Jiboia é uma ótima maneira de acabar com o medo, muitas vezes infundado, de cobras! O Henrique, idealizador e diretor, explica tudo isso em uma apresentação de, aproximadamente, 90 minutos, o tempo todo com uma cobra no pescoço. No final, todo mundo pode tirar uma foto com uma jiboia.

Leia também: Programa noturno em Bonito: Projeto Jiboia

Dia 2 – Estância Mimosa e Taboa

Acordamos cedinho para o nosso passeio na Estância Mimosa. Nesse dia, fomos de transporte compartilhado, com a empresa EK Turismo. Na Estância fizemos trilha em meio à mata e conhecemos várias cachoeiras.

Leia também: As cachoeiras da Estância Mimosa

Estância Mimosa

Almoçamos por lá uma comida deliciosa e finalizamos com sobremesas com um sabor indescritível. Tinha até pudim de doce de leite, uma verdadeira perdição. Às 14h45 o motorista chegou para nos levar de volta para a cidade.

Chegamos ao hotel um pouco antes da 16h e ainda deu tempo de comer a Merenda Pantaneira e descansar antes de sairmos para outro programa: a Taboa Fábrica de Encantos, onde é produzida a cachaça mais famosa da região. Fica bem pertinho do hotel e fomos a pé.

Leia também: As famosas cachaças e o artesanato da Taboa Fábrica de Encantos, em Bonito

20 cachaças para experimentar na Taboa Fábrica de Encantos

Acabada a visita fomos a pé até a rua principal da cidade, onde jantamos no Taboa Bar. Atendimento simpático, pratos deliciosos e algo curioso e peculiar: todo mundo pode escrever nas mesas, cadeiras, chão e paredes.

Leia também: Onde comer em Bonito: Taboa Bar

Dia 3 – Grutas de São Miguel e Lagoa Azul e flutuação na Nascente Azul

Foi o dia mais intenso. Às 7h a van da EK Turismo nos pegou no hotel. A primeira parada foi nas Grutas de São Miguel.

Leia também: Conheça as Grutas de São Miguel, em Bonito

Grutas de São Miguel

Emendamos com a Gruta do Lago Azul, que fica próxima. Este é o atrativo mais visitado de Bonito.

Leia também: Bonito: A espetacular Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul

Chegamos ao hotel às 12h20 e às 13h outro motorista foi nos pegar para o passeio seguinte, que foi a primeira flutuação que fizemos: a Nascente Azul. (Como foi corrido o intervalo entre nossa chegada das grutas e a saída para a flutuação, pedimos um sanduíche no hotel e fomos comendo no caminho.)

É a mais curta dentre as flutuações de Bonito, mas não é menos interessante. Como o rio é bem tranquilo e o percurso dentro dele é de apenas 300 metros, é recomendada para crianças e para quem não tem muita experiência com água.

Toda a etapa dura cerca de 2h30 (entre trilha, colocação de roupa, explicações, treinamento, flutuação e retorno para a sede da Nascente Azul), mas dá para passar o dia lá, pois há balneário com caiaque, tirolesa e outras atividades.

Leia também: Flutuação na Nascente Azul, em Bonito: águas cristalinas e muitos peixes

Nascente Azul

Para irmos à Nascente Azul contratamos um motorista privado, pois não havia transporte compartilhado disponível para o dia. Como foi a agência que olhou isso para nós, acabamos nos esquecendo de anotar o valor certinho, pois pagamos junto com outras despesas, mas foi algo em torno de R$ 150,00. Ele nos pegou no hotel às 13h e ficou esperando até nossa atividade acabar, por volta das 16h30, nos levando de volta para o hotel. Deixo aqui seu contato para quem precisar: Vanderlei, telefone (67) 9649-1379. 

Tomamos banho rapidinho e pedimos um táxi, que nos cobrou 20 reais para nos levar até o Projeto Jiboia, que foi reagendado. Acabou tarde, por volta das 21h30 e conseguimos uma carona até o centro, onde jantamos no Vício da Gula, que tem lanches e caldos. Maravilhoso!

Leia também: Vício da Gula: lanches deliciosos em Bonito

Dá uma força aí pra gente! Curta nossa página no Facebook!

Dia 4 – Buraco das Araras e flutuação no Rio da Prata

Com o transporte compartilhado da EK Turismo, fomos para o município de Jardim visitar o Buraco das Araras. Trata-se de uma dolina, um enorme buraco, onde habitam dezenas de casais de araras. Dependendo da sorte do grupo, você pode ver um espetáculo visual e auditivo, com muitas aves em revoada – nós fomos privilegiados!

Leia também: Buraco das Araras: passeio contemplativo em Bonito

Buraco das Araras

Depois, fomos para o Recanto Ecológico Rio da Prata, ali perto, para fazer flutuação. O horário do nosso grupo era às 11h e o almoço é só depois da atividade, então, se você for fazer essa dobradinha Buraco das Araras + Rio da Prata, leve lanche na bolsa. A gente já sabia disso, pois o pessoal da Águas Turismo nos informou, daí entre um passeio e outro fizemos uma boquinha.

Leia também: Bonito: Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata

Rio da Prata

Finalizado o passeio, por volta das 15h30, fomos almoçar. A comida estava deliciosa e quentinha. Pode ficar despreocupado porque a cozinha continua produzindo comida nova durante a tarde toda.

À noite, fomos jantar no Juanita, o restaurante número 1 de Bonito, pelo Tripadvisor. E é realmente excepcional!

Leia também: Restaurante Juanita, pratos com peixe, em Bonito

Dia 5 – Lagoa Misteriosa

Voltamos ao Recanto Ecológico Rio da Prata com a EK Transportes, mas, dessa vez, para conhecermos a Lagoa Misteriosa, atrativo que só funciona de meados de maio a meados de outubro. Fizemos flutuação, mas também é possível fazer mergulho com cilindro.

Lagoa Misteriosa

Leia também: Lagoa Misteriosa: uma caverna inundada com águas azuis, em Bonito

Aqui fica uma dica: como nós fomos de transporte compartilhado, teríamos que esperar todo o grupo terminar suas atividades. Alguns fariam Lagoa Misteriosa + Rio da Prata e outros Buraco das Araras + Lagoa Misteriosa ou Rio da Prata, mas sempre terminando mais tarde, como foi com a gente no dia anterior.

Cientes disso, já tínhamos pensado em almoçar e dar uma volta na fazenda, conhecendo a horta, o minhocário e outros espaços, e depois tirando uma soneca no redário, até que desse 16h.

Porém, por coincidência, o Will da Agência Águas Turismo estava lá e nós conseguimos uma carona com ele, voltando mais cedo para o hotel. De quebra, ainda passamos no Parque Ecológico do Rio Formoso e conhecemos o espaço.

Mas, fique sabendo que se você for de transporte compartilhado para essas três atividades (Buraco, Rio da Prata e Lagoa) e for fazer apenas uma no período da manhã, o usual é que você tenha que esperar até por volta das 16h para retornar. Veja isso direitinho com sua agência.

À noite, jantamos no restaurante Encontro das Águas, que fica no hotel Águas de Bonito.

Leia também: Restaurante Encontro das Águas, ótimas refeições em Bonito

Dia 6 – Cachoeiras Serra da Bodoquena

De transporte compartilhado com a Vanzella Transportes, fomos para o município de Bodoquena, a 70 km de Bonito, para conhecer as Cachoeiras Serra da Bodoquena. É um passeio de dia inteiro. Durante a manhã, fizemos uma trilha guiada e visitamos as cachoeiras. Almoçamos lá (comida gostosa!) e durante a tarde os visitantes podem usufruir da estrutura do local (piscina e balneário). Retornamos para Bonito às 16h. Jantamos no restaurante do hotel.

Leia também: Cachoeiras Serra da Bodoquena, passeio próximo a Bonito (MS)

Cachoeiras Serra da Bodoquena

Dia 7 – Arvorismo, boia-cross e quadriciclo

Dia radical! De manhã fomos para o Hotel Cabanas, a 6 km do centro de Bonito, onde tínhamos duas atividades agendadas: arvorismo, às 8h, e boia-cross, às 10h. O arvorismo é superbacana, tem 18 estações de diferentes níveis de dificuldade, entre 4 e 15 metros de altura. No final há duas tirolesas, sendo uma aquática, opcional.

Leia também: Atividades radicais em Bonito: arvorismo e boia-cross no Hotel Cabanas

Eu arrasando no arvorismo. Foto: Nando Molossi/Hotel Cabanas

No Boia-Cross, descemos o rio em boias individuais por 1200 metros, encarando pequenas cachoeiras e corredeiras. Dura, aproximadamente, 40 minutos dentro do rio (mais uns 20 de preparação).

Eu, feliz da vida e tentando controlar o medo no boia-cross. Foto: Nando Molossi/Hotel Cabanas

Voltamos para o hotel, onde almoçamos e descansamos até às 15h30, quando fomos, a pé, para a Trilha Boiadeira, para andar de quadriciclo.

Leia também: Passeio radical de quadriciclo na Trilha Boiadeira, em Bonito

De lá fomos a pé para o centro, onde comemos no Pastel Bonito e depois voltamos para o hotel.

Dia 8 – Curtir o hotel e retorno

Deixamos a manhã do último dia para aproveitar ainda mais o hotel, que tem uma estrutura muito boa! Relaxamos na piscina e no spa!

Relaxando no spa do Hotel Águas de Bonito.

Ainda tivemos uma grande gentileza da Ana Paula da Agência Águas Turismo. Pretendíamos almoçar no hotel antes de irmos para o aeroporto, mas, excepcionalmente, a cozinha estava fechada para faxina naquele dia.

Ana Paula, então, nos levou de carro até o centro para que pudéssemos almoçar e depois nos buscou.

Já tínhamos ficado supergratas, mas, sabendo o que aconteceu conosco depois, durante a viagem de volta, vimos agora o quanto essa gentileza foi útil e providencial, pois só fomos comer um pão às 18h50!

Resumão do roteiro original

Dia 1 – Chegada. Noite no Projeto Jiboia*

Dia 2 – Cachoeiras da Estância Mimosa, com almoço. Retorno à tarde. Noite no Taboa Fábrica de Encantos. Jantar no Taboa Bar.

Dia 3 – Manhã nas Grutas de São Miguel e Gruta do Lago Azul. Tarde na Nascente Azul (flutuação). Jantar no Vício da Gula

Dia 4 -Manhã no Buraco das Araras. Tarde no Recanto Ecológico Rio da Prata (flutuação), com almoço. Jantar do Juanita Restaurante

Dia 5 – Manhã flutuação na Lagoa Misteriosa, com almoço após. Tarde conhecendo e descansando no Recanto Ecológico Rio da Prata*. Jantar no Encontro das Águas.

Dia 6 – Dia inteiro nas Cachoeiras Serra da Bodoquena, com almoço. Jantar no Encontro das Águas.

Dia 7 – Manhã no Hotel Cabanas (arvorismo e baia-cross). Almoço no Encontro das Águas. Tarde com passeio de quadriciclo no Trilha Boiadeiras. Jantar no Pastel Bonito.

Dia 8 – Aproveitar o Hotel Águas de Bonito e retorno.

* Houve mudanças, como vocês viram no texto, mas era essa a ideia.


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:


Nossa viagem a Bonito contou com o apoio e organização da Agência Águas Turismo, Hotel Águas de Bonito e Bonito Convention & Visitors Bureau, além da colaboração de diversos parceiros. Entretanto, temos garantida nossa total liberdade editorial, isto é, tudo o que publicamos aqui reflete a nossa real experiência, independentemente de parcerias. Transparência é nosso compromisso principal com nosso leitor.