Página inicial / Bonito / Flutuação na Nascente Azul, em Bonito: águas cristalinas e muitos peixes

Flutuação na Nascente Azul, em Bonito: águas cristalinas e muitos peixes

A Nascente Azul é a flutuação mais curta de Bonito, mas não é menos interessante: há muitos peixes e rica vegetação subaquática.

As atrações mais famosas em Bonito são as flutuações e, por isso, nós quisemos fazer três! A primeira delas foi a da Nascente Azul, que acontece no Rio Bonito, dentro de uma propriedade particular aberta ao turismo desde 2012, e que está a 33 quilômetros do centro.

Esta flutuação é a mais curta dentre todas as que são oferecidas em Bonito: são apenas 300 metros dentro do rio, o que dá mais ou menos 40 minutos. Mas não pense que por isso ela é menos interessante, não! A água é muito transparente, há muitos peixes e também vegetação aquática, o que deixa a visão maravilhosa! E ainda tem a própria nascente azul, que por si só já valeria o passeio.

Leia também: Roteiro de 8 dias em Bonito

A estrutura do atrativo

A fazenda onde está localizada a Nascente Azul é muito bem cuidada e é tudo muito organizado.

Além da nascente onde acontece a flutuação, há um balneário muito bonito, chamado de Praia da Capela, com cascata, lago, espreguiçadeiras, redário, quadra de vôlei de areia e atividades como tirolesa, corda bamba e caiaque.

Também é possível fazer mergulho em um lago com cerca de cinco metros de profundidade. Tanto quem vai para a flutuação, quanto quem vai para o mergulho pode usufruir de todo o espaço do balneário, mas se você não quiser fazer nenhuma das duas atividades, mas quiser utilizar a Praia da Capela, pode também, pagando um valor menor.

A Nascente Azul é a flutuação mais curta de Bonito, mas não é menos interessante: há muitos peixes e rica vegetação subaquática. A Nascente Azul é a flutuação mais curta de Bonito, mas não é menos interessante: há muitos peixes e rica vegetação subaquática. A Nascente Azul é a flutuação mais curta de Bonito, mas não é menos interessante: há muitos peixes e rica vegetação subaquática.

Como é a flutuação na Nascente Azul

Chegamos uns minutos antes do nosso horário e, após nos apresentarmos na recepção, fomos dar uma volta ali por perto, para vermos o local. Na hora combinada, nosso grupo foi chamado pelo sistema de som – muita organização!

A primeira parte do passeio foi guiada pela Inês, que explicou como funciona a atividade.

Começamos por uma trilha de 300 metros e 55 degraus, já nos deparando com uma cachoeira linda, de tufas calcáreas.

Cachoeira de tufas calcárias na Nascente Azul, em Bonito.

Chegamos ao local onde são entregues os equipamentos: roupas de Neoprene, sandálias tipo crocs, coletes e snorkel. Há vestiários para colocação das roupas e guarda-volumes, onde todos devem deixar todos os seus pertences, exceto máquina subaquática.

A partir daí quem nos acompanhou foi o guia Michael. Percorremos uma trilha de madeira ligeiramente suspensa, por 1400 metros, enquanto Michael foi explicando sobre o local.

Figueira vista na trilha da Nascente Azul, em Bonito.

Figueira vista na trilha

Quase no final da trilha, passamos a ser guiados pela Sara. Andamos uns poucos metros mais e chegamos a um deque, onde acontece um treinamento. Todos aprendem a colocar o snorkel, a controlar a respiração e quais os movimentos devem ser feitos para flutuar e se mexer na água. Depois de todos se sentirem seguros, voltamos para a trilha de madeira e andamos mais um pouquinho em direção ao lugar onde se começa mesmo a flutuação.

Treinamento para flutuação na Nascente Azul

Treinamento

A Nascente Azul é a flutuação mais curta de Bonito, mas não é menos interessante: há muitos peixes e rica vegetação subaquática.

Deque de treinamento

Chegando a este outro deque, quem quiser pode tirar o colete e mergulhar por apneia, usando uma corda como guia, para ver de perto uma fenda que jorra água azul – a Nascente Azul.

A Nascente Azul é a flutuação mais curta de Bonito, mas não é menos interessante: há muitos peixes e rica vegetação subaquática.

Nascente Azul

É lindo e o azul é mesmo incrível!

Depois, começamos a flutuação propriamente dita, percorrendo 300 metros do rio.

E como eu disse lá em cima, tudo muito bonito. Muitos peixes, muita vegetação, água em uma temperatura agradável. Foi maravilhoso!

A Nascente Azul é a flutuação mais curta de Bonito, mas não é menos interessante: há muitos peixes e rica vegetação subaquática.

A Nascente Azul é a flutuação mais curta de Bonito, mas não é menos interessante: há muitos peixes e rica vegetação subaquática.

Toda a atividade dura cerca de 2h30 (entre trilha, colocação de roupa, explicações, treinamento, flutuação e retorno para a sede da Nascente Azul), mas dá para passar o dia lá, utilizando todo o balneário, especialmente se você estiver com crianças.

Nós fomos à tarde, pois foi o único período que teríamos para a atividade. Achamos lindo, encantador e o tempo foi suficiente para fazer a flutuação, que era o que a gente queria, mesmo.

Justamente por ser uma flutuação mais curta, é muito indicada para crianças, que poderiam se cansar de uma atividade com um tempo mais longo dentro do rio. Ainda mais com toda a estrutura do local – dá para a meninada aproveitar bastante.

Quem tem pouca desenvoltura na água ou não sabe nadar também consegue fazer a atividade sem problemas. Quase não há correnteza e é bem tranquilo percorrer os 300 metros. 😉

Informações importantes

  • Há um limite diário de visitantes e também um limite de pessoas por grupo. Por ser o atrativo mais visitado, é bastante concorrido e é preciso agendar o passeio nas agências de turismo de Bonito. Nós fomos com a Águas Turismo.
  • As opções para se chegar lá são: carro alugado, táxi, transporte privado e transporte compartilhado.Para irmos à Nascente Azul contratamos um motorista privado, pois não achamos transporte compartilhado no dia. Nosso motorista, Vanderlei, nos pegou no hotel às 13h e ficou esperando até nossa atividade acabar, por volta das 16h30, nos levando de volta para o hotel. Deixo aqui seu contato para quem precisar: Vanderlei, telefone (67) 9649-1379. Pagamos cerca de R$150,00 (junho de 2017) e poderiam ir até quatro pessoas.
  • Como toda atração em Bonito, o valor da entrada é o mesmo em qualquer agência que você vá. Veja a tabela de preços dos atrativos.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

A Nascente Azul é a flutuação mais curta de Bonito, mas não é menos interessante: há muitos peixes e rica vegetação subaquática.


Nossa viagem a Bonito contou com o apoio e organização da Agência Águas Turismo, Hotel Pousada Águas de Bonito e Bonito Convention & Visitors Bureau, além da colaboração de diversos parceiros. Entretanto, temos garantida nossa total liberdade editorial, isto é, tudo o que publicamos aqui reflete a nossa real experiência, independentemente de parcerias. Transparência é nosso compromisso principal com nosso leitor.

Compartilhe com seus amigos!

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
 

3 comentários em “Flutuação na Nascente Azul, em Bonito: águas cristalinas e muitos peixes

  1. Pingback: Roteiro de 8 dias em Bonito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites
shares

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA