Página inicial / Bonito / Conheça as Grutas de São Miguel, em Bonito

Conheça as Grutas de São Miguel, em Bonito

As Grutas de São Miguel em Bonito, são ricas em formações espeleológicas. É um passeio tranquilo, com pequena caminhada.

O nosso segundo dia em Bonito começou com um passeio nas Grutas de São Miguel. Um pouco depois das 7h a van da EK Turismo passou no Hotel Águas de Bonito para nos pegar e chegamos ao receptivo da gruta antes das 8 horas.

Como ainda faltavam alguns minutos para o horário marcado para o grupo, fomos dar uma volta, procurando um lugar ao sol para nos aquecer, pois fazia muito frio. E aí tivemos uma surpresa muito agradável: dezenas de araras estavam se alimentando ali. Os funcionários disseram que é comum que a primeira turma do dia veja o bando, pois normalmente é a hora que elas vem comer! <3

Araras se alimentando próximo às Grutas São Miguel, em Bonito, Mato Grosso do Sul.

Logo o grupo foi chamado para dar início ao passeio. Fomos orientados a deixar os pertences no guarda-volumes (gratuito) e levar apenas o necessário, para não ficarmos carregando peso à toa.

Leia também:

Roteiro de 8 dias em Bonito

O que fazer em Bonito: 52 atrativos separados por gênero para você escolher

Dicas e informações para organizar uma viagem perfeita para Bonito

Cada um recebeu uma touca descartável e um capacete. Fomos, então, para uma sala onde a guia Regina se apresentou, preenchemos o formulário do seguro e assistimos a um pequeno vídeo institucional, que deve ter uns cinco minutos de duração.

Regina explicou como seria o passeio e distribuiu algumas lanternas. Não há uma para cada pessoa, mas também não é necessário.

O passeio começa com uma trilha suspensa, como uma ponte, na altura da copa das árvores. Essa trilha tem corrimãos e guarda-corpo, sendo bem segura. Há um mirante, onde podemos ver a vegetação de cima – bem bonito.

Trilha suspensa para se chegas às Grutas de São Miguel.Trilha suspensa para se chegas às Grutas de São Miguel. Trilha suspensa para se chegas às Grutas de São Miguel.

Depois, percorremos uma trilha sobre a gruta e paramos em um ponto bem interessante, no qual há uma enorme figueira, com grandes raízes expostas.

Enorme figueira com raízes expostas, na Gruta de São Miguel, em Bonito, Mato Grosso do Sul.

Figueira

Por fim, chegamos, à gruta propriamente dita, e a guia foi explicando sobre as formações encontradas ali: estalactites, estalagmites, colunas, corais, “couve-flor”, cortinas, pérolas, travertinos…

A gruta é bem rica em formações espeleológicas, fazendo um cenário lindo e impressionante.

As Grutas de São Miguel em Bonito, são ricas em formações espeleológicas. É um passeio tranquilo, com pequena caminhada e muita contemplação. As Grutas de São Miguel em Bonito, são ricas em formações espeleológicas. É um passeio tranquilo, com pequena caminhada e muita contemplação. As Grutas de São Miguel em Bonito, são ricas em formações espeleológicas. É um passeio tranquilo, com pequena caminhada e muita contemplação. As Grutas de São Miguel em Bonito, são ricas em formações espeleológicas. É um passeio tranquilo, com pequena caminhada e muita contemplação. As Grutas de São Miguel em Bonito, são ricas em formações espeleológicas. É um passeio tranquilo, com pequena caminhada e muita contemplação. As Grutas de São Miguel em Bonito, são ricas em formações espeleológicas. É um passeio tranquilo, com pequena caminhada e muita contemplação. As Grutas de São Miguel em Bonito, são ricas em formações espeleológicas. É um passeio tranquilo, com pequena caminhada e muita contemplação.

O passeio tem duração total de, aproximadamente, uma hora e meia e é bem tranquilo de se fazer (a não ser que você tenha aflição com grutas), pois andamos apenas 800 metros no total (ida e volta).

Informações importantes

  • Há um limite diário de visitantes e também um limite de pessoas por grupo. É preciso agendar o passeio nas agências de turismo de Bonito. Nós fomos com a Águas Turismo.
  • As Grutas de São Miguel ficam a 18 km do centro de Bonito.
  • As opções para se chegar lá são: carro alugado, táxi, transporte privado e transporte compartilhado, que foi o que usamos, com a EK Turismo.
  • Como toda atração em Bonito, o valor da entrada é o mesmo em qualquer agência que você vá. Veja a tabela de preços dos atrativos.
  • Dá para combinar com o passeio com a Gruta do Lago Azul, pois ficam próximas.
  • O que levar: repelente, máquina fotográfica, agasalho (o interior da gruta é frio). Ir de tênis.

As Grutas de São Miguel em Bonito, são ricas em formações espeleológicas. É um passeio tranquilo, com pequena caminhada e muita contemplação.


Nossa viagem a Bonito contou com o apoio e organização da Agência Águas Turismo, Hotel Pousada Águas de Bonito e Bonito Convention & Visitors Bureau, além da colaboração de diversos parceiros. Entretanto, temos garantida nossa total liberdade editorial, isto é, tudo o que publicamos aqui reflete a nossa real experiência, independentemente de parcerias. Transparência é nosso compromisso principal com nosso leitor.

Compartilhe com seus amigos!

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
 

2 comentários em “Conheça as Grutas de São Miguel, em Bonito

  1. Pingback: Roteiro de 8 dias em Bonito

  2. Pingback: Bonito: A espetacular Gruta do Lago Azul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites
shares

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA