Página inicial / Bonito / Bonito: Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata

Bonito: Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata

A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente.

Flutuações são as atividades mais famosas de Bonito. Isso é fácil de compreender, pois com tantos rios cristalinos, quem seria bobo de não querer aproveitar para dar uma espiadinha na vida subaquática? 😉

Nós fizemos três flutuações. A primeira delas foi a da Nascente Azul, a menor de todas as atividades do gênero em Bonito, mas nem por isso é desinteressante.

Leia também:

Flutuação na Nascente Azul, em Bonito: águas cristalinas e muitos peixes

Lagoa Misteriosa: uma caverna inundada com águas azuis, em Bonito

A segunda foi a do Rio da Prata, a maior das flutuações. Talvez por isso seja a mais disputada, ensejando reserva com antecedência, mesmo em baixa temporada, pois há limites de nove pessoas por grupo e também um limite por dia para realizar a atividade.

Leia também:

Roteiro de 8 dias em Bonito

O que fazer em Bonito: 52 atrativos separados por gênero para você escolher

Dicas e informações para organizar uma viagem perfeita para Bonito

O Rio da Prata é uma propriedade particular, que tem parte de sua área como uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Nacional, localizada no município de Jardim, vizinho a Bonito. Nesta mesma propriedade está um outro atrativo, a Lagoa Misteriosa. Há ainda um terceiro atrativo do mesmo Grupo, a Estância Mimosa, que foi o nosso primeiro passeio na cidade.

Leia também: 

Bonito: As cachoeiras da Estância Mimosa

Algumas pessoas combinam a flutuação no Rio da Prata com a da Lagoa Misteriosa, mas ficamos com medo de ficar muito corrido e cansativo e fizemos diferente. Fomos ao Buraco das Araras de manhãzinha, que é um passeio mais rápido e mais tranquilo de ser feito, e dali partimos para o Rio da Prata, o que foi muito bom, pois deu para aproveitar bastante, sem correria – as propriedades distam 10 quilômetros uma da outra.


Como é a flutuação no Rio da Prata

Logo ao chegarmos à propriedade, somos recepcionados pela equipe do Grupo Rio da Prata e preenchemos um papel do seguro. Nosso grupo seria às 11h, então aproveitamos um tempinho para descansar no redário e também para comermos o lanchinho que havíamos levado. Nosso almoço seria somente após a atividade mas, como o pessoal da agência Águas Turismo havia nos alertado para isso, levamos umas bolachinhas e barrinhas de cereal para tapear a fome.

Redário do Recanto Ecológico Rio da Prata

Redário

Área de descanso no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Área de descanso

Um pouco antes das 11h, nossa guia, a excepcional Maria, veio nos buscar. Primeiro fomos até um ponto onde pegamos as roupas de neoprene, o colete, as botinhas e o snorkel, que estão incluídos no valor do passeio. Guardamos todos os nossos pertences (com exceção das câmeras subaquáticas) nos guarda-volumes, que custavam R$ 2,00.

Uma muda de roupa seca, toalha e chinelos podem ser colocados em um saco plástico que eles fornecem, e que fica sob os cuidados da equipe durante a flutuação. Todo mundo equipado, a Maria mostrou um esquema da propriedade, explicando como seria dividida a atividade.

Primeiramente, fomos em uma camionete com bancos colocados na parte de trás – mas com cintos de segurança – por uma estradinha até o início de uma trilha em meio à mata.

Andamos com calma, enquanto a Maria foi falando um pouco sobre a flora e fauna do local.

Pássaro visto durante a trilha para fazer flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata.

Pássaro visto durante a trilha

Chegamos a um local de treinamento, onde praticamente não há correnteza, e todos aprendem a usar o equipamento, coordenar movimentos para flutuar e se virar para descansar, caso seja necessário.

Área de treinamento para flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Eu e mamãe, um pouco antes do treinamento

A flutuação

Logo começamos a flutuação propriamente dita que acontece no Rio Olho d’Água, sempre acompanhados pela Maria, que vai o tempo todo dentro do rio. A Maria foi muito paciente, orientou e acompanhou os que tinham mais dificuldade para que todos tivessem a oportunidade de ter as mais belas visões no fundo do rio! Ela foi excepcional e maravilhosa!

Quem não tem muito costume com água pode ficar tranquilo porque a correnteza é bem suave. A água é incrivelmente transparente e nós vimos muitos cardumes de espécies variadas.  Desculpem, mas aí vai uma surra de fotos:

A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente. A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente.A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente.A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente.A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente.

Em determinado momento, após percorrermos uns 800 metros de rio e antes de chegarmos a um trecho com corredeiras, todos saímos da água e fizemos outra pequena trilha. Então, voltamos para o rio e tivemos mais 600 metros de maravilhosas experiências.

A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente.A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente.A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente.A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente. A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente.

Mais uma pequena trilha a pé e fomos para mais um trecho de flutuação e aí avistamos os “vulcões”, nascentes de água que borbulham. Quem sabe nadar pode tirar os coletes e mergulhar por apneia para ver mais de pertinho. Mas, a água é tão cristalina que mesmo flutuando dá para ver perfeitamente o fundo do rio.

"Vulcões", as nascentes vistas durante a flutuação no Rio da Prata, em Bonito. (MS).

“Vulcões”, as nascentes vistas durante a flutuação

Quando o Rio Olho d’Água se encontra com o Rio da Prata percebemos claramente a diferença entre eles. A água passa a ser gelada e a visibilidade é praticamente zero. O grupo pode escolher terminar flutuando no Rio da Prata ou terminar por um pequena trilha. Como estava MUITO frio e ninguém conseguia ver nada – tanto que estávamos todos descendo o rio com a cabeça para fora da água – optamos por terminar a pé, mesmo.

Finalizamos o passeio em um deck, onde retiramos o equipamento e pegamos a roupa seca e toalhas que havíamos entregado à equipe, no saco plástico, antes do passeio começar. Neste ponto, não há vestiário, mas há uma construção de madeira, com portinhas, tipo umas cabines, para tirarmos a roupa de neoprene.

Dá uma olhadinha nesse resuminho da flutuação:

O almoço

Pegamos a camionete de volta à sede, onde chegamos por volta das 15h30. Quem quiser, pode tomar banho nos vestiários e almoçar (pago à parte). A comida estava deliciosa e quentinha. Pode ficar despreocupado porque a cozinha continua produzindo comida nova durante a tarde toda. A comida estava saborosíssima, muito, muito boa, mesmo! E ainda tem sobremesas, tudo feito ali mesmo, novinho, maravilhoso!

Almoço caseiro preparado para os visitantes do Recanto Ecológico Rio da Prata, em Bonito (MS).

Almoço caseiro

Sobremesas preparadas no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Bonito (MS).

Sobremesas

Ainda vimos os papagaios que ficam soltos por ali tentando dividir a comida com os visitantes! São mansinhos, ficam até pedindo um cafuné…

Papagaios ficam soltos no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Bonito (MS).

Informações importantes

  • Outras atividades oferecidas no Recanto Ecológico Rio da Prata: passeio a cavalo, mergulho com cilindro, observação de aves.
  • Idade mínima para fazer flutuação: 8 anos.
  • Alguns tipos de barba/bigode podem atrapalhar a vedação do snorkel.
  • No total, caminha-se cerca de 3 km e percorre-se 2 km dentro do rio Olho d’Água.
  • O passeio completo dura em torno de 4 horas (trilhas, treinamento, flutuação).
  • É proibido o uso de repelentes, protetor solar, perfumes e outros produtos químicos antes de entrar na nascente, para não contaminar a água.
  • Há câmeras GoPro para alugar.
  • Há um limite diário de visitantes e também um limite de pessoas por grupo (9). É preciso agendar o passeio nas agências de turismo de Bonito. Nós fomos com a Águas Turismo.
  • O Rio da Prata fica a 50 km de Bonito, já no município de Jardim. As opções para se chegar lá são: carro alugado, táxi, transporte privado e transporte compartilhado, que foi o que usamos, com a EK Turismo.
  • Fica no mesmo lugar da Lagoa Misteriosa. Se você tiver pique, pode fazer os dois no mesmo dia (mas é cansativo). Se quiser algo mais leve, pode fazer como nós e fazer Lagoa da Prata com Buraco das Araras, que fica próximo.
  • Como toda atração em Bonito, o valor da entrada é o mesmo em qualquer agência que você vá. Veja a tabela de preços dos atrativos, bem como o valor do almoço.
  • Mais informações no site oficial: riodaprata.com.br

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

A flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata é a mais extensa de Bonito, no Mato Grosso do Sul. A água tem tempertarura agradável e é bem transparente. Bonito é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.


Nossa viagem a Bonito contou com o apoio e organização da Agência Águas Turismo, Hotel Pousada Águas de Bonito e Bonito Convention & Visitors Bureau, além da colaboração de diversos parceiros. Entretanto, temos garantida nossa total liberdade editorial, isto é, tudo o que publicamos aqui reflete a nossa real experiência, independentemente de parcerias. Transparência é nosso compromisso principal com nosso leitor.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

3 comentários em “Bonito: Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata

  1. Pingback: Roteiro de 8 dias em Bonito

  2. Pingback: O que fazer em Bonito: 52 atrativos separados por gênero para você escolher

  3. Pingback: Flutuação na Nascente Azul, em Bonito: águas cristalinas e muitos peixes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA