Mineiros na Estrada

Onde comer barato em Cusco: restaurantes com menu turístico


Viajar para Cusco e Machu Picchu não é barato. O boleto turístico é caro, a passagem de trem é cara, o ingresso para Machu Picchu é caro… Isso só para começar e esses são os itens obrigatórios. Então, se você precisa economizar, tem que ser nos itens “não-obrigatórios”, como um hotel mais em conta e restaurantes menos badalados.

Quanto a hotéis, nós temos duas experiências para relatar: o Inti Wasi, que ficamos na primeira parte da viagem, e o El Triunfo, que ficamos após voltar de Machu Picchu.

Quanto a restaurantes, nós tivemos várias experiências com menus econômicos, chamados de menus turísticos e é isso que vamos explicar para vocês neste post.


Leia também:

Nosso roteiro de 8 dias pelo Peru

Tudo o que você precisa saber para organizar uma viagem para Machu Picchu

Mal de altitude – quase inevitável, mas dá para aliviar

Viagem ao Peru: dias 1 e 2 – Passeios leves por Cusco

Viagem ao Peru: dia 3 – Qorikancha e Vale Sagrado (Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq)

Viagem ao Peru: dia 4 – Tour pelo Vale Sagrado (Tipón, Pikillaqta, Rumicolca Andahuaylillas, Huaro, Urcos)

Viagem ao Peru: dia 5 – Vale Sagrado (Chinchero, Maras, Moray, Ollantaytambo)

Viagem ao Peru: dia 6 – O que ver e fazer em Machu Picchu

Viagem ao Peru – dias 7 e 8: Cusco

Índice de posts sobre o Peru


O que é menu turístico

Menu turístico é como eles chamam um combo de entrada + prato principal + bebida por um precinho mais camarada, geralmente mais barato que um prato principal sozinho. Em alguns restaurantes, o menu turístico engloba a sobremesa. Em outros, você pode escolher entre sobremesa e bebida.

O comum são umas quatro opções para cada categoria (exemplo: quatro opções de entrada, quatro de prato principal e quatro bebidas que, normalmente, são água, refrigerante, limonada e chicha morada, uma bebida típica feita com milho roxo).

Você só precisa fica atento a uma coisa: é bem comum que funcionários dos restaurantes fiquem nas portas laçando clientes, oferecendo o menu turístico. Quando a gente entra e se senta, eles trazem o menu normal, aí a gente tem que solicitar o turístico!

Os pratos são simples e vêm em quantidade que não se desperdiça. Guto e eu comíamos a entrada e o prato principal e ficávamos satisfeitos, mas nunca sobrou comida. Para não ficar tão restrito às poucas opções dos menus turísticos, você pode fazer como a gente: escolher alguns dias para investir mais e ir a restaurantes melhores. Um deles já relatamos aqui, no nosso primeiro dia de tour pelo Vale Sagrado, entre as visitas a Tambomachay e Písaq. Outros lugares melhores que comemos, que não eram com menu turístico foram o Morena Peruvian Kitchen, o La Bodega 138 e o Fuego, Burgers & Barbecue.

Abaixo, nossas experiências em cada um dos restaurantes econômicos. Os preços são de maio de 2016.

Emperador

O menu turístico era entrada + prato principal + bebida + sobremesa por 25 soles.

De entrada, pedimos milho doce com queijo. Era um milho diferente, esbranquiçado, enorme e delicioso! Como prato principal, Guto pediu pollo a la plancha com batatas fritas e salada e gostou.

Eu pedi lomo salteado e também gostei. Como bebidas, pedimos refrigerante. Foi aqui que provei Inka Cola pela primeira vez – e adorei! Se você gosta de refrigerantes doces, vai gostar também.

Agora, a sobremesa foi de lascar. A única opção disponível era torta de chocolate, embora no menu houvesse outras duas. Na verdade, a torta era um bolo, com muitíssimo rum e a fatia era fina como um guardanapo. Menos mal, porque foi difícil engolir.

A comida chegou até rápido. O que demorou foi a vinda da sobremesa. Depois, aguardamos muito tempo para fechar a contar e, como não veio ninguém, fomos ao balcão.

Se puder escolher, as mesas do lado de dentro são mais tranquilas. As de fora são muito próximas umas das outras e ambulantes interrompem o almoço todo o tempo.
Endereço: Calle Escribanos 177 | Plaza Regocijo, Cusco

Decoração no Emperador

Emperador

Cholos Grill

Entrada + prato principal + sobremesa OU bebida por 25 soles.

De entrada, pedimos creme de milho, que estava gostosinho, mas parece ser industrializado.

Guto pediu frango a la placha com legumes cozidos que ele gostou bastante. Eu pedi lomo salteado com batatas fritas. A carne estava muito saborosa, mas as batatas estavam duras.

De bebida, pedi uma chincha morada, que é um suco de milho roxo. Não achei a coisa mais gostosa do mundo, mas achei interessante experimentar.

Creme de milho

Cerveja peruana: Cusqueña

Andean Grill

Na porta, havia uma placa indicando que o menu turístico era 20 soles por entrada + prato principal + sobremesa + bebida. Isso também estava indicado em um cartão de visitas que recebemos na Plaza de Armas. Quando entramos e nos sentamos, o garçom disse que o menu era 25 soles e que o de 20 era sem sobremesa. Argumentamos que não era isso que estava escrito, mostramos o cartão e ele disse que “faria” por 20. Gente boa, né?

Andean Grill

Antes da entrada chegar, veio um petisquinho:

Milho gigante

Guto pediu batata com alguma coisa, como entrada, e ají de galinha, como prato principal. O prato é bem bonito, a batata estava gostosa, mas o molho é frio e isso o Guto não gostou. O ají estava bom, mas era muito molho para pouca galinha.

Entrada

Prato principal

Eu pedi um creme de milho, que estava gostoso, embora também parecesse industrializado, e lomo a la placha, que estava razoável, mas as batatas fritas estavam frias e murchas.

Creme de milho

O sofrível foi a sobremesa, de novo. A única opção era panqueca que chocolate, que era uma massinha muito das sem-vergonhas com aquelas coberturas usadas em sorvete. Muito ruim, só consegui dar uma garfada.

Panqueca

Plus

Não comemos menu turístico, para variar um pouco, mas pedimos eu um espaguete à bolonhesa e o Guto, uma lasanha.  Cada uma era basicamente o preço do menu turístico. Embora o restaurante seja bonito e com uma vista linda da Plaza de Armas, a comida não foi boa. O meu macarrão estava cru e a lasanha do Guto parecia lasanha congelada.

Plus


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: