Página inicial / Belfast / Onde ficar em Belfast: ETAP Hotel

Onde ficar em Belfast: ETAP Hotel

Review do Hotel ETAP Belfast, uma opção de hospedagem muito bem loalizada em Belfast, na Irlanda do Norte.

Uma das coisas que levamos em consideração ao escolher nossa hospedagem em Belfast, na Irlanda do Norte, foi, além do preço (é claro), a localização. Como iríamos de ônibus, seria conveniente para nós que a hospedagem ficasse localizada próxima à rodoviária, assim não precisaríamos utilizar outro transporte (táxi ou ônibus coletivo). Além disso, era muito importante que o hotel não ficasse muito longe de alguns pontos turísticos que visitaríamos, como o  Titanic Experience, por exemplo. Sendo assim, optamos por nos hospedar no ETAP Belfast, um hotel que pertence à Rede Accor e tem nota 7,8 no Booking.



Booking.com

Apesar da diferença no nome, o hotel nada mais é do que um Ibis Budget (que já conhecíamos bem, pois foi nossa opção de hospedagem por duas vezes em São Paulo, na Consolação e no Paraíso, em Curitiba e em Porto Alegre). Vou contar para vocês quais foram as nossas impressões.

Área comum do hotel. Ali ao fundo, onde estão aquelas pessoas, é um pub, que não pertence ao hotel.

Quarto

Padrão Ibis Budget, como já dito. Em relação ao tamanho, nenhuma novidade. Por não serem muito espaçosos, são ideais para estadias menores, como foi o nosso caso. 

Quem conhece os hotéis Ibis Budget no Brasil sabe que alguns deles possuem uma cama de solteiro suspensa sobre uma cama de casal. Apesar da sensação claustrofóbica que essa cama suspensa causa, acaba sendo útil para deixar alguns objetos lá. No nosso quarto não havia essa cama.

Logo quando você entra no quarto, à esquerda tem uma portinha onde fica a privada. A iluminação funciona com sensor de presença, ou seja, se tem alguém lá dentro fazendo algum servicinho, ela fica acesa. Caso contrário, ela apaga.

No mesmo ambiente do quarto, também à esquerda de quem entra, fica a pia, com uma pequena prateleira embaixo, e o espelho. Desse mesmo lado fica o compartimento do box, cuja porta também sai no quarto, ao lado da cama. Então, devido a essa separação dos compartimentos do banheiro, se houver três pessoas no quarto, fica mais ou menos assim: uma está na privada, enquanto a outra está escovando os dentes e a outra está tomando banho.

São disponibilizadas apenas toalhas de banho, ou seja, deixe o rosto molhado até secar naturalmente, ou então conte pra ele que a toalha que você passou no bumbum está limpa. Simples assim. Se quiser que as toalhas sejam trocadas no horário da arrumação do quarto, deixe-as no chão. “Mas isso não vai sujá-las?” Vai, mas se você deixá-las penduradas elas não serão trocadas.

Bem, algum tempo atrás os hotéis costumavam trocar as toalhas todos os dias, ou seja, os hóspedes não precisavam solicitar esse serviço. Hoje em dia, muitos deles só trocam se os hóspedes pedem (no caso, pedir é deixar a toalha no chão). A ideia implícita é a de que não é preciso trocar as toalhas todos os dias (nem na casa da gente fazemos isso), então vamos economizar água e poluir menos os rios com os resíduos de detergentes utilizados nas lavagens. Beleza, eu concordo que é bobagem trocar as toalhas todos os dias. Mas confesso que às vezes fico me perguntando qual é a lógica do quem vem a seguir: por que deixar as toalhas no chão? Não seria melhor deixá-las penduradas em um local específico? O chão é supostamente um local sujo, e uma toalha muito suja vai demandar mais detergente para limpá-la, certo? E como fica a situação do meio ambiente? Sustento esse meu questionamento ainda mais agora, depois que ficamos hospedados no ETAP em Belfast. Toda hora que a gente saía do quarto, via uma pilha de toalhas que alguém tinha deixado no chão, só que do lado de fora do quarto, bem no corredor. Além do que, na minha opinião, não é nada agradável ficar andando pelos corredores e vendo pilhas de toalhas sujas no chão.

Retornando dos meus devaneios, vamos falar um pouco mais do quarto. A cama de casal tinha um tamanho adequado e era confortável. Havia dois travesseiros para cada um de nós. Além disso, tinha lençol e edredom. Outra coisa interessante é que o quarto tem ar condicionado. Provavelmente ele é pouco utilizado, mas em dias quentes como os de junho de 2018, com temperaturas beirando os 30 graus, não seria uma má ideia utilizar esse aparelho. Fato é que, com essas condições, ninguém precisa passar nem frio e nem calor no quarto.

Ao lado da cama havia um bagageiro, um pequeno cabideiro e também uma mesinha com tomadas. Acima da mesinha, uma TV de tamanho médio, com canais básicos disponíveis. Ah, e não há frigobar nem telefone no quarto (normal para padrão Ibis Budget). Mas, para mim, o mais interessante do quarto foi a iluminação: Além da luz principal e das pequenas luzes que ficam nos dois lados da cama, havia um LED de meia luz, embutido na parede, que circundava todo o quarto. Bobagem, eu sei, mas achei aconchegante e relevante, por isso estou destacando esse ponto positivo.

Review do Hotel ETAP Belfast, uma opção de hospedagem muito bem localizada em Belfast, na Irlanda do Norte.

Na porta de vidro fica o chuveiro e na outra porta, a privada.

Review do Hotel ETAP Belfast, uma opção de hospedagem muito bem localizada em Belfast, na Irlanda do Norte.

Limpeza

A limpeza… Bom, vamos lá. No primeiro dia, sequer retiraram o lixo que estava depositado na lixeira do quarto. A cama parece que tinha sido feita por uma criança de três anos que não sabe estender um lençol. Serviço mal feito, mesmo. No segundo dia, colocamos as toalhas e a lixeira em um local bem visível, aí retiraram o lixo e também trocaram as toalhas. E a cama estava bem feitinha. No terceiro dia, estávamos sem paciência, então vimos um funcionário da limpeza e nós mesmos trocamos o lixo e pedimos toalhas novas, porque já eram quase 16h, a gente tinha acabado de chegar da rua e queria tomar banho.

Ainda falando sobre a limpeza, de modo geral os corredores (pelo menos os do nosso andar), não estavam limpos. Além das toalhas esparramadas pelo chão, muitos hóspedes deixavam restos de comida e lixo nas portas dos quartos. Tudo bem que isso facilita o trabalho do pessoal da limpeza, mas deixa o ambiente desagradável, porque não fica uma pessoa por conta de recolher lixos e toalhas das portas dos quartos. E, pra finalizar sobre a limpeza, vimos alguns copos descartáveis usados deixados próximos ao elevador durante dois dias e ninguém apareceu lá para recolhê-los. Falta de educação de quem largou esses copos lá e falta de um trabalho de limpeza mais cuidadoso por parte do hotel.

Localização

Excelente. Próximo à rodoviária de Belfast (8 minutos de caminhada) e também do centro da cidade, ideal para quem quer fazer bastante coisa a pé. Como já relatamos em outros posts, fomos ao Titanic Experience/SS Nomadic e à Crumlim Gaol a pé. Além disso, se você quiser fazer o City Tour Hop on Hop off, tem uma parada do ônibus na porta do hotel – bom demais. Além disso, nos arredores há vários restaurantes e pubs.

Review do Hotel ETAP Belfast, uma opção de hospedagem muito bem localizada em Belfast, na Irlanda do Norte.

Fachada do hotel

Atendimento

Muito atencioso e cordial. Quando fizemos o check in online, solicitamos que, em vez de ficar em um quarto com duas camas de solteiro (única opção que estava disponível online), ficássemos em uma com cama de casal – e fomos atendidos.

Café da Manhã

Pago à parte. Não temos o que reclamar da fartura. Bolos, pães, frios, frutas, ovos cozidos, chás, suco, café, chocolate quente, iogurte, cereais, geleias, Nutella… Além de sanduicheiras e torradeiras disponíveis. O pessoal trabalhava o tempo todo para repor tudo. E o salão onde é servido o café é bem bonito, moderno e amplo. Gostamos muito!

Uma observação sobre o café da manhã: nós pagamos à parte, mas ninguém conferiu nenhuma informação nossa ou perguntou qual era o nosso quarto nos momentos em que fazíamos as refeições. Para mim, isso mostra, em termos práticos, como – em tese – funcionam as coisas por lá: a ideia é que uma pessoa só irá tomar o café da manhã se tiver pago por isso, ou seja, não é necessário fiscalizar ninguém.

Review do Hotel ETAP Belfast, uma opção de hospedagem muito bem localizada em Belfast, na Irlanda do Norte.

Café da manhã

Review do Hotel ETAP Belfast, uma opção de hospedagem muito bem localizada em Belfast, na Irlanda do Norte.

Frios, iogurte, ovos e pães

Wi-fi

Até que funcionou, mas a velocidade não era lá essas coisas.


Leia também:

Roteiro de 3 ou 4 dias em Belfast

A história do navio mais famoso do mundo no Titanic Experience, em Belfast

8 curiosidades sobre o SS Nomadic, a irmã menor do Titanic

Visita a Crumlin Road Gaol, temível prisão na Irlanda do Norte

Vale a pena usar o Hop On Hop Off em Belfast?

Irlanda do Norte: tour pelos cenários de Game of Thrones, Calçada dos Gigantes e Carrick-a-Rede


Estacionamento

Disponível. Não obtive informações nem no site oficial e nem no booking sobre valores, o que pode ser um indicativo de que não precisa pagar nada à parte. Contudo, vale a pena verificar direitinho na hora da reserva e, também, do check in.

Outras comodidades

Há uma pequena lojinha na recepção, com geladeiras cheias de sanduíches e comida congelada, além de umas prateleiras com snacks. As máquinas que servem café, chocolate quente e suco funcionam o dia todo, mas o consumo desses produtos fora do horário do café da manhã é pago à parte.

Outra coisa, no site da Accor, diz que esse hotel aceita animais de estimação, mas é necessário pagar 6€.

Reserva

Pelo Booking. O site não cobra taxa de reserva e permite cancelamento gratuito, na maioria dos casos. Caso você opte por usar esse sistema, utilize os links do nosso site. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma comissão. É pouquinho, mas já ajuda a gente a manter o site.

Forma de pagamento

Dinheiro (libras esterlinas) ou cartão

Check-in e check-out

A partir das 14h e até 12h, respectivamente. O valor integral da estadia é quitado no momento do check in. O hotel disponibiliza uma facilidade de check in online, o que facilita bastante. Quando chegamos ao hotel, sequer checaram nossos documentos, só perguntaram nossos nomes. Bem, como o café da manhã é pago à parte, também é preciso acertar antecipadamente, uma vez que na hora do check out você só entrega as chaves do quarto e vai embora feliz.  

No geral

Tirando a questão da limpeza, que realmente ficou a desejar, nós gostamos e voltaríamos a nos hospedar lá. O quarto é apertadinho e simples (nenhuma surpresa, pois isso é padrão, e já sabíamos disso antecipadamente), mas confortável.

ETAP Belfast

35 Dublin Road – BT2 7HE – Belfast – United Kingdom
Site oficial

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Review do Hotel ETAP Belfast, uma opção de hospedagem muito bem localizada em Belfast, na Irlanda do Norte.

Salvar



Booking.com

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA