Mineiros na Estrada

Lisboa: Como é visitar o Castelo de São Jorge



Um dos pontos mais visitados em Lisboa é o Castelo de São Jorge. Situado em uma área bem elevada, se destaca na paisagem e pode ser visto de vários pontos da cidade. Neste post vamos falar como um passeio por lá é um programa muito agradável e praticamente imperdível se você vai visitar a capital portuguesa.

Construído pelos muçulmanos no século XI, funcionava principalmente como defesa da elite que vivia na cidadela em torno do castelo. Essas casas, ou melhor, suas ruínas, podem ser vistas no sítio arqueológico que faz parte do complexo do castelo. Do ano 1147 até o século XVI, as construções muçulmanas foram adaptadas para receber os reis e a corte.

Castelo de São Jorge visto do Miradouro São Pedro de Alcântara

Em 1580, com a União Ibérica, o castelo passou a ter uma função mais militar, e assim permaneceu até o século XX. Porém, em 1755 houve um terremoto que demandou uma posterior substancial reconstrução, a qual encobriu muitas das ruínas.

Somente entre os anos de 1938 e 1940 ocorreram grandes obras de restauro e foram encontrados vestígios das primeiras construções. Hoje, o castelo em si e as áreas ao redor são abertas ao público.


Leia também:


Sabia que o Seguro Viagem é altamente recomendável para viajar para a Europa?
Cote aqui e viaje protegido. Use o cupom MINEIROS5 para ter 5% de desconto.

O que ver no Castelo de São Jorge

Para chegar ao Castelo, pegamos o elétrico (bonde) número 28 e descemos no Largo Portas do Sol. Dali foi uma pequena caminhada. A propósito, já contamos todos os detalhes sobre este dia no post:

O que fazer no centro histórico de Lisboa: roteiro com mapa

Na área do castelo, há várias atrações, todas incluídas no valor do ingresso:

Castelo

No Castelo propriamente dito ainda estão preservadas 11 torres e é possível subir em algumas delas. Também se pode caminhar sobre as muralhas, o que nos permite observar Lisboa de vários ângulos. Tome cuidado tanto ao caminhar na muralha, quanto ao subir e descer escadas. Em alguns pontos não há guarda-corpo nem corrimão.

Cuidado ao caminhar sobre a muralha

Sítio Arqueológico

Escavações descobriram vestígios de três épocas distintas: século VII a.C.; zona residencial muçulmana, da época da construção do castelo, no século XI; e ruínas da residência real da cidadela destruída no terremoto de 1775.

Sítio Arqueológico

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Exposição Permanente

Um pequeno museu expõe objetos encontrados no Sítio Arqueológico. O acervo engloba achados do século VII aC ao século XVIII, mas a maior parte é do período islâmico (séculos XI e XII).

Exposição Permanente

Câmara Obscura

Nesta exposição podemos ver a cidade em tempo real, por meio de um sistema de lentes e espelhos. Programe-se direitinho, pois as visitas são guiadas e em poucos horários. Nós não sabíamos dessa informação e acabou que não visitamos, porque deixamos por último e a próxima sessão seria dali a duas horas. Sugiro que você vá verificar a programação da Câmara, que varia de acordo com as condições meteorológicas, assim que chegar ao castelo.

Miradouro

O ponto forte do castelo, na minha opinião, é o mirante. A vista que se tem da cidade é magnífica! Podemos ver desde a Praça do Comércio, passando pela rua Augusta, o Elevador de Santa Justa, a Praça da Figueira e muitos outros pontos. Claro que o rio Tejo está presente na paisagem, com a famosa ponte 25 de abril ao fundo.

Vista do Castelo de São Jorge: Praça do Comércio e, ao fundo, Ponte 25 de Abril

Quer saber o que mais fizemos em Lisboa? Então, não deixe de ler:

O que fazer em Lisboa: roteiro para 4 dias

Castelo de São Jorge

Horário de funcionamento e valores atualizados no site oficial

Talvez você também goste das seguintes atrações:

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: