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Como é voar com a South African Airways


Duas companhias aéreas oferecem, atualmente, vosso diretos entre Brasil e África do Sul: a Latam e a South African Airways. Neste post iremos relatar como foi nossa experiência voando com a South African Airways.

Nossa escolha por esta companhia se deu exclusivamente pelo quesito preço. Aproveitamos uma ótima promoção e compramos nossas passagens. Os trechos foram os seguintes:

  • BH → São Paulo → Joanesburgo → Cidade do Cabo;
  • Cidade do Cabo → Joanesburgo;
  • Joanesburgo → São Paulo → BH.

A South African Airways conta com voos diários entre Guarulhos e Joanesburgo e entre Joanesburgo e Guarulhos. O voo de ida parte às 18h, horário local e chega em Joanesburgo às 7h25, horário local. São  8 horas e 25 minutos de voo.

Já o voo da volta tem 10 horas e 35 minutos de duração. Sai de Joanesburgo às 10h55, horário local e chega em Guarulhos às 16h30, horário local.

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Voo entre Belo Horizonte e São Paulo

A primeira parte da viagem, entre Belo Horizonte e São Paulo, foi com a Latam. Ao chegarmos ao aeroporto de Confins para o despacho das bagagens, a funcionária da companhia pediu para ver o Certificado Internacional de Vacinação, já que a vacina de febre amarela é obrigatória para quem viaja para a África do Sul.

Só conseguimos voos para Congonhas, pois as conexões para Guarulhos estavam cerca de 500 reais mais caras! Felizmente, existe um ônibus gratuito entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos. No próximo post vamos explicar como funciona esse serviço.

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Voo entre Guarulhos e Joanesburgo

Em Guarulhos, o check-in e o embarque da South African Airways funcionam no terminal 2. Já havíamos feito o check-in e reservado os assentos online. Quando fomos despachar as malas, a funcionária da South African novamente pediu para verificar os certificados de vacinação.

O embarque começou uma hora antes do voo, ou seja, às 17 horas. Foi rápido e tranquilo.

Na ida fomos em um Airbus 320-200. A configuração da classe econômica é 2-4-2, muito melhor que o 3-4-3 de muitas companhias. O voo saiu, pontualmente, às 18h.

voo south african airways

A grande maioria dos anúncios foi feita apenas em inglês e em um outro idioma africano. Poucas coisas foram ditas em português com sotaque europeu: anúncios resumidos da decolagem e aterrissagem, sobre vendas de produtos do free shop e o resumo do cardápio do jantar. Uma coisa muito engraçada é que eles enfatizam bastante que é proibido deitar no chão do avião. Deve ser algo que acontece com frequência.

Quanto ao atendimento, os comissários com quem tivemos contato foram educados, mas não falavam português, exceto algumas palavras relacionadas a cardápio, como carne, frango e suco.

Alimentação

No voo da ida, que foi noturno, foi servido jantar, bem no começo do voo, e café da manhã, antes do pouso.

No jantar, havia três opções: uma com carne, outra com frango e uma vegetariana. Guto pediu a opção com frango e eu, a vegetariana, que era uma massa com legumes, queijo e molho de tomate. Estavam bem gostosos. Na bandeja veio também pãozinho, queijo, manteiga, salada e um bolinho de sobremesa. Algo que chamou atenção foi o fato de os talheres serem de metal, mesmo na classe econômica.

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Jantar no voo de ida

Como opção de bebidas, havia água, três sabores de suco, quatro ou cinco sabores de refrigerante, e algumas bebidas alcoólicas, incluindo amarula. Após o jantar, os comissários passam oferecendo bebidas frias novamente e também café e chá.

O café da manhã foi servido faltando uma hora e meia para o pouso. Havia a opção quente que era ovos mexidos com salsicha, e a opção fria que era pão com dois tipos de queijo, presunto e peito de peru. Veio também uma vasilhinha com frutas, biscoito água e sal, queijo processado e geleia. Como bebidas água, suco, café, chá e leite.

As bebidas ficaram disponíveis durante todo o voo, bastando apenas solicitar a um comissário.

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Café da manhã no voo de ida

Kit amenidades e opções de entretenimento

Logo que entramos no avião já estava disponível sobre cada assento uma embalagem com cobertor, travesseiro e fone de ouvido e uma outra embalagem menor com escova de dentes, creme dental, máscara de olhos e meias compridas.

voo south african airways

Cada poltrona possui um televisor com opções de filmes e séries, musicais, shows, documentários, jogos e o mapa de voo. Embora o catálogo de filmes seja bem satisfatório, com vários títulos bem recentes, não há opção de legendas em português nem em inglês, e havia apenas umas cinco opções de filmes dublados em português. Um ponto ultra negativo é que a aeronave não conta com tomadas ou carregador USB, pelo menos não na classe econômica. Já tinha até baixado umas séries na Netflix, mas nem pude ver, pois não poderia arriscar ficar sem bateria.

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Todas as poltronas contam com tela de entretenimento

Chegada ao aeroporto de Joanesburgo e imigração

Ao chegarmos ao aeroporto de Joanesburgo foi necessário passar pela imigração, retirar as malas e fazer o re-check-in. Logo que saímos do avião (ali na porta do avião mesmo), havia dois agentes abordando alguns passageiros e olhando seus passaportes de forma aleatória. Caminhamos por um corredor e, na saída desse corredor para o saguão, havia dois agentes que verificavam os passaportes de todos os passageiros. 

Depois, em um saguão, outro agente nos perguntou de onde éramos, se estávamos ali a turismo e nos pediu para colocar as nossas mochilas em uma esteira de raio-x. Continuamos andando e chegamos aos guichês de imigração. Havia uma pequena fila. Guto e eu fomos juntos ao guichê e entregamos o nosso passaporte juntamente com certificado de vacinação. O oficial não conferiu o certificado e não nos fez pergunta alguma, apenas carimbou o passaporte.

Em seguida fomos para a esteira pegar as bagagens e, então, precisamos passar pelo balcão chamado re-check. Foi bem rápido, o funcionário apenas conferiu nosso cartão de embarque e a etiqueta da bagagem.

Tivemos que sair e passar pela segurança novamente até a sala de embarque do nosso voo para a Cidade do Cabo. Aproveitamos e já compramos nosso chip de internet na Vodacom. Dizem que a melhor operadora de internet móvel da África do Sul, e há vários pacotes de dados disponíveis você paga pelo chip e escolhe a quantidade de dados que você quer. Nós compramos com 3GB e foi a maior bobagem que fizemos, pois não gastamos nem 1GB! Sugiro comprar o de 1GB, pois é possível fazer recarga pelo aplicativo, caso seja necessário.

Leia também: Chip de internet na África do Sul

Voo entre Joanesburgo e Cidade do Cabo

O nosso voo entre Joanesburgo e Cidade do Cabo foi feito no mesmo tipo de aeronave do anterior. Como estava bem vazio, deu para a gente se esparramar e ir um pouco mais confortável durante as duas horas e 10 minutos de voo.

Neste voo não foi disponibilizada programação na tela de entretenimento individual. Neste avião também não havia tomadas, nem carregador USB.

O voo saiu com 10 minutos de atraso, mas a viagem foi tranquila. Foi oferecido um lanche composto por um minipão com queijo e um pequeno folhado doce. Havia também água, café, suco, refrigerante, chá e café com leite.

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Lanchinho servido no voo doméstico

Como sair do aeroporto de Cape Town

Pegamos um Uber do aeroporto até o apartamento que alugamos. Para você chegar até o ponto de parada do Uber você deve sair do aeroporto pela direita seguindo as placas de estacionamento.

Alerta! Há vários homens oferecendo o serviço de Uber, insistindo para você entrar no carro com eles. Funciona assim: eles fazem uma simulação do valor no aplicativo do Uber e te cobram por fora. Aceitam até cartão! A “vantagem” oferecida é que você não tem que esperar alguns minutinhos por um carro. Claro que não vale a pena o risco de entrar em um carro com um desconhecido, sem qualquer registro da sua viagem. Não custa dizer: peça somente pelo aplicativo e confira a placa!

Leia também: Uber na África do Sul

Abriram minha mala!

Quando cheguei ao apartamento, notei que haviam arrebentado o zíper da minha mala. Na hora, me deu aquele frio na barriga, pois achei que eu havia sido roubada. Felizmente, nada foi retirado de dentro dela. Era uma malinha pequena, na qual colocamos apenas calçados e uma necessaire.

O que deu raiva é que eles não arrombaram o cadeado, mas arrebentaram aquelas orelhinhas do zíper, onde a gente o encaixa. A mala estava fechadinha e com o cadeado pendurado, então não percebemos nada quando a retiramos da esteira. Como só notamos quando já havia deixado o aeroporto, não sabemos dizer nem em qual voo isso aconteceu, o que dificulta uma reclamação. Fica o alerta e o aprendizado para sempre conferir a mala tão logo ela apareça no carrossel das bagagens.

Voo entre Cidade do Cabo e Joanesburgo

Fizemos um voo doméstico entre Cidade do Cabo e Joanesburgo. Dessa vez, foi em um avião menor, um Airbus A319, com configuração 3-3 na classe econômica. O despacho de bagagens foi rápido e o embarque foi tranquilo. O voo saiu com 10 minutos de atraso, mas não houve qualquer intercorrência que mereça ser pontuada. 

Nessa aeronave não havia tela individual. O voo teve duas horas e dez minutos de duração e foi servido um lanchinho composto por um pãozinho e uma salada de frutas. Como bebidas, havia café, leite, chá, sucos, refrigerante e água.

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Lanchinho do voo doméstico

Voo de volta: Joanesburgo → Guarulhos

O voo da volta estava marcado para 10h55. Conseguimos fazer o check-in online e marcar nossos assentos online, no dia anterior. O embarque estava marcado para 9h55, então nos programamos para chegar ao aeroporto às 8h, visto que ainda precisávamos devolver o carro, despachar as malas e passar pelo controle de passaporte.

Atrasamos um pouquinho e chegamos às 8h15. E foi bem corridinho. O aeroporto é bem grande e movimentado e estava bastante cheio.

Após devolvermos o carro, fomos para o guichê da South African Airways despachar as malas e ficamos 20 minutos na fila.

Depois, enfrentamos mais duas filas: uma para o raio-x e outra, logo em seguida, para o controle de passaportes. Só nisso gastamos mais 1 hora!

Nós queríamos e precisávamos comprar um lanchinho e gastar o restinho dos nossos rands e também queria passar na livraria para comprar um livro, então foi tudo bem rapidão. Chegamos ao portão de embarque às 9h45!

O embarque começou pontualmente, seguindo aquela ordem de prioridade, business e o resto, categoria na qual nós estamos incluídos. Foi super rápido e às 10h35 já estava todo mundo dentro do avião. Entretanto, a decolagem atrasou 20 minutos, o que foi compensado durante o voo, já que chegamos a Guarulhos no horário previsto, às 16h30 (horário de Brasília). O voo durou “apenas” 10 horas e 15 minutos.

A aeronave

A aeronave do voo da volta foi a mesma do da ida, ou seja, telas individuais de entretenimento, mas sem tomadas e sem USB. Mais uma vez, poucos filmes dublados em português e nenhum com legenda, nem mesmo em inglês.

Houve muitos problemas de telas que não funcionavam e os comissários passaram um apertozinho com tantas reclamações, já que o avião estava lotado e não havia possibilidade de remanejar os passageiros.

Os avisos foram dados em inglês e em um outro idioma africano. Mais uma vez, falaram que é proibido deitar no chão.

Quando entramos, já havia nas poltronas um cobertor, um travesseiro e um fone de ouvido. A necessaire cortesia continha máscara de olhos, meias, escova de dentes e creme dental.

Alimentação

Cerca de uma hora após a decolagem foi servido almoço. Havia três opções: carne, frango e vegetariana. Pedimos a com frango, que eram tirinhas com molho branco e arroz.

No meio da tarde, foi servido um pequeno pacote de biscoito salgado.

Faltando uma hora e meia para o pouso, o que seria 20h no horário da África do Sul e 15h no horário de Brasília, foi servido jantar. Dessa vez, havia apenas duas opções: frango e vegetariana. Guto pediu a de frango, que vinha também com purê de batatas, e eu pedi a vegetariana. Dessa vez, eu não gostei, porque veio pouquíssimo molho e acabou que comi o macarrão purinho.

O esquema das bebidas foi o mesmo da ida: disponíveis o tempo todo, bastava solicitar. Porém, os comissários também deixaram bandejas com garrafas de água perto dos banheiros durante todo o longo voo.

O que achamos da South African Airways

Gostamos muito do atendimento, da pontualidade e da configuração 2-4-2. Não ter que dividir a fileira realmente é muito bom! Uma coisa que pesa bastante contra, ao menos para nós, é o fato de não haver tomadas. Em um voo longo, a gente quer colocar umas séries em dia, mas ficar sem bateria é algo que não podemos arriscar.

Mesmo assim, caso o preço esteja muito melhor que o de outra companhia, viajaríamos novamente.

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Como é voar com a South African Airways. Relato da nossa experiência na classe econômica em voos entre Brasil e África do Sul e em um voo doméstico entre Cape Town e Joanesburgo..

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