Mineiros na Estrada

Roteiro de 3 ou 4 dias em Belfast, na Irlanda do Norte


A Irlanda do Norte é uma das nações que constituem o Reino Unido e a única que não está na Ilha da Grã-Bretanha. Divide uma ilha, e também uma longa História, com a República da Irlanda. Se você tem mais de 30 anos, nomes como IRA, Domingo Sangrento e Acordo de Belfast devem te soar familiares. Por décadas, a região foi marcada por intensos e violentos conflitos entre os unionistas, de maioria protestante, favoráveis a pertencerem ao Reino Unido, e os nacionalistas, de maioria católica, que pretendiam que o país fosse anexado à República da Irlanda. Muitas vidas inocentes foram perdidas e vários episódios serão para sempre lembrados, como o já mencionado Domingo Sangrento, cantado pela banda irlandesa U2.

O Acordo de Belfast pôs fim ao conflito em 1998, e, se antes, Belfast passava longe de ser um destino de viagem, agora tem cada vez mais se despontado no cenário turístico europeu. Apesar de ser um país pequeno territorialmente, com uma área equivalente a apenas cerca de dois terços do estado do Sergipe, a Irlanda do Norte guarda verdadeiros tesouros históricos (como castelos centenários) e naturais (como a surpreendente Calçada dos Gigantes, patrimônio da Unesco).

Nos anos mais recentes, o país tem ficado ainda mais famoso por abrigar vários cenários da famosíssima série Game of Thrones. Não podemos nos esquecer, ainda, de que Belfast é o berço do Titanic e conta com um moderno e excelente museu dedicado ao navio.

Se isso ainda não te convenceu a incluir a Irlanda do Norte no seu roteiro, se liga nessa série de posts, que se inicia hoje, com a apresentação do nosso roteiro.


Importante! Não saia do Brasil sem Seguro Viagem! Cote aqui e viaje protegido!

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-large” coupon=”MINEIROS5″ show_logo=”true”/]


Roteiro de 3 ou 4 dias

Ficamos quatro noites na cidade, o que nos rendeu três dias inteiros e uma manhã. Neste post, vamos contar como dividimos nossas atividades e também dar algumas sugestões do que poderia ser feito. Este post é só uma resumo. Posts detalhados sobre cada atração estão indicados no texto.

Dia 1 – Titanic Belfast, SS Nomadic e Crumlin Road Gaol

Pela manhã fomos ao sensacional museu Titanic Belfast, cujo ingresso também dá direito a visitar o SS Nomadic, um navio contemporâneo ao Titanic. A visita ao SS Nomadic pode ser feita no mesmo dia ou no dia seguinte à visita ao Titanic. Como ficamos muito tempo no Titanic e nossa visita guiada ao Crumlin Road Gaol seria às 14h, tivemos que voltar no dia seguinte para visitar o Nomadic.

Leia também: 

A história do navio mais famoso do mundo no Titanic Experience, em Belfast

8 curiosidades sobre o SS Nomadic, a irmã mais nova do Titanic

Visita a Crumlin Road Gaol, temível prisão na Irlanda do Norte

Portanto, sugiro que quem quiser visitar os três museus no mesmo dia, marque a visita no Crumlin Road Gaol para 16h, pois a visita ao Titanic toma muito tempo, já que ele é enorme e interativo.

Fomos a pé do nosso hotel (o Etap) até o museu, aproveitando o belo caminho e conhecendo um pouco da cidade. O caminho é plano e existe uma ponte para pedestres do Big Fish para o outro lado do canal. É plano, sinalizado e não nos sentimos inseguros.

Titanic Belfast
SS Nomadic

Nós fomos de um museu para o outro a pé, mas você pode usar o ônibus turístico hop on hop off. Não fizemos isso porque o tíquete do ônibus tem validade de 48 horas e nós estaríamos fora no dia 2, então preferimos usar o ônibus dos dias 3 e 4.

Dia 2 – Game of Thrones Tour

Nesse dia, participamos do lançamento de um novo tour oferecido pela Irish Tour Tickets, o Game of Thrones Evening Tour. O tour sai da agência pontualmente às 12h, retorna entre 22h e 22h30 e passa por cenários de gravação da série, pela Calçada dos Gigantes e pela Carrick-a-Rede Rope Bridge. Nem precisa dizer que foi fantástico, né? Leia tudo sobre esse passeio incrível:

Irlanda do Norte: tour pelos cenários de Game of Thrones, Calçada dos Gigantes e Carrick-a-Rede

Carrick-a-Rede Rope Bridge

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Dia 3 – Ônibus Turístico Hop On Hop Off – Parlamento, Ulster Museum e Jardim Botânico

Pegamos o primeiro ônibus, das 10h da manhã, para passear pela cidade. O ônibus tem 23 paradas, então, obviamente, você vai escolher as que melhor convier a você.

Leia também: Vale a pena usar o Hop On Hop Off em Belfast?

Nós descemos no Parlamento, que é mais distante do centro. Há visitas guiadas gratuitas, que infelizmente não pudemos fazer, pois era domingo (visitas apenas de segunda a sexta), mas aproveitamos o gramado para descansar e fazer umas fotos.

Parlamento

À tarde, fomos ao Ulster Museum, museu enorme e gratuito, e ao Jardim Botânico.

Jardim Botânico

Dia 4 – Ônibus turístico Hop On Hop Off – Peace Wall

Aproveitamos que o ônibus turístico tinha uma parada na porta do nosso hotel e completamos o tour, indo até o muro que divide comunidades católicas e protestantes. Como o passeio nesse ônibus é guiado, tivemos um bom panorama da história dos muros e murais e da situação de tensão que Belfast viveu.

Porém, se você tiver tempo e orçamento, pode fazer um passeio nos famoso táxis pretos, os quais, imagino eu, oferecem uma experiência mais completa.

Outras atrações que gostaríamos de ter visitado, mas que não tivemos tempo, são a Catedral de Belfast e o City Hall.

Murais da paz

Resumindo: Roteiro de 3 ou 4 dias em Belfast

1º dia: Titanic Belfast, SS Nomadic e Crumlin Road Gaol

2º dia: Tour pelos cenários de Game of Thrones, Calçada dos Gigantes e Carrick-a-Rede Rope Bridge

3º dia: Parlamento, Ulster Museum e Jardim Botânico com o Hop On Hop Off

4º dia: Murais e ida para Dublin

Compre seus ingressos aqui

 

Hospedagem

Belfast é uma cidade cara (libra esterlina, leitores!). Nós ficamos no Hotel Etap, que é o Ibis Budget, primo pobre do Ibis (não sei porque lá se chama Etap e não Ibis). A localização é boa e o serviço é mais ou menos o padrão oferecido pela Rede. Leia nossa avaliação completa.

Onde ficar em Belfast: ETAP Hotel

Veja, porém, mais opções de hospedagem no mapa abaixo:



Booking.com

Uma outra opção é alugar pelo Airbnb. Utilize este voucher para ter 130 reais de desconto na sua primeira reserva.


Leia também:


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: