Página inicial / Planejando a viagem / Descomplicando o processo do visto americano

Descomplicando o processo do visto americano

IMG_9921

Muita gente tem dúvidas sobre os procedimentos para conseguir o visto americano. Já vi tanta gente colocando tanta dificuldade no negócio que achei que fosse muito mais complicado do que realmente é. O processo é um pouco trabalhoso e bastante caro, especialmente para quem não tem uma Seção Consular em sua cidade, mas não precisa dar piti para preencher o formulário.

Houve algumas mudanças a partir de 13 de outubro de 2014, e, como começamos o nosso processo em janeiro, já pegamos tudo do jeito novo e vamos relatar tudo tintim por tintim para vocês.

Para não ficar gigante e você não morrer de preguiça de ler, dividiremos em três partes: esta, sobre o preenchimento do formulário e informações gerais, a segunda, sobre nossa a ida ao CASV, e a terceira, sobre a nossa entrevista.

Informações gerais

Primeiramente, é importante saber que para tirar o visto precisa de algumas coisas:

1- ter um passaporte válido;

2- pagar a taxa do visto, que hoje é de US$160;

3- agendar um horário em um CASV – Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto, onde vão tirar fotos e coletar suas digitais. Não precisa ser na mesma cidade da entrevista. Há dois CASV em São Paulo e um em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.

4- agendar a entrevista em um Consulado (Rio, São Paulo ou Recife) ou na Embaixada (Brasília).

Como começar?

Entre neste site aqui: https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv

Lá embaixo, na parte cinza, há várias informações sobre o processo de tirar o visto. Sugiro que você leia tudo com cuidado, especialmente as informações gerais.

O formulário

Depois que você leu as orientações acima, o próximo passo é preencher o formulário DS-160 – Entre em https://ceac.state.gov/CEAC/ e clique no DS-160.

Vai abrir a seguinte página, e você deve escolher o local onde quer realizar a entrevista. Hoje, os locais possíveis são Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

formulario

Se você não domina o inglês, não se preocupe: quando você coloca o cursor do mouse sobre uma frase, aparece a tradução. Agora você deve ir até START AN APPLICATION (Iniciar o preenchimento do formulário).

formulario 2

O sistema gerará um código para você, o ID. Você deve imprimir, salvar ou mesmo anotar, pois se o sistema cair ou expirar, você deve digitar esse ID para retornar.

Logo abaixo, na mesma página, você deve escolher uma pergunta de segurança. São várias opções, como “Em qual cidade seu pai e sua mãe se conheceram?”, “Qual o nome do seu melhor amigo de infância?”, “Qual número do seu telefone quando você era uma criança?”. Escolha uma e lembre-se de como escreveu a resposta. Isso será usado caso você não responda o questionário todo de uma vez e volte mais tarde para terminar. O sistema vai te pedir o ID e a resposta à pergunta escolhida.

formulario 3

Agora começa o formulário. O meu e o do Guto foram diferentes, talvez seja um para homem e outro para mulher. No geral é tudo muito simples, então vamos explicar a que cada parte se refere e comentar apenas o que eu acho que pode gerar dúvida, separado pela página de assunto do próprio formulário. Se quiser perguntar algo que não dissemos aqui, pode deixar nos comentários lá embaixo que a gente tenta resolver.

Personal information 1

A primeira página são informações gerais. Nome, sexo, estado civil, data e local de nascimento. Aqui tem uma pergunta para quem já usou outro nome – “Have you ever used other names (i.e., maiden, religious, professional, alias, etc.)?

Se você mudou seu nome ao se casar, por exemplo, deve informar o nome de solteira.

Personal Information 2

National Identification Number é o seu CPF
US Social Security – marque DOES NOT APPLY
US Taxpayer ID – marque DOES NOT APPLY

Adress and Phone

Seu endereço. Se seu endereço para correspondência for diferente do residencial, marque NO e cadastre-o.

Passport

Coloque os dados do jeitinho que está no seu passaporte.

Travel

Purpose of Trip to the U.S. (1): TEMP. BUSINESS PLEASURE VISITOR (B)
Specify: BUSINESS & TOURISM (TEMPORARY VISITOR) (B1/B2)

Você precisa colocar a data estimada da sua viagem e quanto tempo você ficará lá. Se não tem nem nada em vista, pense e coloque quando acha que irá, pois o sistema não deixa avançar se não preencher esses dados.

Quem vai pagar por sua viagem? Se for você mesmo, coloque SELF. Se não for, coloque a verdade.

Travel companions

Querem saber se você vai sozinho ou acompanhado, quem vai com você e qual sua relação com essa pessoa.

Previous U.S. Travel

Diga se já esteve nos “States“, se já teve visto, se já teve visto recusado.

U.S. contact information

Aqui, você coloca seus contatos nos EUA. Como nós nem temos viagem planejada, nem nada (tiramos o visto para ter, vai que surge uma oportunidade), não temos contato algum lá.

Para Contact Person Name in the U.S.: colocamos DO NOT KNOW

Para Organization Name in the U.S., pensamos em um lugar que todo mundo vai o colocamos: Walt Disney World. Procuramos o endereço no Google e colocamos também.

Family

Nome e data de nascimento dos pais e cônjuge. Perguntaram se minha mãe está lá nos EUA, depois se meus pais estão, depois se algum parente está. Poderiam ter perguntado de trás para frente, que aí seria uma pergunta só. 😉

Work/education/training

Onde você trabalha, o que faz e qual o salário. No meu, foi só isso.

No do Guto, perguntaram onde se formou, qual o curso e quando; quais idiomas ele fala; em quais países esteve nos últimos cinco anos.

Security and background informations

Agora vem um monte de pergunta esquisita. Sente só:

Você já esteve envolvido em lavagem de dinheiro?
Você já esteve envolvido em atividades terroristas?
Você já ordenou, incitou, assistiu, cometeu ou participou de alguma forma de genocídio? E de tortura? E de atos de violência?
Você pretende fazer espionagem, sabotagem ou qualquer atividade ilegal nos Estados Unidos?

São só uns poucos exemplos… Presumindo que você é uma pessoa legal, marque NO para todos. Se for verdade, claro! Só isso! Vai gerar um número de confirmação com código de barras em uma página chamada Confirmation Page. A cópia do formulário você não precisa imprimir, mas a Confirmation Page, sim. Guarde-a com todo carinho, pois você vai precisar dela tanto no CASV, quanto no Consulado.

Criando uma conta de usuário

Clique em ACESSAR, lá no topo da página e crie uma conta para você.

Você vai precisar do número de confirmação de preenchimento do formulário, aquele do código de barras.

É aqui na sua conta que você vai gerar o boleto para pagar a taxa do visto. Você pode pagar em dinheiro ou no cartão de crédito. Se pagar em dinheiro, precisa esperar uns dois dias até compensar para então fazer os agendamentos. Se pagar no cartão, libera na hora. O boleto sai em reais, na cotação do dia. Depois de pago, você tem 365 dias para finalizar o processo (agendar a entrevista). Passado esse prazo, precisa pagar novamente. Se seu visto for negado, tem que pagar outra taxa para tentar de novo.

Quando tiver o pagamento confirmado, você agenda a ida ao CASV, para coletar digitais e tirar fotografias, e a entrevista no consulado/embaixada. Geralmente, estão agendando rápido.

Depois da entrevista, o passaporte fica retido na Embaixada/Consulado para confecção do visto. Você pode escolher receber o passaporte pelos correios ou ir buscá-lo no CASV. Na sua conta você pode alterar essa opção.

E se for mais uma pessoa da mesma família?

Você vai preencher um formulário para cada pessoa, mas vai incluir todos eles no mesmo cadastro do site. É só ir em adicionar solicitante e digitar o código de confirmação cada membro da família e pagar a taxa de todos. Isso é útil porque você consegue agendar todos no mesmo horário e na hora da entrevista entra todo mundo junto.

Esta tela é a que aparece para o meu cadastro agora que já concluí o processo, por isso não tem a opção de agendar, mas ela aparece aí na área amarela.

formulario 4

Quais documentos vou precisar?

Para o CASV:
– Passaporte válido. Se você está renovando o visto, precisa da via do passaporte onde está o visto anterior.
– Página de confirmação impressa.

Para a entrevista:
Além dos dois anteriores, é recomendável levar documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil, para que eles saibam que você não tem intenção de ficar ilegalmente por lá, como contrato de trabalho, contracheques, CTPS, escritura de casa, matrícula de faculdade etc. Pode levar também documentos que comprovem que você tem condições de arcar com a viagem, como contracheques, extratos, declaração de IR. Caso não seja você quem pagará pela viagem, é recomendado levar uma carta do pagante e os comprovantes de renda dele.

Para maiores informações sobre a documentação, leia aqui.

Nos próximos posts, vamos contar como foi com a gente no CASV e na entrevista. Continue conosco!

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA