Página inicial / Brasil / Porto Kattamaram: passeio de barco pelo lago de Itaipu

Porto Kattamaram: passeio de barco pelo lago de Itaipu

O passeio de cataramarã é uma das atrações turísticas disponíveis em Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O último horário é o mais concorrido, pois é possível contemplar o pôr do sol

Um dos passeios mais interessantes (e também o mais caro) disponível para quem visita Itaipu é o passeio de catamarã. O passeio pode ser feito, no horário de verão, às 14h, 16h e 19h. No restante do ano, às 14h, 16h e 17h. Nós optamos por fazer o último passeio, para que pudéssemos ter a bela vista do pôr do sol. E se você está achando que 19h é muito tarde para ver o sol se pôr, saiba que em Foz, no horário de verão, isso ocorre por volta das 20h30, ou ainda mais tarde, dependendo do dia. O passeio começa às 19h, com a saída de ônibus do centro de visitantes, chegando ao porto às 19h15min. O barco parte do Porto Kattamaram por volta de 19h30 e retorna ao porto às 20h30. Nós tivemos a oportunidade de fazer esse programa e foi uma experiência muito bacana.

Nesse mesmo dia, fizemos antes a visita ao Ecomuseu e também a Visita Panorâmica. O dia não começou muito bonito, o tempo estava muito instável em Foz nos dias em que estivemos lá. Para você ter uma ideia, poucas horas antes do passeio de catamarã chegou a chover. Ficamos um pouco preocupados, achando que o passeio seria cancelado, pois a ameaça de chuva forte era grande.

Leia também: Foz do Iguaçu: Dicas e informações gerais

O Porto Kattamaram

O último ponto de parada do ônibus que faz o circuito da visita panorâmica é exatamente no Porto Kattamaram, local de onde o barco parte e que possui um restaurante homônimo. A gente tinha a opção de voltar ao centro de visitantes no ônibus ou então já desembarcar no Porto Kattamaram. Foi o que fizemos, por volta das 18h. Como não tínhamos nada para fazer, fomos conhecer o restaurante, que fica aberto até 19h, sendo que os últimos pedidos de pratos a serem preparados precisam ser feitos até 18h30 (apenas porções e lanches).

O restaurante também serve almoço e tem um cardápio bem variado com pratos a la carte, e, se não me engano, durante o almoço existe a opção self-service. Não pedimos nenhum prato, apenas tomamos picolé (preço remarcado – mais caro que o normal), mas analisamos o cardápio e não havia preços absurdos. A instalação conta, na parte externa, com um quiosque que vende sorvetes e pequenos lanches.

O passeio de cataramarã é uma das atrações turísticas disponíveis em Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O último horário é o mais concorrido, pois é possível contemplar o pôr do sol

Antes do passeio…

Enquanto esperávamos o passeio de barco, ficamos sentados observando a paisagem e vendo as movimentações de dois profissionais que estavam fotografando um casal de noivos. Enquanto tomávamos picolé, deitamos em umas espreguiçadeiras que ficam na parte externa e eu acabei prestando atenção na conversa dos funcionários do restaurante com a turma da fotografia. Percebi que a noiva fala espanhol e na minha cabeça ela é paraguaia, pois no dia em que fomos a Ciudad del Este, vimos o noivo em uma das lojas em que fizemos compras. Fiquei sabendo que já foram realizados casamentos no restaurante e que o valor cobrado em um deles, recebendo 150 convidados, foi 40 mil reais, com buffet incluso. Só para você ficar sabendo, caso queira se casar em Itaipu.

Leia também: Compras no Paraguai – o que pode e o que não pode trazer

O fato é que enquanto esperávamos, o tempo começou a abrir, o sol voltou meio fraquinho entre nuvens e pude ouvir a fotógrafa dizer, animando os noivos: “Acho que vai rolar pôr do sol”. Aí entendi que os noivos também iriam ao passeio de barco. Mas eu pus na minha cabeça que iria atrapalhar todas as fotos deles, ou, dependendo do ponto de vista, embelezá-las com minhas participações espontâneas. Brincadeira, mas até que deu vontade de fazer isso, pois eles estavam achando que o barco era deles!Além de entrarem antes de todo mundo e tirarem fotos exclusivas, durante o passeio ficavam pedindo para as pessoas saírem dos locais em que queriam ser fotografados. Ainda bem que não fizeram isso comigo, pois não sei se estaria disposto a fazer tal gentileza. Mentira, eu sairia, sim.

Porto Kattamaran, uma das atrações turísticas de Itaipu Binacional e também a terceira parada da Visita Panorâmica à usina hidrelétrica, localizada em Foz do Iguaçu.

Mas este post é sobre o casal de noivos ou sobre o passeio de catamarã?

Bem, às 19h30 embarcamos. No primeiro andar do barco, há um salão bem bonito, climatizado, com mesas e sofás disponíveis. Só que não há vista para o lago e nem para o pôr do sol, ou seja, as mesas não eram muito concorridas. Nós (e grande parte das pessoas) estávamos interessados no andar superior, que é aberto e proporciona uma vista em 360º do lago. Como já estávamos lá antes da turma que chegou no ônibus e fomos uns dos primeiros a embarcar, conseguimos uma mesa para dois na parte superior do barco, em um local que nos dava condições de tirar ótimas fotos. Antes, porém, recebemos uma cortesia do staff, duas taças com coquetel docinho, sem álcool, para um brinde romântico.

O passeio de cataramarã é uma das atrações turísticas disponíveis em Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O último horário é o mais concorrido, pois é possível contemplar o pôr do solO passeio de cataramarã é uma das atrações turísticas disponíveis em Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O último horário é o mais concorrido, pois é possível contemplar o pôr do sol

Alimentação no barco

O bar/restaurante do barco funciona durante todo o passeio, e os pedidos podem ser feitos aos garçons que ficam de prontidão. Nós não utilizamos essa comodidade, pois não estávamos com fome, e a Gê também ficou com medo de passar mal devido ao balanço do barco. Mas consegui observar que o cardápio incluía bebidas e porções. Não sei dizer sobre os preços, mas devem ser parecidos com os do restaurante, pois a equipe de trabalho era a mesma (sei lá se isso tem algo a ver, mas tirei as minhas conclusões). Outra coisa que observei foi que, no dia do nosso passeio, os pagamentos eram feitos no momento do pedido. Vi várias pessoas acompanhando garçons até o caixa para efetivarem os pedidos mediante o pagamento antecipado. Eu observo tudo, mesmo!

O passeio

O passeio foi embalado por um vento gostoso, que ajudou a espantar o calor e até fez a Gê sentir um pouco de frio, e por músicas românticas das décadas de 1980 e 1990, em um volume agradável que não atrapalhava quem queria conversar. Nada de forrós ou música sertaneja, som que eu acho muito bacana também (tirando o volume normalmente elevadíssimo), e muito comum nos passeios de barco que já fizemos no norte e no nordeste do Brasil.

O passeio de cataramarã é uma das atrações turísticas disponíveis em Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O último horário é o mais concorrido, pois é possível contemplar o pôr do sol

Sol ainda um pouco alto

O lugar mais concorrido do barco é, sem dúvida, a proa, no segundo andar. Além de algumas cadeiras e poltronas mais confortáveis, é de lá que se tem a melhor vista do passeio. O segundo lugar mais concorrido é a cabine do comandante, todo mundo queria tirar foto lá, teve até fila de gente querendo tirar foto pilotando o barco com o chapeuzinho do capitão. Vimos uma família (um casal e um bebê) caracterizados de marinheiros, acompanhados por outra dupla de fotógrafos, fazendo uma sessão de fotos na cabine e em outros lugares do barco. O casal de noivos, é claro, também passou pela cabine. A verdade é que eles estavam se achando os donos do barco, já falei isso?. Nós, dois mineiros meio “jacus”, não tiramos foto lá. Na verdade, não somos jacus. É que a gente não quis tirar foto lá e ponto final.

Quando o barco atinge um ponto na trajetória, na metade da duração do passeio, faz um giro de 180° e começa a retornar ao porto. Quando o barco fez esse giro, perdemos a vista do sol que tínhamos de onde estávamos, então decidimos que era hora de ficar em pé e disputar um lugar na proa do barco. Até que não tivemos tanto trabalho assim. Lá, tiramos dezenas de fotos, mesmo com o casal de noivos querendo monopolizar a proa.

Foi um pôr do sol maravilhoso. A composição da paisagem com as nuvens favoreceu bastante a vista. As fotos até traduzem um pouco a experiência, mas estar lá, ao vivo, é muito melhor. O passeio realmente vale a pena. Nos últimos momentos em que o sol ainda é visível, começamos a ouvir o Bolero de Ravel, semelhante ao que ocorre na praia do Jacaré, em João Pessoa.

O passeio de cataramarã é uma das atrações turísticas disponíveis em Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O último horário é o mais concorrido, pois é possível contemplar o pôr do sol O passeio de cataramarã é uma das atrações turísticas disponíveis em Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O último horário é o mais concorrido, pois é possível contemplar o pôr do sol

Já era noite quando chegamos ao porto. Desembarcamos satisfeitos, com a mente aliviada, alegres por termos tido o privilégio de presenciar um lindo pôr do sol, apesar da incerteza causada pelo tempo que ficou fechado durante boa parte do dia. Ao lado do restaurante estavam os ônibus já nos esperando para o retorno ao centro de visitantes de Itaipu, local onde nossa última aventura na usina encerrou. Depois do passeio, dentro do carro da Combo Iguassu, que foi nossa parceira durante a estada em Foz, o que sobrava era o cansaço do dia, mas também a empolgação de ter mais uma história para contar.

Porto Kattamaram

Velor: R$ 80,00 (valor de março de 2017)
Horários: 14h, 16h e 17h no horário normal e 14h, 16h e 19h no horário de verão
Duração do passeio: 1h45, sendo 1h de navegação
Site oficial


Leia também sobre os outros passeios de Itaipu Binacional:

Itaipu Binacional: o que fazer e um pouco da história

Como é o Circuito Especial de Itaipu Binacional

Como é a Visita Panorâmica à Usina Hidrelétrica de Itaipu

Vale a pena conhecer o Refúgio Biológico em Itaipu Binacional?

Ecomuseu de Itaipu: história da usina e da região binacional


indice-foz-do-iguacu

* Agradecemos à agência Combo Iguassu pelo trasporte e a Itaipu Binacional pelos ingressos para essa atração. Nossos relatos aqui, contudo, refletem nossa real experiência e independem da cortesia.


Clique aqui para receber as novidades do blog no seu e-mail




Booking.com

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com uma de nossas afiliadas Tiqets ou ou Ticketbar: Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

12 comentários em “Porto Kattamaram: passeio de barco pelo lago de Itaipu

  1. Nunca tinha ouvido falar nesse passeio de barco por Itaipu! EU não conheci a hidrelétrica ainda, porque não consegui encaixar o passeio quando fui na região. Agora me sinto ate aliviada, porque posso combinar a visita com esse passeio lindo! <3

  2. Pingback: Ecomuseu de Itaipu: história da usina e da região binacional

  3. Pingback: Como é a Visita Panorâmica à Usina Hidrelétrica de Itaipu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA