Página inicial / Espanha / Espanha: O que fazer em Toledo e como ir partindo de Madri

Espanha: O que fazer em Toledo e como ir partindo de Madri

Toledo é uma cidade medieval próxima a Madri. Veja aqui o que fazer em um dia e como chegar partindo da capital da Espanha.

Toledo é uma cidade medieval situada a 75 km de Madri, na Espanha. Patrimônio Mundial da Unesco desde 1986, a cidade chama a atenção dos turistas não apenas por estar rodeada  por uma muralha, mas também por sua diversidade cultural e religiosa: é possível visitar sinagogas, igrejas e mesquitas em um curto espaço.

Quem está em Madri pode facilmente visitar Toledo em um bate-volta, tando por conta própria, quanto contratando um passeio em grupo. Caso queira ir de maneira independente, é possível ir de ônibus, em uma viagem de 50 minutos, ou trem, em 30 minutos. Pesquise os horários e valores e veja o que é melhor para você.

bairro judeu em Toledo, Espanha

Marcações nas ruas do bairro judeu



Leia também:

O que fazer em Madri: roteiro para 2 ou 3 dias

Hostal R. Lido: hospedagem barata e bem localizada em Madri (não é hostel!)

Índice de posts sobre Barcelona

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Bate-volta de trem de Madri a Toledo

Nós fomos de trem por causa da disponibilidade de horários para o dia do nosso passeio. Quem opera é a Renfe e em Madri o trem sai da Estação Atocha. A estação é lindíssima e bem sinalizada. Passamos pelos detectores de metal e raio-x e o embarque foi liberado faltando poucos minutos para a saída do trem. Os assentos são marcados e a saída foi pontual. O trem é confortável e a viagem é super rapidinha.

trem renfe madri toledo
Viajamos nesse trem

Na volta, foi tudo bem semelhante, mas a estação de Toledo é pequenininha. Liberam a passagem pelo raio-x faltando poucos minutos para o saída do trem. Algo importante a dizer é que não é permitido passar da área de segurança com copos de bebida, nem se estiverem com tampa. Várias pessoas tiveram que virar a bebida rapidão goela abaixo ou simplesmente descartá-la.

Sabia que o Seguro Viagem é altamente recomendável para viajar para a Europa?
Cote aqui e viaje protegido. Use o cupom MINEIROS5 para ter 5% de desconto.

O que fazer em Toledo em 1 dia

Em um dia dá para passear bastante pelo centro histórico da cidade. Aqui eu relatarei como nós estruturamos o nosso passeio. Fique à vontade para se inspirar e fazer as modificações que achar pertinentes.

Saindo da estação ferroviária, fomos em direção à Puente de Alcántara, que atravessa o Rio Tajo, o qual é o mesmo Tejo que corta Lisboa. Já nos deparamos com uma bela porta de entrada para a cidade murada: a Puerta de Alcántara. Hora de adentrar a cidade. Mas, antes, uma dica muito importante. Como você pode ver na foto abaixo, o centro histórico fica em uma área muito elevada. Você pode subir as ladeiras ou pode guardar essa energia para quando for realmente necessário.

Faça o seguinte: assim que passar pela Puerta de Alcántara, vire à direita e caminhe por cerca de 200 metros e você verá escadas rolantes. São três “lances”, bem grandes e já saímos em um mirante bacana.

Puente de Alcantara Toledo Esoanha
Puente de Alcántara
Puente ded Alcántara Toledo Espanha
Puente de Alcántara
Puerta de Alcántara Toledo Espanha
Puerta de Alcántara
Escadas rolantes para o centro histórico de Toledo
Escadas rolantes para o centro histórico

Do mirante seguimos para Zocodover, que é uma praça supermovimentada e rodeada por restaurantes.

Zocodover Toledo Espanha
Zocodover

Caminhamos pelas ruelas do centro histórico, passando por pontos importantes como o Alcazar de Toledo e a Plaza Mayor, que nem é tão grande assim.

Chegamos à Catedral de Toledo, uma igreja gótica maravilhosa e imponente. Não entramos porque nosso orçamento estava apertado e a entrada custava 12 euros a simples e 19 com visita guia. Se tivéssemos comprado pelo nosso parceiro Tiqets teria saído mais barato. Se você curtir visitar igrejas e seu bolso permitir, sugiro que vá, pois todo mundo fala que a igreja é estupenda.

Catedral de Toledo Espanha
Catedral de Toledo
Catedral de Toledo Espanha
Catedral de Toledo
mercado toledo espanha
Um mercado acontecia em frente à catedral. Olha que bonito!

Optamos por comprar a Pulseira Turística, que custa 10 euros e dava direito a visitar 7 lugares, que foram os sete que visitamos na sequência abaixo.

Leia também: Como funciona a Pulseira Turística de Toledo

Roteiro pelos monumentos da pulseira turística

Bom, depois de admirarmos a Catedral por fora, seguimos para a Igreja dos Jesuítas, onde compramos a pulseira turística. A igreja é simples, mas bem bonitinha. O destaque fica para as torres, as quais podemos subir e ter uma vista linda da cidade. Não contei quantos degraus, mas a subida é bem tranquilinha e lá em cima tudo é cercado com telas de proteção.

Igreja dos Jesuítas Toledo Espanha
Igreja dos Jesuítas
Toledo é uma cidade medieval próxima a Madri. Veja aqui o que fazer em um dia e como chegar partindo da capital da Espanha.
Vista do alto da Igreja dos Jesuítas

Visitamos em seguida a Iglesia del Salvador (Igreja do Salvador), segundo ponto da pulseira, onde estão acontecendo escavações arqueológicas. As colunas dessa igreja são muito bonitas. Originalmente, era uma mesquita.

Igreja do Salvador, em Toledo, Espanha
Colunas da Igreja do Salvador

O terceiro ponto da pulseira foi a Iglesia de Santo Tomé (Igreja de São Tomé), onde há um painel muito bonito de El Greco. É a única atração em que não se pode fotografar e também foi o única que estava cheia.

Entrada da Igreja de São Tomé, em Toledo, Espanha
Entrada da Igreja de São Tomé

O quarto ponto foi a Sinagoga de Santa María de la Blanca. Construída no século XII, tem cinco naves e colunas belíssimas. Curiosamente, a sinagoga pertence hoje à Igreja Católica.

Sinagoga de Santa María de la Blanca, em Toledo, Espanha
Sinagoga de Santa María de la Blanca

Nosso quinto ponto foi o Monastério de San Juan de los Reyes. Esse é maravilhoso! O teto é incrível e o retábulo da igreja é bem legal.

Monasterio de San Juan de los Reyes, em Toledo, Espanha
Monasterio de San Juan de los Reyes

O Real Colegio Doncellas Nobles foi nossa sexta parada. Pequenininho, não me pegou, não.

Real Colegio de Dencellas Nobles, em Toledo, Espanha
Real Colegio de Dencellas Nobles

Finalmente, o sétimo ponto foi a antiga mesquita Cristo de la Luz. Estima-se que tenha sido construída por volta do ano 1000. É bem pequena, mede apenas 8 m x 8 m, mas tem grande valor por estar praticamente do mesmo modo de sua construção original.

Mesquita Cristo de la Luz, em Toledo, Espanha
Mesquita Cristo de la Luz

Saímos da cidade pela Puerta Nueva de Bisagra e atravessamos o rio Tajo pela Puente de Azarquiel. Levamos menos de 20 minutinhos de caminhada desta Porta até a Estação de Trem.

Puerta de Bisagra Toledo Espanha
Puerta de Bisagra

Abaixo temos um mapinha com o percurso que nós fizemos.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Toledo é uma cidade medieval próxima a Madri. Veja aqui o que fazer em um dia e como chegar partindo da capital da Espanha.
Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA