Página inicial / Brasil / Capitólio: Como é o passeio de lancha pelo Lago de Furnas

Capitólio: Como é o passeio de lancha pelo Lago de Furnas

Como é o passeio de lancha em Capitólio, para conhecer os cânions do Lago de Furnas. Para quem não gosta de lancha, tem chalana e catamarã.

O passeio mais famoso de Capitólio é o de lancha pelos cânions. Também pudera! É agradável, divertido e lindo!

Neste post vamos contar todos os detalhes do passeio pelos cânions do Lago de Furnas.

De onde saem as lanchas?

As lanchas, bem como o catamarã e a chalana (leia abaixo sobre estes dois últimos), saem da Ponte do Rio Turvo, na Rodovia MG 050, km 306. Isso fica a, aproximadamente, 25 km do centro de Capitólio.

Leia também:

5 dicas e informações para sua viagem para Capitólio

O que fazer em Capitólio – lista com as principais atrações

Roteiro para 2 dias em Capitólio – como aproveitar um final de semana

Onde ficar em Capitólio: Dica de apartamento barato e bem localizado

Onde comer em Capitólio


Qual a duração do passeio?

Há vários tipos de passeio, com durações de 2, 3, 4 e até 7 horas. O mais popular deles é o de três horas de duração, que passa pela Cascatinha e Vale dos Tucanos e faz uma parada na Lagoa Azul, nos Cânions e em um restaurante flutuante. Como foi o passeio que nós fizemos, vamos dar mais detalhes abaixo.

passeio de lancha Lago de Furnas Capitolio

Quanto custa o passeio de lancha em Capitólio?

Varia de acordo com o número de horas, mas é mais ou menos tabelado em todas as empresas. Em abril de 2019, o de duas horas custa 70 reais por pessoa e o de 3 horas, 90 reais. Lembrando que as lanchas geralmente comportam entre 8 e 16 pessoas. É possível, ainda, comprar um passeio exclusivo para o seu grupo, mas, é claro que a exclusividade tem um preço.

Quando fomos, em meio de semana, a empresa que nos levou estava dando um desconto para uma lancha maior, com capacidade para 21 pessoas. Assim, pagamos 50 reais, por pessoa, para um passeio de 3 horas, sendo que foram 17 pessoas na lancha: 14 adultos e 3 crianças.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Como contratar um passeio de lancha?

Em Capitólio, na avenida principal e adjacências, há várias agências oferecendo o passeio. Na Ponte do Rio Turvo, também, e você pode chegar lá e negociar na hora. Em finais de semana e feriados, contudo, é recomendado agendar com antecedência.

A empresa que nos levou foi a Furnas Aventura, que tem um escritório ali mesmo na Ponte do Rio Turvo. Partindo de Capitólio, o escritório fica à direita, em uma galeria com vários comércios.

Como foi nosso passeio de 3 horas

Depois que as 17 pessoas embarcaram, o comandante deu todas as orientações de segurança e ensinou como colocar o colete salva-vidas. Durante o trajeto, o uso dos coletes é obrigatório apenas para crianças, mas os adultos que quiserem já podem sair do píer com o equipamento. Entretanto, durante as paradas para banho, não é permitido entrar na água sem o uso do colete.

Orientações passadas, partimos ao som de Girls just wanna have fun em um volume não tão alto.

passeio de lancha capitolio lago de furnas
Essa foi a lancha em que fomos

Primeiro ponto: Lagoa Azul – parada para banho

A primeira parada já foi logo para banho e teve 20 minutos de duração. A Lagoa Azul é um lugar superbonito e o dividimos apenas com mais uma lancha pequena! Na parte onde as lanchas atracam há um bar flutuante e uma cachoeira, com poço bem profundo: essa parte é gratuita.  Quem quiser, pode subir até a parte alta da cachoeira, onde há piscinas naturais, mas aí é preciso desembolsar 40 reais! Como ficaríamos ali só 20 minutos, ninguém do grupo animou pagar para tão pouco tempo, até porque essa área das piscinas naturais é acessada por terra, pela Rodovia MG 050, km 311. Logo, melhor pagar os 40 reais para aproveitar por mais tempo, em uma outra ocasião.

passeio de lancha lago de furnas capitolio lagoa azul
Lagoa Azul

Segundo ponto: Vale dos Tucanos

Entramos com a lancha em um “braço” dos cânions chamado Vale dos Tucanos, assim chamado porque era um lugar em que tais aves podiam ser avistadas antes da área ser alagada. Essa parada é apenas para contemplação.

vale dos tucanos passeio de lancha capitolio
Vale dos Tucanos
canions de furnas

Terceiro ponto: Cascatinha

Mais um ponto para contemplação, em meio aos incríveis paredões. Como o nível da represa estava bem baixo (veja na foto a marca laranja de onde a água chega), só pudemos ir até certo ponto com segurança.

Quarto ponto: Cachoeira do Cânion de Furnas – parada para banho

Hora de dar um tchbum no lugar mais famoso do Lago de Furnas. Ficamos ali por mais 20 minutos, o que passou rapidinho! A água da cachoeira é gelada, mas no lago mesmo estava uma delícia! E neste ponto estávamos sozinhos! Somente a nossa lancha! Foi muita alegria, gente!

canions de furnas capitolio passeio de lancha
Cânions de Furnas
canions-de-furnas capitolio
Eu e minha irmã sozinhas nas águas dos cânions. Ai, que alegria!
Canions de Furnas Passeio de Lancha Capitolio

Quinto ponto: Bar flutuante Scarpas Bier

A última parada também foi de 20 minutos em um bar flutuante que serve cerveja artesanal local. Quem curte, aproveitou para experimentar, quem não curte, se sentou nas mesinhas. Ninguém animou entrar na água, porque ali não estava convidativo, era muito à margem, a água estava meio “suja” de mato. Se nós fôssemos apenas com nosso grupo, teríamos preferido ficar mais tempo tomando banho nos cânions e cortado essa última parada.

Na volta ainda pegamos uma chuvinha gelada – ainda bem que a lancha era parcialmente coberta!

O que achamos do passeio

Confesso que fomos meio desconfiados porque o valor estava bem abaixo do praticado. Só que, como o tempo estava nublado e era uma terça-feira, não havia nem uma lancha disponível lá na Ponte. Aliás, as lanchas estavam disponíveis, todas estacionadas, os “lancheiros” que não estavam por lá. Dessa forma, não nos restou outra alternativa a não ser confiar. 🙂

Saímos do passeio bastante satisfeitos, vimos que o roteiro é exatamente o mesmo das outras empresas e gostamos também do nosso condutor, que era bastante seguro e também muito simpático. O fato de ser uma lancha maior e com mais pessoas não comprometeu em nada o passeio.

Cânions de Furnas Capitólio Passeio de Lancha

E quem tem medo de lancha?

Se você não se sente confortável passeando de lancha, existem duas outras alternativas: o passeio de chalana  e o de catamarã.

Passeio de chalana

Chalana é um barco grande, com capacidade para 22 pessoas, coberto, com banheiros e bar. O passeio, operado pela Chalana Lago de Furnas, tem três horas de duração, mas apenas duas paradas: na Cachoeira do Cânion e na Lagoa Azul. Normalmente, há saídas apenas nos finais de semana e feriados, e o ponto de embarque e desembarque é a Ponte do Rio Turvo. O valor, em abril de 2019, é R$ 60,00. Não é permitido embarar com alimentos e bebidas.

É possível comprar o bilhete pelo site oficial, onde você também pode obter mais informações.

Passeio de catamarã

Catamarã também é uma embarcação maior, com dois andares e capacidade para 60 pessoas. O passeio dura 3 horas e para nos Cânions e na Lagoa Azul. No barco há banheiro e bar. O ponto de embarque é na Ponte do Rio Turvo e, normalmente, há saídas nos finais de semana. O valor, em abril de 2019, é R$ 75,00. A operadora é a empresa Catamarã Escarpas. Mais informações no site oficial.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Como é o passeio de lancha em Capitólio, para conhecer os cânions do Lago de Furnas. Para quem não gosta de lancha, tem chalana e catamarã.
Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA