Mineiros na Estrada

O que fazer em Belfast, capital da Irlanda do Norte



A Irlanda do Norte é muitas vezes deixada de lado por turistas que visitam a Europa. Mas já se foi o tempo em que Belfast só aparecia no noticiário por causa de conflitos, coisa sobre a qual já falei aqui no blog antes. O país possui atrativos naturais maravilhosos, como a Calçada dos Gigantes e belos monumentos históricos. Se você planeja um tour pelo Reino Unido ou mesmo passar uns dias na República da Irlanda, vale a pena dedicar alguns dias para explorar Belfast e arredores.

Já contamos aqui no blog como organizamos os 3 dias e meio que tivemos por lá. Não deixe de ler: Roteiro de 3 ou 4 dias em Belfast.

Neste post vamos enumerar os principais pontos turísticos para se visitar na capital da Irlanda do Norte.


Importante! Não saia do Brasil sem Seguro Viagem! Cote aqui e viaje protegido!

[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-large” coupon=”MINEIROS5″ show_logo=”true”/]

Titanic Experience

O Titanic foi fabricado e partiu de Belfast, então não é de se espantar que tenhamos um museu totalmente dedicado ao navio mais famoso do mundo. Inaugurado em 2012, o Titanic Experience conta absolutamente tudo sobre a embarcação, desde quando seus primeiros projetos foram concebidos até como estão hoje os destroços no fundo do mar. Em um ambiente totalmente interativo, é fácil passar um dia inteiro por lá, mas, se você não dispõe de tanto tempo, separe pelo menos duas horas. Contamos todos os detalhes da visita no post:

A história do navio mais famoso do mundo no Titanic Experience, em Belfast

Titanic Experience
Comprar ingressos com antecedência é altamente recomendado, assim você evita filas na bilheteria.

SS Nomadic

Um navio menor e o único remanescente fabricado pela Star Line pode ser visitado por dentro, ali em frente ao Titanic Experience e com o mesmo ingresso dele. Veja detalhes da visita no post:

A história do navio mais famoso do mundo no Titanic Experience, em Belfast

SS Nomadic. Aos fundos, Titanic Experience.

HMS Caroline

Um outro navio-museu que pode ser visitado na região do Titanic. A embarcação é datada de 1914 e teve uso predominantemente militar. As exibições neste museu são mais focadas nisso, sobretudo no uso do navio pela Marinha durante a Primeira Guerra Mundial. Compre seu ingresso clicando abaixo.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

City Tour Hop on Hop off

O famoso ônibus vermelho de dois andares. Nós utilizamos e gostamos demais, pois ele nos leva a locais mais afastados e de difícil acesso de transporte público, como o Parlamento. Além disso, as viagens são guiadas, então a gente já aprende muito sobre a História de Belfast e da Irlanda.

Leia também: Vale a pena usar o Hop On Hop Off em Belfast?

Compre seu bilhete com antecedência e não perca tempo no seu destino:
Hop On Hop Off em frente o Parlamento

Ulster Museum

Nós adoramos visitar o Ulster Museum. É um museu grande, gratuito e com várias temáticas. Ali há seções dedicadas, por exemplo, à Paleontologia, Arqueologia, Botânica, História da Irlanda, Arte, Geologia, Egito Antigo e muitas outras. É bom já ir sabendo mais ou menos os setores que você vai querer visitar. Informações sobre horário de funcionamento no site oficial.

MúmiaFósseisExposição sobre Game of ThronesAchados arqueológicos

Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Belfast foi inaugurado em 1828 e possui diversas plantas de várias partes do planeta. É um passeio muito agradável, ótimo para um descanso após visitar o Ulster Museum. Entrada gratuita.

Jardim Botânico

City Hall

Uma belíssima construção de 1906, é o prédio imponente que abriga a Prefeitura da cidade. Há visitas guiadas gratuitas diariamente, com uma hora de duração. Não é possível agendar e é necessário chegar com 15 minutos de antecedência para se registrar.
Horários das visitas guiadas: De segunda a sexta: 11h, 14h, 15h
Sábado e domingo: 12h, 14h, 15h e 16h* (este último horário somente entre 01/06 e 30/09). Mais informações no site oficial.

City Hall

Murais da Paz – Peace Wall

Ainda hoje existem muros que separam comunidades católica e protestante. Durante o dia o lugar é movimentado, mas evite a região à noite, até porque os portões são fechados.

Recomendamos uma das três maneiras para visitar os muros: uma é com Hop On Hop Off, outra é com um tour dos táxis pretos e uma terceira é com um tour a pé que você pode comprar aqui.

Tour do Táxi Preto

São passeios turísticos com os icônicos táxis pretos, com guias que realmente viveram em Belfast na época dos conflitos. É um passeio muito recomendado!

Crumlim Road Goal

Construída entre 1843 e 1845 para substituir uma outra cadeia, a Crumlin Road Gaol encarcerou as mais diversas pessoas. Assassinos, sufragistas, republicanos e monarquistas e, o mais chocante, crianças: todos eram enviados para aquele temível prédio. O mais incrível é que a cadeia só foi fechada bem recentemente, em 1996. O passeio é pesado, mas bom sob o aspecto de se entender a história.

Veja nosso relato completo aqui: Visita a Crumlin Road Gaol, temível prisão na Irlanda do Norte

Crumlin Road Gaol

St Anne’s Cathedral

Também conhecida como Catedral de Belfast, é uma igreja anglicana erguida entre 1899 e 1904. É aberta para visitação diariamente. O valor do ingresso inclui um guia impresso. Mais informações no site oficial.

The Salmon of Knowledge – Big Fish

É um peixe com 10 metros de comprimento, todo em cerâmica decorada com imagens e textos contando a história de Belfast.

Big Fish

Albert Memorial Clock

Um dos principais cartões-postais de Belfast. Trata-se de uma torre construída em 1869 para homenagear Albert, marido da rainha Victória. A torre tem 35 metros de altura e um sino de duas toneladas no topo. O interior não é aberto à visitação.

Albert Memorial Clock

Parlamento

O Parlamento fica um pouco mais distante do centro, mas o Hop On Hop Off tem uma parada lá. É possível visitar o hall de segunda a sexta das 9h ás 16h, mas também há visitas guiadas gratuitas com uma hora de duração, às 11h e às 14h. Não é possível agendar. Mais informações no site oficial.

Parlamento

C.S. Lewis Square

C.S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia, nasceu em Belfast em 1898. Para homenagear o escritor, sete esculturas de bronze foram confeccionadas e colocadas na C.S. Lewis Square, incluindo Aslan, a Feiticeira Branca e os castores. Você pode pegar gratuitamente um mapinha com sugestão de percurso no EastSide Visitor Centre, que também fica na Praça. O ônibus Hop On Hop Off tem uma parada no local.

St. George’s Market

O principal e mais antigo mercado de Belfast funciona desde 1604! A construção, porém, é um pouco mais recente e foi erguida entre 1890 e 1896. Ali é possível comprar frutas e peixes frescos, artesanato, roupas, lembrancinhas ou mesmo provar uma refeição. Horário de funcionamento: Sexta: das 6h ás 15h, Sábado: das 9h ás 15h; Domingo: das 10h às 16h. Veja a relação das lojas aqui.

Arredores de Belfast

Nós fizemos um tour que englobou três principais pontos, abaixo elencados. Porém, há passeios para apenas um ou dois deles. Veja o post completíssimo sobre o passeio que fizemos:

Irlanda do Norte: tour pelos cenários de Game of Thrones, Calçada dos Gigantes e Carrick-a-Rede

Calçada dos Gigantes

A Calçada dos Gigantes impressiona pela beleza e imponência. Designada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, trata-se de uma maravilha geológica com mais de 40 000 colunas de basalto interligadas, resultado de uma intensa atividade vulcânica ocorrida há mais de 60 milhões de anos.

Calçada dos Gigantes

Carrick-a-Rede Rope Bridge

É uma ponte e madeira e cordas sobre penhascos, mas o impressionante aqui nem é a ponte em si, mas a paisagem compostas por falésias, gaivotas e águas em tom de verde e azul.

Carrick-a-Rede Rope Bridge

The Dark Hedge e outras locações de Game of Thrones

Quer você tenha acompanhado a série, quer não, o tour pelas locações de Game of Thrones é um excelente passeio. Os cenários são realmente surpreendentes. Nunca assistimos a nenhum episódio e simplesmente adoramos.

Game of Thrones Tour

Algumas opções de tour abaixo. O que nós fizemos foi o primeiro da lista. Clique para ver os valores e comprar o que for melhor para você.

Onde ficar em Belfast

Nós ficamos em um hotel econômico, o ETAP, que é o Ibis Budget. Colocamos nosso relato completo aqui: Onde ficar em Belfast: ETAP hotel

Veja, porém, mais opções de hospedagem no mapa abaixo:

Booking.com

Uma outra opção é alugar pelo Airbnb. Utilize este voucher para ter 130 reais de desconto na sua primeira reserva.

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: