Mineiros na Estrada

Museu Inka, o museu mais legal de Cusco


Localizado em uma das casas mais importantes de Cusco, o Museu Inka é um ótimo complemento às andanças pelo Vale Sagrado e pela própria cidade.

O prédio é do começo do século XVII, construído sobre pedras incas por um almirante, por isso é conhecido também como Casa del Almirante. Após o terremoto de 1650, foi reconstruído por Pedro de los Rios, e novamente reconstruído após o terremoto de 1950 pela Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, que hoje é responsável pelo Museu.

É o museu mais completo e mais legal que visitei na cidade. Não está incluído no boleto turístico e a entrada custa 10 soles. Só são permitidas fotografias no pátio, mas fui tomando nota do que vi para contar para vocês. Estas são algumas das exposições que podem ser vistas no museu, não necessariamente na ordem de apresentação.

Fachada do Museu Inka

Civilizações Pré-Incas

Nos primeiros espaços são mostrados objetos de civilizações pré-incas, datados de até 7000 anos antes de Cristo, inclusive fora de Cusco. Algumas das culturas encontradas são Nazca, Wari, Chancay e Chimú.

Outra exposição mostra as civilizações que deram origem a Cusco, como os Wari, que levantaram o assentamento de Pikillaqta, que nós já havíamos visitado.

Meio Ambiente

São representações dos biomas encontrados no Peru, como a Floresta Amazônica e as paisagens andinas, e o que cada um deles proporciona ao homem. Assim, temos expostos ali uma diversidade incrível de batatas, cereais, milhos e sementes. Os animais também estão representados, com lhamas, alpacas e vicunhas.

Pátio do museu

Cultura e sociedade Inca

Um espaço super rico, que conta a origem de Cusco, tanto do ponto de vista religioso, com a figura de Manco Capac e Mama Ocllo, quanto do ponto de vista histórico, com Pachacútec.

A importância do cultivo e uso da coca para a sociedade inca também é retratada, mostrando sua importância para rituais religiosos e também para evitar o soroche.

Fala-se também sobre técnicas de agricultura, produção de cerâmica, tanto para uso doméstico, como para uso cerimonial, e, ainda, sobre a brilhante arquitetura, com exposição de ferramentas. Também estão exibidas vestimentas incas e artesanato, como acessórios e também armas de guerra. Uma das áreas mais impressionantes do museu é a que trata da medicina inca, com uma exposição de crânios deformados que passaram por cirurgia.

Tumba inca

O espaço mais sensacional: são representações de tumbas e cerimônias aos antepassados, com múmias verdadeiras! Muito interessante!

Invasão espanhola

Começa a ser mostrada a invasão espanhola, com relatos do primeiro historiador andino, Inca Garcilaso de la Vega, filho de um espanhol com uma inca.

Várias telas da Escola Cusquenha de pintura também estão exibidas.

Maquetes

Vemos maquetes de sítios arqueológicos, como Moray e Machu Picchu. Esta última, há botões que acendem luzinhas mostrando cada lugar da cidadela perdida (já explicamos com detalhes aqui no blog).

Fiquei mais ou menos uma hora e meia no museu, li todos os painéis explicativos e fiz o tour com bastante calma. Eu fui no finalzinho da tarde e quando saí de lá já era noite. Dizem que mais cedo há artesãs tecendo e nativos vendendo artesanato e tocando instrumentos.

Representação de Pachacútec, na entrada do museu

Museu Inka

Cuesta el Almirante, 103 – Centro – Cusco
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábados e feriados, das 9h às 16h
Site oficial: www.museoinka.unsaac.edu.pe

Representação dos Pontos Cardeais, no pátio do Museu


Leia também:

Nosso roteiro de 8 dias pelo Peru

Viagem ao Peru: dias 1 e 2 – Passeios leves por Cusco

Viagem ao Peru: dia 3 – Qorikancha e Vale Sagrado (Sacsayhuaman, Qenqo, Pukapukara, Tambomachay, Pisaq)

Viagem ao Peru: dia 4 – Tour pelo Vale Sagrado (Tipón, Pikillaqta, Rumicolca Andahuaylillas, Huaro, Urcos)

Viagem ao Peru: dia 5 – Vale Sagrado (Chinchero, Maras, Moray, Ollantaytambo)

Viagem ao Peru: dia 6 – O que ver e fazer em Machu Picchu

Viagem ao Peru – dias 7 e 8: Cusco

Índice de posts sobre o Peru


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: