Mineiros na Estrada

O Museu da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto

Museu da Escola de Minas da UFOP


O Museu da Escola de Minas da Universidade Federal de Preto é de facílimo acesso (fica bem na Praça Tiradentes) e traz um acervo bastante variado. A visita ao prédio já é um deleite. A começar pela vista que se tem da Praça Tiradentes, com o Museu da Inconfidência ao fundo.

O edifício foi construído entre 1740 e 1750 e era o Palácio dos Governadores. Com a transferência da capital para Belo Horizonte, em 1897, o prédio passou a ser ocupado pela Escola de Minas.

Lateral do museu, com observatório astronômico

O museu é dividido em seis setores e sua visita completa demandará cerca de duas horas. Mas, não se preocupe. Se o horário de funcionamento se esgotar, você poderá visitar os espaços restantes no dia seguinte, pois o ingresso é composto por partes destacáveis, referentes a cada setor separadamente. Fotografias não são permitidas. Vamos falar sobre os setores, resumidamente.

Museu da Escola de Minas da UFOP, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto


Leia também:

12 pousadas baratas no centro de Ouro Preto

As igrejas, capelas e passos de Ouro Preto

11 museus para visitar em Ouro Preto

Os mirantes de Ouro Preto – 8 lugares para ver a cidade de cima

6 minas de ouro para visitar em Ouro Preto

Índice de posts em Ouro Preto


História Natural

Temos animais empalhados, esqueletos (o da raia é fenomenal) e uma coleção gigante de moluscos, tanto que ainda existem, quanto fósseis.

Um exemplar que me deixou confusa foi um esqueleto identificado como o “Homem de Lagoa Santa”, pois eu já o tinha visto no Espaço do Conhecimento da UFMG e na Gruta da Lapinha nos disseram que o crânio está no Rio de Janeiro. Mas o monitor garante que aquele ali é o original.

Mineração

Aqui há uma representação de uma mina de ouro em tamanho natural, com pessoas escravizadas trabalhando, também em tamanho real. Diferentes tipo de mina e de maneiras de se minerar são apresentadas.

Leia também: 11 museus para conhecer em Ouro Preto

Mineralogia I e II

A parte mais incrível do museu, que já faria valer a visita. É tão extensa que está dividida em dois espaços. Aqui tem uma infinidade (eu arriscaria dizer milhares) de pedras e metais, dos mais comuns ao inimagináveis, extraídos de várias partes do planeta.

Se você conhece o Museu das Minas e do Metal, de Belo Horizonte, saiba que este aqui de Ouro Preto é muito superior em acervo. Dá para passar horas aqui!

Metalurgia

Aqui temos explicações sobre o funcionamento de indústrias metalúrgicas e exposição de antigos fornos.

Física

É o ambiente mais interativo. Como eu fui já no finalzinho do expediente, não havia mais monitoria, mas, pelo tipo da sala, acredito que haja acompanhamento do monitor. Aqui podemos fazer várias experiências de física. É uma versão bem resumida do Museu Catavento, de São Paulo.

Museu da Escola de Minas da UFOP

Praça Tiradentes – Centro – Ouro Preto – MG
Confira valores e horário de funcionamento no site oficial: www.museu.em.ufop.br/museu

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser.