O Mercado do Porto é tido como um passeio obrigatório por todos que falam de Montevidéu. Todo mundo recomenda um almoço por lá. Para mim, porém, o mercado é bem mais que comida.
O que é o Mercado do Porto
O mercado é um galpão que tem entradas pela Rambla 25 de agosto de 1825 e pela Piedras e Pérez Castellanos, que é uma peatonal, uma rua onde só passam pedestres. Foi inaugurado em 1868 para servir de mercado para as famílias endinheiradas, vendendo frutas, verduras e carnes, que chegavam pelo porto. Com o passar do tempo, as quitandas foram dando lugar aos famosos restaurantes. Hoje o Mercado del Puerto é considerado Monumento Histórico Nacional.
Do lado de dentro, desde 1897 está um relógio centenário que ainda funciona e emite uma campainha a cada meia hora.
Nos arredores do mercado, há várias lojinhas charmosas (e outras nem tão charmosas), que vendem artesanato, lembrancinhas, velharias, além de ateliês onde artistas expõem e vendem seus trabalhos. Há uma das filiais do Mercado de los Artesanos.
Leia também: O que fazer na Ciudad Vieja, o Centro Histórico de Montevidéu
Na peatonal costumam ter umas barraquinhas, uma feirinha de artesanato, e é comum vermos artistas de rua por ali. Há uns banquinhos, de onde podemos ver as chaminés do mercado soltando a fumaça dos churrascos e admirar a arquitetura antiga e as fontes de água, feitas em ferro. Há um Centro de Informações Turísticas na esquina da Piedras com Pérez Castellanos.
Na Rambla, de frente para o mercado, há um belo prédio, onde funciona a Dirección Nacional de Aduanas, inaugurado em 1931.
Ao lado do Mercado, na Rambla, tem o Museu do Carnaval.
O que tem no Mercado do Porto
Bom, vamos então ao lado de dentro do mercado, que é o que todo mundo quer. Lá há 14 restaurantes e o prato predominante é a parrilla, sendo que a atração é ver a carne sendo preparada na sua frente, em grandes grelhas inclinadas. Há muitas opções de carne, desde as mais exóticas, como rins, glândulas salivares e intestinos, até as mais comuns que a gente conhece. O assédio ao turista é muito grande. Antes mesmo de entrar no mercado, já havia funcionários nos abordando e isso continuou enquanto caminhávamos por seu interior.
Acabou que nem almoçamos lá, pois já era tarde e tínhamos comido em outro lugar. Só comi uma empanada na Empanadas Carolina, mas não gostei, nem consegui comer, porque a massa estava crua. Mas acho que dei azar, porque elas são muitíssimo bem avaliadas.
Mercado do Porto
Rambla 25 de agosto de 1825
Site oficial: www.mercadodelpuerto.com
Leia também:
- Como sair do aeroporto de Montevidéu
- Como andar de ônibus em Montevidéu
- Como ir de ônibus de Montevideo a Colonia del Sacramento
- Hospedagem em Montevidéu: Hotel Orpheo Express
- Índice de posts sobre o Uruguai
GOSTARIA DE SABER SE DA P PAGAR C REAL NESTE MERCADO DO PORTO OU SE TEM LOCAL INDICADO P TROCAR POR PESOS.
Maria, não vi nenhum lugar no mercado que aceitasse reais. Na região da Ciudad Vieja e Centro há várias casas de câmbio, mas não tenho nenhuma específica para indicar.
Pingback: O Museu do Carnaval, em Montevidéu
Pingback: Como andar de ônibus em Montevidéu
Pingback: Conheça o Museu de Arte Precolombino e Indígena, em Montevidéu
Pingback: O que fazer na Ciudad Vieja, o Centro Histórico de Montevidéu
Pingback: Museu do Carnaval, em Montevidéu - Mineiros na estrada
Pingback: Museu de Arte Precolombino e Indígena, em Montevidéu - Mineiros na estrada