Página inicial / Belo Horizonte / Projeto Lua Cheia no Museu: visitando o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG à noite

Projeto Lua Cheia no Museu: visitando o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG à noite

Monitor apresenta serpente no evento Lua Cheia no Museu, que acontece entre abril e setembro no Museu de História Natural da UFMG

Se você é de Belo Horizonte já deve conhecer o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Aquele do lindíssimo Presépio do Pipiripau. O que talvez nunca tenha feito é visitado esse museu à noite! Sim, isso é possível, por meio do Projeto Lua Cheia no Museu! Garanto que a visita é surpreendente e bastante educativa.

O que é o Lua Cheia no Museu

O Lua Cheia é um evento noturno que acontece dois dias por mês (uma sexta e um sábado), de abril a setembro, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, localizado no bairro Santa Inês.

O Museu conta com uma área de 60 hectares, o que equivale a cerca de 60 campos de futebol do Mineirão. Essa área é dividida em um centro de exposições e, em sua maior parte, uma mata típica do bioma Mata Atlântica, com espécies de flora nativas e exóticas e diversos animais silvestres. E é nessa mata onde acontece a maior parte da visita noturna.

tudo-sobre-belo-horizonte

O evento se inicia em um auditório no centro de visitantes, onde são dadas as boas-vindas e há uma breve apresentação do evento. Os monitores dão as instruções necessárias para o decorrer da noite e então começa a trilha.

Por ser durante a noite, é necessário ter atenção a tudo que está ao redor. Ter cuidado com as raízes pelo chão, com a irregularidade de alguns caminhos e principalmente ouvir e/ou observar os animais que se escondem em meio a escuridão da mata. Dependendo da sorte do grupo, é possível observar diversos animais ao longo da trilha. Nós vimos cutias e morcegos, mas, como eu disse, depende de sorte, pois os animais ficam livres na mata.. Além disso, durante a caminhada os monitores param em alguns pontos interessantes na mata para um bate papo descontraído.

Evento Lua Cheia no Museu, que acontece entre abril e setembro no Museu de História Natural da UFMG.

Foto:  Aninha Gonçalves

Se o céu não estiver nublado, a lua será a grande guia durante o percurso na mata, que se finda em um campo aberto para observação do céu estrelado e uma conversa sobre astronomia.

Depois há um delicioso lanche (pago a parte) na cantina, com caldos, cachorro-quente, canjica… E, por fim, após o lanche, o momento mais esperado: encontro com répteis! Serpentes, lagartos (e, às vezes, alguma surpresa, segundo os monitores) ficam frente a frente com os visitantes. É o momento de aprender mais sobre esses curiosos animais e até tirar fotos com eles! A primeira edição em abril foi um sucesso, uma das melhores estreias, de acordo com os organizadores. O próximo será nos dias 12 e 13 de maio. A taxa de inscrição é 20 reais, sendo que, estudantes, idosos, crianças de 6 a 12 anos e servidores/terceirizados da UFMG pagam meia entrada. Se você ficou com vontade de conhecer o evento, confira antes a programação, pois está sujeita a alteração.

Todas as datas, orientações para inscrição e demais informações estão no site oficial. Os telefones do museu são 3409-7650 ou 3409-7612. No final do post também há mais informações.

Créditos da foto de abertura: Amanda Del Rio


Leia também:

Praça da Liberdade e seu Circuito Cultural: cultura e entretenimento grátis em Belo Horizonte

Belo Horizonte: O Museu das Minas e do Metal

Memorial Minas Gerais Vale, museu bem mineirinho na Praça da Liberdade

Como é o Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade


Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

Rua Gustavo da Silveira, 1035 – Santa Inês – Belo Horizonte – MG
Telefones: (31) 3409-7650 | 3409-7612.

Visitação normal do museu:
Horário de funcionamento do museu: de terça a sexta-feira: das 8h30 às 16h | sábados e domingos: 10h às 17h
Valor da entrada para o museu: R$ 10,00
Site oficial

Lua Cheia no Museu
Um final de semana por mês, de abril a setembro
Horário: das 19h às 22h30
Vagas: 60, mediante inscrição e pagamento de ingresso de R$ 20,00 (inteira), com cartão de crédito ou débito
Todas as informações podem ser lidas no site oficial

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

23 comentários em “Projeto Lua Cheia no Museu: visitando o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG à noite

  1. Pingback: Programa noturno em Bonito: Projeto Jiboia

  2. Aninha, ótima dica! Mas acho que eu não teria coragem…. Sou um tanto medrosa… Quantas cobras!Mas deve ser uma experiência e tanto.

  3. que legal, nunca tinha ouvido falar! eu já visitei um zoologico a noite e foi uma experiencia incriível (lá em Cingapura)..com ctz gostaria de participar desse evento! e pegava nessas cobras são q coisas lindaaaas

    • Muito bacana, Flávia! Vale a pena conhecer sim. Além da mata, há outras exposições que compõem o jardim botânico, mas estas não abrem no Lua Cheia, funcionam apenas durante o dia, no horário de funcionamento normal do museu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

Assine nossa newsletter

Receba um e-mail mensal com a relação dos posts publicados no mês e outras novidades!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA