Mineiros na Estrada

Lagoa Misteriosa: uma caverna inundada com águas azuis, em Bonito



A sensação ao vê-la pela primeira vez foi incrível. Estávamos andamos na mata, quando, de repente, avistamos aquela água impressionantemente azul, contrastando com o verde das árvores. Foi uma coisa linda, um trem de doido, só vendo mesmo para vocês me entenderem. A Lagoa Misteriosa, em Bonito, assim como o Buraco das Araras, é uma dolina. Só que inundada – é uma caverna alagada.

Por que Lagoa Misteriosa?

Algumas expedições já foram feitas por mergulhadores para explorar e estudar a caverna, mas ainda não se conseguiu chegar ao seu fundo. Até hoje, o que se sabe é que ela tem 220 metros de profundidade, mas pode ser que haja muito mais a ser descoberto. Junte esse mistério à beleza fascinante de suas águas azuis e imagine o quanto ela desperta o interesse de estudiosos – e de curiosos, também.


Leia também:


Mapa subaquático da Lagoa Misteriosa. José L. Barroco Neto (Tuta)

Onde fica a Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa fica na mesma propriedade do Rio da Prata, no município de Jardim, a 50 km de Bonito. Para chegar lá, as opções são: carro alugado, táxi, transporte privado e transporte compartilhado, que foi o que usamos, com a EK Turismo.

Quais atividades é possível fazer na Lagoa Misteriosa?

Além da flutuação, que foi o que fizemos e explicaremos abaixo, é possível fazer mergulho com cilindro, que deve ser a coisa mais maravilhosa do mundo. Quem nunca mergulhou, pode fazer mergulho de batismo, descendo oito metros de profundidade. Quem tem certificação, desce mais, dependendo do tipo do certificado que possui. Em todos os casos, um instrutor acompanha o tempo todo.

Como é a flutuação na Lagoa Misteriosa

Somos primeiramente recepcionados lá no Rio da Prata, onde colocamos a roupa e as botinhas de neoprene. Dali pegamos uma camionete até a recepção da Lagoa Misteriosa, onde guardamos nossos pertences em guarda-volumes (R$ 2,00, em junho de 2017) e preenchemos o papel do seguro.


Leia também: 


Nosso guia Marcelo começou nosso passeio em meio à mata. Percorremos 600 metros até o mirante que mencionei no começo deste post, onde tivemos a primeira vista da Lagoa. É ou não é de ficar admirado?

Lagoa Misteriosa vista do mirante

Então, precisamos descer 190 degraus até o deck onde pegamos o snorkel e o colete.

Vista do deck

Aí são 40 minutos de alegria! Podemos flutuar por toda a superfície da lagoa. Os raios de sol fazem um desenho lindo, revelando vários tons de azul e deixando as rochas ainda mais lindas.

No meio da lagoa há uma boia e um cabo de aço. É possível descer por apneia e dar uma olhadela para cima. A água é tão transparente que dá para ver as árvores e o céu.

Não há grandes peixes, mas há uns miudinhos, bem atrevidinhos, por sinal, que  costumam dar mordidinhas na gente. Mas não machuca, não!

Dá uma olhada nessas fotos e veja por você mesmo o quanto é lindo!

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Informações importantes


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:


Nossa viagem a Bonito contou com o apoio e organização da Agência Águas Turismo, Hotel Pousada Águas de Bonito e Bonito Convention & Visitors Bureau, além da colaboração de diversos parceiros. Entretanto, temos garantida nossa total liberdade editorial, isto é, tudo o que publicamos aqui reflete a nossa real experiência, independentemente de parcerias. Transparência é nosso compromisso principal com nosso leitor.