Página inicial / Brasil / Rota das Grutas Peter Lund: a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas

Rota das Grutas Peter Lund: a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas


Gruta Rei do Mato, Rota das Grutas, Sete Lagoas

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato foi a segunda gruta que visitamos na Rota das Grutas Peter Lund. Antes de prosseguir com a leitura deste texto, recomendamos que leia o primeiro post da série sobre a Rota das Grutas. Nele, explicamos a Rota, apresentamos as grutas, damos sugestão de roteiro e mostramos como chegar a cada uma delas:

Rota das Grutas Peter Lund: informações e roteiro para 2 ou 3 dias

Neste post, falaremos sobre como foi a nossa visita à Gruta Rei do Mato.

http://www.mineirosnaestrada.com.br/indice-minas-gerais/

A Gruta Rei do Mato

O nome da gruta vem de uma lenda de um ermitão que andava pela região e que era conhecido como Rei do Mato. Quando a gruta foi descoberta, passaram a acreditar que o Rei do Mato morava ali.

Dentre as três grutas que visitamos, Rei do Mato, Maquiné e Lapinha, achamos a Rei do Mato a mais impressionante, tanto por seus incríveis espeleotemas, quanto por sua profundidade. Na medida em que vamos descendo, ficamos, em alguns pontos, com os nossos olhos na altura das estalactites, as estruturas que descem do teto.

Leia também: 

Rota das Grutas Peter Lund: a Gruta do Maquiné e o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo

Rota das Grutas Peter Lund: a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa

E-suítes SPA Lagoa Santa: ótima hospedagem para percorrer a Rota das Grutas

Para visitar a gruta, é só comprar o ingresso na bilheteria e esperar o horário do próximo grupo, já que as visitas são sempre guiadas.

O tour começa com uma passadinha na Grutinha, para vermos pinturas rupestres e uma réplica de esqueleto de um Xenorhinotherium bahiensis, um animal do período Pleistoceno, possivelmente herbívoro, que possuía tromba e fossas nasais na cabeça, provavelmente para conseguir respirar enquanto estava submerso.

Grutinha, na Gruta do Rei do Mato

Pinturas rupestres na Grutinha

Réplica de dinossauro, na Gruta Rei do Mato

Réplica de Xenorhinotherium bahiensis

Caminhamos alguns metros mais até a entrada da Gruta Rei do Mato e logo ao ingressar somos surpreendidos por muita beleza. A gruta tem cerca de 998 metros de extensão, mas a visita guiada percorre apenas 220 metros. Escadas com corrimãos foram instaladas para descermos os 30 metros de profundidade da gruta. É preciso ter atenção, pois os degraus são vazados e estreitos – se você tiver um pé maior, ele não caberá nos degraus, mas é só ter cuidado e se segurar, não é nenhum esporte radical. Outra coisa a se atentar é com os objetos pessoais como os celulares e os óculos, especialmente ao abaixar a cabeça para olhar as profundezas da caverna, pois se cair alguma coisa, já era.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

A Gruta Rei do Mato possui quatro salões, todos  iluminados com led. O primeiro deles é o da Couve-Flor, por motivos óbvios. Você vai bater o olho e entender o porquê. O segundo é o Salão dos Blocos Desabados, onde estão blocos gigantes, uns sobre os outros. Temos aqui também uma parte triste, com muitas estalactites com pontas quebradas. Quando não havia controle de visitantes na gruta, pessoas cortavam pedaços, ou para levar de lembrança, ou para vender, achando que valiam algo, por terem brilho. Você verá também, tanto nesta gruta, como na Lapinha e no Maquiné, nomes e datas riscados nas paredes. 🙁

Gruta Rei do Mato

Salão Couve Flor

Gruta Rei do Mato

Outras formações maravilhosas no mesmo salão

O terceiro salão é o Salão Principal, o maior da gruta, com 80 metros de extensão. Aqui deixamos a imaginação fluir. Vimos castelos, sorvetes e uma bailarina. Uma bacia de travertino estava cheia e formou um lindo reflexo dos espeleotemas.

Salão Principal, na Gruta Rei do Mato

Salão Principal

Gruta Rei do Mato

Reflexo dos espeleotemas na bacia de travertino

Gruta Rei do Mato

Sorvetão

O último salão é o destaque da gruta, o Salão das Raridades. Aqui estão duas enormes formações, chamadas de Torres Gêmeas. São duas colunas com cerca de 12 metros de altura, uma formação única no mundo! Segundo o guia, somente na Espanha há uma formação parecida, mas uma é coluna e outra é uma estalagmite.

Torres gêmeas no Salão das Raridades, na Gruta Rei do Mato - Sete Lagoas (MG).

Torres Gêmeas – impressionante!

Gruta Rei do Mato, em Sete LagoasGruta Rei do Matogruta Rei do Mato

A gruta é impressionante e nós podemos ver que ela ainda está em formação, pois a água continua a escoar e formar espeleotemas. Vimos até uma estalagmite bebê, com cerca de 2000 anos. Por isso é considerada uma gruta viva pelos estudiosos. Daí a importância em não tocar em nenhuma das estruturas, pois a oleosidade das mãos pode impedir o trabalho da água. Em vários pontos você verá que as rochas estão escuras e ali a água passa direto, ou seja, a formação de espeleotemas foi interrompida.

Gruta Rei do Mato

Estalactites

Informações gerais sobre a Gruta Rei do Mato

  • É obrigatório o uso de calçado fechado e sem salto.
  • A idade mínima para visitação é de 6 anos.
  • Valor do ingresso: R$ 25,00 (a partir de janeiro de 2018). Pagamento somente em dinheiro.
  • Duração da visita: 1 hora
  • Percurso: 220 metros (ida), sendo 30 metros de profundidade.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h (último grupo às 16h).
  • Nível de dificuldade: médio, por ter muitas escadas.
  • Telefone:  (31) 3775-2695
  • Mais informações no site oficial do Circuito das Grutas.
Gruta Rei do Mato

Nessa foto dá para ver as estalactites quebradas

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

O Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, a 70 km de Belo Horizonte, faz parte da Rota das Grutas Peter Lund.


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA