Página inicial / Brasil / Rota das Grutas Peter Lund: a Gruta do Maquiné e o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo

Rota das Grutas Peter Lund: a Gruta do Maquiné e o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo

Gruta do Maquiné

Cordisburgo. Do latim, Cordis, coração. Do alemão, Burgh, uma pequena cidade. Cidade do Coração. Terra de Guimarães Rosa, que amava tanto o lugar que começou e terminou seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras falando sobre a cidade:

“Cordisburgo era pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas tão de repente bonito: lá se desencerra a Gruta do Maquiné, milmaravilha (…).”

 

A cidade faz parte do Circuito das Grutas e da Rota das Grutas Peter Lund. Sobre a Rota e sobre como chegar a Cordisburgo, nós já falamos neste post, cuja leitura recomendamos antes de prosseguir aqui:

Rota das Grutas Peter Lund: informações e roteiro para 2 ou 3 dias

No presente post, falaremos sobre como foi a visita aos dois pontos que conhecemos na cidade: a Gruta do Maquiné e o Museu Casa Guimarães Rosa.

http://www.mineirosnaestrada.com.br/indice-minas-gerais/

Gruta do Maquiné

A primeira gruta que visitamos na Rota das Grutas Peter Lund foi a Gruta do Maquiné, que é surpreendente. Foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro José Maria Maquiné e começou a ser explorada por Peter Lund em 1834 (essa história você já leu aqui).

É a gruta mais bem estruturada para receber o turista, dentre as três da Rota: há banheiros, lanchonete, lojinha e até um restaurante de comida mineira a la carte.

Para visitar, é só comprar o ingresso na bilheteria e esperar o horário do próximo grupo, pois todas as visitas são guiadas.

Como é a visita

Antes de entrarmos na gruta, a guia deu as instruções de segurança: obrigatoriamente deve-se ficar dentro da área delimitada, é proibido tocar nas paredes e nos espeleotemas e as fotografias devem ser tiradas somente nos momentos de paradas.

A Gruta do Maquiné é imensa, mas a visita percorre apenas 650 metros, o que nos permite contemplar sete salões.

Começamos na entrada da gruta, no Salão do Vestíbulo, o único que recebe iluminação natural. Podemos ver a única pintura rupestre encontrada até hoje na Gruta do Maquiné. Ali no Vestíbulo há uma pequena “piscina”, uma bacia de travertino, que as pessoas usam como fonte dos desejos. O dinheiro jogado é recolhido e doado para instituições da cidade. 

Única pintura rupestre da Gruta do Maquiné

Única pintura rupestre da Gruta do Maquiné

Gruta do Maquiné

Passamos para o Salão das Colunas, com estruturas maravilhosas. Estalactites e estalagmites se encontram, formando colunas grandiosas. A partir desse salão a iluminação é feita com lâmpadas de led.

A guia, sempre muito simpática e demonstrando muito conhecimento, foi explicando sobre a formação da caverna, sobre os espeleotemas e sobre a história da “descoberta” e do mapeamento Gruta do Maquiné.

Gruta do Maquiné

Pequenas estalactites continuam em formação

Gruta do Maquiné

Alguns degraus e chegamos ao Salão do Altar ou do Trono. Direcionados pela guia, começamos a enxergar formas nas estruturas. Há uma estalactite com muito brilho, que deixou o grupo impressionado. Ela se assemelha a um altar ou a um trono, dando, portanto, nome ao salão. Neste espaço foi gravada uma cena da novela Império, da Rede Globo, na qual o personagem principal, o Comendador, escondia um diamante.

Gruta do Maquiné, em Cordisburgo, Minas Gerais.

No Salão do Carneiro, a ação das águas, num trabalho de milhões de anos, parece ter esculpido um animal.

Gruta do Maquiné

O Salão das Piscinas é cheio de bacias de travertinos, que em época de chuvas, ficam cheios e refletem as estruturas do teto. Deve ser maravilhoso, mas, mesmo tendo visitado a gruta dezembro e já ter começado a época das chuvas, não vimos as piscinas cheias.

Gruta do Maquiné

No Salão das Fadas é onde mais se percebe o brilho das rochas.

O último salão é dividido em duas partes, o Salão Cemitério e o Salão Lund. Com mais de 160 metros de extensão, ali foram achadas muitas ossadas. Era ali também que Peter Lund dormia em um buraco na rocha, que parecia ser uma ótima cama  – onde o naturalista descansava durante suas expedições, que duravam vários dias.

Gruta do Maquiné

Em todos os salões, a guia incentiva o grupo a deixar a imaginação fluir, e conseguimos enxergar muitas figuras nas rochas: uma vaca bebendo água, um cogumelo de bomba atômica, um gorila e até um imenso elefante.

Gruta do Maquiné

Pão francês na Gruta do Maquiné

Gruta do Maquiné

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Informações importantes para visitar a Gruta do Maquiné

  • Nós achamos o passeio muito seguro e o mais adequado das três grutas para se levar crianças, pois são poucas escadas e os degraus são bem largos e esculpidos na própria rocha (ao contrário da Gruta Rei do Mato, cujas escadas têm degraus vazados);
  • É obrigatório o uso de calçado fechado;
  • O grupo deve permanecer junto, andando sempre dentro da área delimitada, e as fotos o devem ser feitas nos momentos de parada;
  • Valor do ingresso: R$ 25,00 (a partir de janeiro de 2018). Pagam meia entrada estudantes com carteirinha, menores de 12 anos e maiores de 60 anos;
  • O pagamento do ingresso é feito somente em dinheiro;
  • Há também um museu, mas quando fomos, em dezembro de 2017, estava fechado sem previsão de reabertura.
  • Duração da visita: 1 hora
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17h (último grupo às 16h).
  • Nível de dificuldade: fácil. São 650 metros (ida) e um desnível de apenas 18 metros (pouca descida).
  • Telefone da Gruta do Maquiné: (31) 3715-1310
  • Mais informações no site oficial do Circuito das Grutas.

Gruta do Maquiné

Onde comer

Almoçamos no Chero’s, em frente à entrada da gruta. Lá funciona com prato único: arroz, salada, feijão tropeiro e você escolhe a carne, que pode ser bife de boi, frango frito, frango ao molho pardo ou, ainda, omelete. O valor em dezembro de 2017 era 28 reais por pessoa, podendo pedir reposição do que quiser. Aceitam apenas dinheiro.

Restaurante Cheros - Gruta do Maquiné

Restaurante Chero’s

Leia também: Rota das Grutas Peter Lund: a Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas

O Museu Casa Guimarães Rosa

Embora o objetivo principal fosse conhecer a Gruta do Maquiné, não poderíamos deixar de visitar o Museu Casa Guimarães Rosa, que funciona realmente na casa onde nasceu o escritor e onde ele viveu sua infância. A visita é guiada por monitores adolescentes de um projeto superlegal de contação de histórias, o Miguilim, para deixar as visitas ao museu ainda mais atraentes.

Museu Casa Guimarães Rosa

Museu Casa Guimarães Rosa

É bem interessante, pois podemos ver objetos que pertenceram ao escritor, como uma máquina de escrever e ver suas correções feitas à tinta nos textos datilografados. Ele tinha uma letra linda, embora fosse médico de formação, hahaha.

Percorremos todos os cômodos da casa e no final a monitora recitou um trecho de Grande Sertão Veredas.

O valor da entrada, em dezembro de 2017, era R$ 4,00.

Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

A Gruta do Maquiné e o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo, fazem parte da Rota das Grutas Peter Lund, a 123 km de Belo Horizonte.

Compartilhe com seus amigos!

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites
shares

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA