Por circunstâncias alheias à minha vontade, perdi alguns documentos pessoais no ano passado e, após algum tempo, iniciei a via sacra em busca das segundas vias. Um deles é o título de eleitor. Na verdade, esse documento sozinho não é de grande valia, mas como eu pretendia tirar meu passaporte, tratava-se de uma exigência.
Primeiramente, busquei alternativas para resolver a questão pela internet, mas descobri que é impossível imprimir uma segunda via de título de eleitor pela rede e também não há como requerer o documento por esse caminho. Mas descobri que atualmente, no site do TSE, dá para preencher um formulário, uma espécie de pré-atendimento em que, entre outras coisas, você pode selecionar outro local para votação, na mesma cidade. Também é possível selecionar um posto de atendimento para comparecer e retirar a segunda via do documento. Ao fim do preenchimento do formulário online, você recebe um número de protocolo e um prazo para comparecer ao posto de atendimento munido de um documento de identidade original com foto, exceto o modelo novo de passaporte (confira aqui, no próprio site do TRE, clicando no menu “segunda via”).
Sinceramente, não sei se adiantou muito preencher o formulário, a não ser pela seleção do novo local para votar. No dia em que fui ao posto de atendimento o funcionário de plantão pediu novamente todas as informações que eu havia fornecido pela internet e imprimiu o título na hora. Não existe nenhuma multa ou taxa para a execução do serviço. Como eu já disse, talvez a única vantagem do preenchimento online tenha sido o fato de ter conseguido trocar o local de votação, mas acho que pessoalmente teria sido simples.
Espero que as informações tenham sido úteis! Grande abraço!