Página inicial / Passaporte / Como tirar passaporte em Belo Horizonte

Como tirar passaporte em Belo Horizonte

Como tirar passaporte em Belo Horizonte

(Atualizado em 25 de outubro de 2016)

O objetivo desse post é falar um pouco sobre a parte burocrática do processo de preparação de viagens internacionais – o passaporte. É verdade que não é uma exigência para viagens a países que compõem o Mercosul, pois eles aceitam carteira de identidade (desde que expedida há menos de 10 anos, em bom estado e que na foto você esteja reconhecível), mas como a minha identidade é bem velha e sequer sei onde ela está, tive que batalhar pelo meu passaporte quando fui preparar a viagem aqui para os países vizinhos. Além disso, com o passaporte, terei a oportunidade de começar minha coleção de carimbos estrangeiros.

O primeiro passo foi acessar o site da Polícia Federal.

O site é dinâmico e os passos são bem descritos. É importante ficar atento para a documentação necessária, pois você precisará preencher um formulário online de solicitação de emissão do passaporte, fornecendo várias informações, e algumas delas referem-se aos seus documentos pessoais.

Seguindo os passos e preenchendo todos os campos corretamente você será levado à última página do formulário, onde selecionará o local de atendimento. Em Belo Horizonte os locais possíveis são o UAI da Praça 7, no Centro, e o posto do Shopping Plaza Anchieta, no bairro com o mesmo nome.

Após esses procedimentos, é só imprimir a Guia de Recolhimento da União – GRU, pagar R$ 257,25 no banco (caro!) até o vencimento* e dirigir-se ao local selecionado para o atendimento, na data e horário marcados.

Optei pelo posto de atendimento no Shopping Anchieta, pois tem estacionamento e é de fácil acesso. E quem faz uma compra de no mínimo 10 reais no Mart Plus que fica lá dentro tem direito ao estacionamento sem pagar nada mais.

O atendimento foi agendado para uma quinta-feira, na parte da tarde. Saí do trabalho e fui direto. No estacionamento tem um elevador que sobe para o posto de atendimento da Polícia Federal. Cheguei alguns minutos antes do horário e vi que tinha um funcionário com uma lista dos agendamentos. Informei a ele meu nome e fui atendido pontualmente, não demorou mais que 10 minutos.

Agora preste bastante atenção: se você é muito vaidoso(a), dê um trato no visual antes de comparecer ao posto, pois a fotografia que irá compor o seu passaporte é tirada na hora do atendimento. Para variar, a minha ficou uma porcaria, mas já estou acostumado com a realidade. A Gê disse que, no caso dela, que tem cabelos longos, não adiantou nada arrumar, pois foi pedido que ela colocasse os cabelos para trás, pois o que tem que sobressair na foto é o rosto.

Outra coisa muito importante: além dos documentos que eles exigem, leve pelo menos mais um no qual esteja registrada a localidade do seu nascimento, pois isso foi pedido na hora. Sorte que eu tinha levado a minha carteira de trabalho, pois na carteira de motorista, que vale como identidade no Brasil, não existe tal informação.

No fim do atendimento me entregaram um canhoto protocolado com a data em que eu deveria retornar ao posto de atendimento, em qualquer horário durante o funcionamento, para pegar o documento. Nesse canhoto também constava o documento que era necessário apresentar para pegar o passaporte. Uma semana depois voltei e em menos de cinco minutos já estava com meu passaporte na mão.

Bem simples, não é mesmo? Achei que o processo fosse mais burocrático e demorado, mas como a maioria dos processos é feita antecipadamente pela internet, ficou bem mais fácil. A Gê tirou o dela no posto da Praça Sete e também foi atendida pontualmente.

Espero que essas informações tenham sido úteis! Grande abraço!

* Existem dois tipos de GRU: simples e cobrança. A GRU de passaporte é do tipo cobrança, o que quer dizer que pode ser paga em qualquer banco, lotéricas e correios. 
Fontes: Polícia Federal e Tesouro Nacional.

tudo-sobre-belo-horizonte


Clique aqui para receber as novidades do blog no seu e-mail




Booking.com

 

Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.  

71 comentários em “Como tirar passaporte em Belo Horizonte

  1. Olá !
    Eu, Rinaldo Lino dos Santos (sou surdo) moro em Belo Horizonte/MG, gostaria de saber pode fazer a inclusão novo de Passaporte para viajar em todos os lugares fora de País. Aguardamos a informar aqui e envia meu e-mail.
    Grato.
    Abraço

  2. Parabéns pelo site! Sou do interior, fica a uns 300 kms de BH e gostaria de tirar o meu passaporte no Shopping Anchieta, você se recorda se tinha um horário marcado, tipo 10:30 ou somente na parte da manhã? Será que no Anchieta é mais tranquilo que no posto do UAI?

    • Oi, Leônidas, obrigada!
      Não me lembro dos horários, mas você pode simular uma marcação no site sem confirmar, só para ver as opções nos dois lugares.
      Se você estiver de carro, o posto do Anchieta é melhor, pois você foge da muvuca do Centro.
      Mas eu fui atendida na Praça Sete e foi tranquilo. Pontual e rápido.

      • Gê muito obrigado! Acompanhando aqui o site e a página no Facebook, deu aquela vontade de botar o pé na estrada… Quero ir de carro sim e pelo que lí aqui no site vou tentar no Anchieta mesmo, pois estou indo de carro, veja o sacrificio que é uma pessoa do interior pra conseguir o passaporte, rsrs… Não sabia que dava pra simular no site da PF o agendamento do passaporte, valeu…

  3. Oi pessoal! Sabe que por causa deste post me interessei bastante em tirar o meu passaporte no Shopping Anchieta, rsrs. Acabo de chegar de BH, viajem de mais de 700 km ida e volta da minha cidade, como tenho que passar na Rodovia 381, sai com 03 horas de antecedência, casou houvesse algum imprevisto, que infelizmente é muito comum nesta rodovia, mas como transcorreu tudo bem, cheguei no Shopping com 03 horas de antecedência, ao perguntar uma guarda, sobre o agendamento, veio uma moça bem “despachada” e perguntou: você quer ser atendido agora. Eu falei com ela se poderia dar uma retocada no layout (apesar que ia continuar feio do mesmo jeito, rsrs) e trocar a camisa pois já estava a quase 05 horas dentro de um carro, tinha acordado às 02:00 da manhã, ela disse que não, já me levou pra uma sala com umas 10 ou mais atendentes e com menos de 05 minutos já estava tudo pronto, isto por que a moça digitou algo errado e pediu mil desculpas, mas vi pessoas saindo com uns 03 minutos apenas. Gostei muito do atendimento, talvez o órgão mais desenrolado que já fui em toda minha vida… O fato negativo que o tratamento dispensado a mim e a minha esposa, foi diferente aos estrangeiros que aguardavam, esta mesma moça que me atendeu, ficava dizendo “estrangeiro é depois” não sei do que se tratava, qual o tipo de documento ou atendimento que eles necessitavam, mas de toda forma me deixou com um pouco de mal estar a situação de ser atendido tão rápido. Grande abraço e desculpem pelo tamanho do comentário, mas acho que este feed Back se faz necessário, pois o seu post aposto que influenciou mais pessoas como eu a tirar o passaporte e viajar…

    • Oi, Leônidas!
      Que bom que você voltou para relatar sua experiência. E que bom que deu tudo certo!
      Passaporte na mão, agora é cair na estrada!
      Boa viagem e obrigada pelo retorno!

    • Oi, Luana!
      Se ele tirou o passaporte em 2004, já venceu – tem que tirar outro.
      De qualquer modo, não existe renovação de passaporte, Dá uma olhada no item 6 deste link aqui,

  4. Muito boa iniciativa. Estava totalmente sem noção de onde começar para tirar o passaporte. Você me ajudou muito, é impressionante como foi cuidadosa com os mínimos detalhes. Você está de parabéns, se tivéssemos mais pessoas assim que compartilhassem informações com o objetivo de ajudar as pessoas certamente viveríamos melhor.

  5. Boa noite,tenho um sobrinho que reside em londres e ele quer me mandar uma carta convite para que eu viaje ate Londres,mas tenho uma duvida sobre essa carta convite.Quais as possibilidades da emigracao me deporta mesmo com a carta.Mto obrigado

  6. Então Gê, queria saber se eles não têm algum tipo de férias por ser período delas e tal. Porque moro no interior e irei lá em junho tirar o meu, fiquei com medo de ir e estarem fechado…

  7. Olá, tenho a minha Carteira de Habilitação serve como identificação para retirar o passaporte, ou tem que ser a Carteira de Identidade? Minha identidade foi tirada a 12 anos e eu estava criança ainda.

  8. Olá Guto, você sabe me informar se há atendimento para tirar o passaporte, em BH, aos sábados? Moro no interior e no sábado seria mais fácil para mim.

    • Gustavo, não lembramos exatamente quantos dias, porque escolhemos o dia que era melhor para nós e não as opções mais próximas, mas recordamos que foram poucos dias.
      Entre o agendamento e a entrega foi uma semana.

  9. oi bom dia !!! depois de atingir nivel de agendamento so poderá reagenda depois do ultimo agendamento no meu caso data agendamento 01/06/2016 ,tem outra forma de agenda tipo por telefone ? se for possível como ?

    • Nayara, é isso mesmo. Se você já reagendou duas vezes, o sistema não permite novo agendamento até a data já agendada.
      Tente no 194 ou no 2517-9900.

  10. Meu passaporte já se encontra para a retirada.Gostaria de saber se precisa agendar,pegar senha ou ir direto à sala que fiz a emissão.

  11. Olá,estou no site da policia federal e não estou conseguindo ir onde preenche o formulário para requerer o passaporte,não esta mandando eu preencher nada, vocês sabes pq eu não estou conseguindo?

  12. Pingback: Como tirar segunda via de título de eleitor em Belo Horizonte

    • Não é verdade. Mas, como é foto para documento, o ideal é ir com uma camisa mais simples. Lembre-se de que você ficará com a mesma foto por 10 anos.
      Abraços.

  13. Tudo tranquilo?
    Desde já agradeço pela informação tão clara postada no site!!

    Só uma pergunta (meio ingênua pq ainda estou pesquisando sobre rsrs) mas com este passaporte, posso ir para qualquer lugar do planeta? ou ele tem restrições? Digo pq já ouvi falar de pessoas que tiveram que ir ao Rio para tirar passaporte e que é muita burocracia e blá blá blá…

    Obrigado novamente, no aguardo de uma resposta!

    • Oi, Marcão, como vai?

      Veja bem, o passaporte é o documento básico para você poder viajar para outros países, mas somente o passaporte não garante que você possa viajar. Vários países exigem um visto de entrada, como é o caso dos Estados Unidos, por exemplo. Ou seja, você tira o passaporte e depois precisa passar por alguns procedimentos um pouco burocráticos (dependendo do país para onde quer ir). Você citou a ida ao Rio de Janeiro, certo? Provavelmente as histórias que ouviu estão relacionadas ao processo do visto para entrada nos Estados Unidos.

      Então, para esclarecer: o passaporte você tira em BH. Agora, a concessão do visto é outra coisa. Aqui no blog a gente contou em detalhes como foi o processo para conseguir o visto para os EUA. Dá uma olhada nesse link: http://www.mineirosnaestrada.com.br/category/planejando-a-viagem/visto-americano/

      Abraços e boa sorte!

  14. Amigo, muito bom esse post.

    Gostaria de perguntar qual foi o intervalo de tempo entre sua primeira ida ao posto de atendimento e o retorno para pegar o documento de fato.
    P