Página inicial / Cork / Como ir de ônibus de Dublin para Cork

Como ir de ônibus de Dublin para Cork

Durante o nosso intercâmbio na Irlanda, aproveitamos um fim de semana para conhecer a cidade de Cork. Para chegar a essa cidade, que fica no sul do país, é possível ir de trem, ônibus ou carro. Como não estávamos animados a alugar um carro, nossas opções passaram a ser trem e ônibus.

Nesse post vou contar para vocês por que decidimos ir de ônibus e também relatarei como foi a nossa experiência.

Pela Irish Rail, a empresa de trem da Irlanda, a passagem individual, ida e volta, ia ficar cerca de 33 euros para cada um de nós, ou seja, mais ou menos 66 euros para os dois. Isso porque estudantes têm desconto. Caso contrário, o valor poderia até dobrar. Achamos muito caro e partimos para os ônibus.

Veja aqui tudo o que já publicamos sobre a Irlanda

Há três empresas de ônibus que realizam o trajeto de Dublin para Cork: Aircoach, Expressway  e GOBE.

Pela Aircoach, a passagem ida e volta custa 23 euros por pessoa. Não há desconto para estudante. O ônibus sai da Aston Quay, em Dublin, e vai direto para Cork. A parada final também é na rua e fica bem próxima à estação rodoviária.

Pela Expressway, a passagem de ida e volta para estudante fica aproximadamente 22 euros por estudante. No caso de não estudante, a passagem fica em torno de 27 euros. A Expressway é a única empresa cuja partida e chegada, em ambas as cidades, ocorrem nas respectivas estações rodoviárias. Esse é um ponto a ser considerado, especialmente se você está carregando mais malas e não quer correr o risco de tomar chuva enquanto aguarda o ônibus.

Pela GOBE, o valor é de 20 euros por estudante, ida e volta. Para não estudantes, o valor sobe para 23 euros, o mesmo da Aircoach. O ônibus sai de da Burg Quay, em Dublin, e vai direto para Cork. A parada final é na St. Patrick’s Quay (se não me engano, é no mesmo local que o ônibus da Aircoach para). No mapa abaixo estão as paradas nas duas cidades:

Como não estávamos carregando malas pesadas, apenas nossas mochilas, optamos pela empresa mais barata, a GOBE, que tem ônibus de hora em hora partindo de Dublin para Cork, e vice-versa. É importante lembrar que esses são valores vigentes em agosto de 2018.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Bem, fizemos a compra pela internet com nosso cartão do banco irlandês (mas o pagamento também pode ser feito com cartão de crédito internacional) e, logo em seguida, recebi no meu e-mail um voucher que precisei imprimir para apresentar ao motorista na hora do embarque. No momento da compra foi preciso selecionar os horários de ida e de volta e essa informação vem impressa no voucher. Contudo, não é possível marcar o assento, o que significa que você deve colar na porta do ônibus quando ele para no ponto de embarque, caso contrário não terá muitas opções. Falando em chegar cedo, a empresa orienta que é necessário chegar com 15 minutos de antecedência em relação ao horário marcado para o embarque.

A ida

Nosso ônibus partiria às 10h30min de Dublin e chegamos à parada com uns 20 minutos de antecedência. No meio do caminho, uma quadra antes da parada oficial do ônibus, há um ponto de venda de passagens, em uma lojinha de conveniências, com uma placa bem chamativa indicando que se trata de um posto de vendas.

Faltando cerca de 10 minutos para o horário de partida o ônibus chegou, o motorista abriu o bagageiro do ônibus para o pessoal deixar as malas e então o embarque começou. Havia poucas pessoas, menos de 20, então foi fácil conseguir um bom lugar no ônibus. Nós conseguimos, cada um, um lugar na janela e ainda colocamos as nossas bolsas no banco ao lado. Bom demais!

O ônibus da ida tinha toalete, ar condicionado, tomadas de energia elétrica, cortinas e internet wi-fi. Além disso, os bancos tinham cintos de segurança de três pontos. Não houve nenhuma orientação verbal para que usássemos, mas o fato de eles estarem lá já era o suficiente. Em relação ao espaço para as pernas, não era lá grande coisa, mas já estou acostumado a isso, dificilmente tenho espaço suficiente para colocar minhas pernas confortavelmente em ônibus ou aviões. E a inclinação das poltronas era bem razoável.

A viagem durou exatamente 3 horas, como previsto no voucher. Às 13h30min descemos do ônibus, já em Cork.

Saiba como ir de onibus Dublin para Cork, na Irlanda, com embarque e desembarque em pontos centrais das duas cidades.

Ônibus da ida

A Gê tem espaço de sobra. E o ônibus da ida tinha tomadas.

A volta

Quando compramos a passagem, reservamos o horário de 14h30min do domingo para retorno. Porém, o horário de check out na pousada em que ficamos estava marcado para 11h30min. Quando agendamos esse horário de 14h30min, estávamos pensando em ir a Cobh, uma cidadezinha próxima a Cork. E planejamos fazer isso no domingo pela manhã. Contudo, mudamos os nossos planos e fomos para Cobh no sábado, o que foi bacana, pois tivemos mais tempo para aproveitar o lugar e não estava chovendo. Só que isso nos trouxe um problema, pois no domingo tivemos que sair da pousada às 11h30min e nosso ônibus só partiria para Dublin 3 horas depois. E olha o que estava escrito no voucher: “Tickets are only valid for travel on the selected journey date and time”. Ou seja, não há flexibilidade nos horários.

Havia a opção de irmos para algum restaurante ou shopping e ficarmos lá até o horário de partida do ônibus, mas isso seria muito cansativo. Além disso, especialmente no domingo, muitos restaurantes só abrem na parte da tarde e alguns shoppings nem funcionam, o que significa que teríamos que contar com a sorte, também. Sendo assim, passamos rapidamente no supermercado, compramos um lanche e fomos diretamente para o ponto de partida do ônibus, na esperança de que o motorista nos deixasse embarcar duas horas antes, isto é, às 12h30min. O “não” a gente tinha, certo?

Pois bem, chegamos lá e eu mostrei o voucher para o motorista, perguntei se poderíamos ir embora mais cedo, ele só verificou as informações no papel e disse que não havia problemas. Ufa! Conseguimos embarcar mais cedo! Ficamos realmente gratos ao motorista por ter nos dado essa permissão e certamente isso não foi nenhum problema, pois o ônibus estava quase tão vazio quanto estava no trajeto de ida, o que significa que, mais uma vez, tivemos, cada um de nós, um banco de dois lugares só para nós.

O ônibus da volta tinha toalete, ar condicionado, cortinas, cinto de segurança de três pontos e internet wi-fi. Infelizmente, não tinha tomadas de energia elétrica. Sobre o espaço para as pernas, era a mesma coisa do anterior, mas, além haver apoios para pés, as poltronas reclinavam um pouco mais. Para terem uma ideia, quando a Gê, que estava na minha frente, reclinou a poltrona dela, eu passei a não caber mais na poltrona de trás, tive que trocar de posição. Ainda bem que estava sozinho no banco, caso contrário minha situação ficaria complicada.

No retorno, antes de chegar a Dublin, o ônibus passou no aeroporto da capital, o que prolongou o tempo da viagem em 30 minutos. Grande parte das pessoas desembarcou no aeroporto. Finalmente, por volta de 16h estávamos descendo do ônibus em Dublin, em uma parada bem próxima à rodoviária da cidade.

Leia também:

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

2 comentários em “Como ir de ônibus de Dublin para Cork

1. Olá, obrigada pelo post. Gostaria de saber se posso pagar o onibus que sai do aeroporto de Dublin para Cork na hora ou é preciso comprar pela internet antes? Obrigada!