Página inicial / Cliffs of Moher / Tour para os Cliffs of Moher e para a cidade de Galway, na Irlanda

Tour para os Cliffs of Moher e para a cidade de Galway, na Irlanda

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Uma das paisagens mais conhecidas da Irlanda são os Cliffs of Moher. Praticamente todo mundo que conhece o país visita esse lugar. Trata-se de um conjunto de falésias, com 14 quilômetros de extensão e cujo ponto máximo atinge 214 metros de altura. Um cenário impressionante, considerado um dos mais belos lugares da Irlanda.

Aproveitamos o verão irlandês (o mais quente desde meados dos anos 1970), em um dia de sol forte e céu bem azul, e partimos para um passeio com a Wild Rover Tours, passeio esse que superou as nossas expectativas e que nos deu a oportunidade de conhecer outras paisagens lindíssimas da costa oeste da Irlanda, e que incluiu também a cidade de Galway.

Após o passeio, resolvi criar uma lista com 10 motivos pelos quais você deve fazer o tour para o Cliffs of Moher com a Wild Rover Tours. (O tour é chamado de Cliffs Of Moher, Atlantic Edge Ocean Walk & Galway City Day Tour”). Para mim, todos esses motivos são muito relevantes e tornaram a nossa experiência mais rica e confortável.

1 – Pontualidade e organização

Pontualidade é coisa séria por aqui e a gente gosta disso! O horário de partida do ônibus, em Dublin, estava marcado para 7h. Chegamos ao ponto de embarque, em frente ao Gresham Hotel, às 6h40min. Logo em seguida o ônibus da Wild Rover Tours encostou, a guia Aisling se posicionou à porta, recebeu e conferiu os dados de cada passageiro. Exatamente às 6h53min o ônibus partiu para o próximo ponto de embarque, no Ulster Bank. Alguns minutos depois de 7h da manhã todos os outros passageiros já haviam embarcado. Partimos, então, rumo ao nosso destino, os Cliffs of Moher.

Próximo a todas as paradas, a Aisling dava orientações claras sobre o tempo de permanência, falava o horário de partida e, além disso, escrevia com letras grandes em um papel qual era esse horário. Assim, mesmo quem não compreendia muito bem o inglês não tinha desculpas para se atrasar. E, realmente, foi isso o que aconteceu, ninguém se atrasou. Obviamente, se alguém se atrasa em um passeio (e, consequentemente, atrasa o passeio) isso não é responsabilidade do guia. Contudo, a clareza nas informações e orientações relacionadas ao tempo de permanência nos locais, oferecidas pela Aisling, ajudaram bastante.

Basicamente, o cronograma do passeio, em relação às paradas e partidas, foi o seguinte:

7h – 7h10min – embarque e partida de Dublin
8h40min – 8h55min – parada no Barack Obama Plaza (toaletes, cafés e restaurantes fast food)
10h50min – 12h50min – Visita aos Cliffs of Moher
13h20min – 13h35minBurren National Park – parada para fotos
15h – 17h – cidade de Galway
19h – 19h10min – parada com acesso a restaurantes fast food, cafés e toaletes.
20h – desembarque em Dublin

Finalmente, o desembarque em Dublin estava programado para 20h. Como não houve nenhum imprevisto na estrada que causasse problemas no tráfego, o horário foi respeitosamente cumprido e nosso desembarque em frente ao Arlington Hotel, próximo à O’Connell Bridge, ocorreu de forma tranquila.

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Olha o que nos esperava no dia!

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

2 – Guia simpática e experiente

Já falei um pouco sobre como a Aisling conduziu o passeio de maneira organizada e pontual. Mas tem mais: você já ouviu a voz de uma pessoa que soa como se ela estivesse sorrindo enquanto fala? Pois bem, essa é a Aisling. Logo no início, ela solicitou que todos usassem o cinto de segurança e também explicou algumas regras relacionadas ao consumo de alimentos dentro do ônibus. Eu gostei tanto da regra relacionada à alimentação que a transformei em um do 10 itens dessa lista (é o próximo).

Quando paramos em Galway, a Aisling nos conduziu durante um pequeno percurso e fez algumas paradas conosco, apresentando fatos históricos e também curiosidades. Além disso, também deu recomendações sobre bons restaurantes na cidade, para quem quisesse prestigiar a culinária local.

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Começo do passeio e já pegamos uma estrada linda.

3 – Regras de alimentação dentro do ônibus

Como disse anteriormente, gostei muito dessa regra, que é a seguinte: alimentos cozidos ou assados na última hora não são permitidos, tanto por causa do cheiro que pode incomodar os outros passageiros, como também pelo grande risco de sujar o ônibus. Bebidas quentes não são permitidas e, prezando pelo bom senso, a Aisling solicitou que ninguém colocasse copos supostamente vazios no chão, pois sempre sobra algum resíduo e, com o movimento do ônibus, o líquido pode derramar e se esparramar pelo ônibus. E, para que ninguém deixasse lixo espalhado, ao lado do motorista foi colocada uma sacola que deveria ser utilizada para o descarte de resíduos.

Particularmente, gosto muito desse tipo de organização em relação ao consumo de alimentos. Normalmente, as pessoas que participam desses passeios vêm de todos os lugares do mundo e possuem costumes diferentes. Seja qual for o tipo de culinária, qualquer prato quente sempre vai ter um cheiro forte, especialmente em um ambiente fechado. Além disso, alguns pratos podem ter molhos e pedaços que, com o movimento do ônibus, podem cair e danificar o veículo, além de sujar os passageiros.

Vale lembrar que as despesas com alimentação não estão incluídas no valor do passeio.

4 – Enquanto a guia fala, é hora de fazer silêncio e prestar atenção!

Outra coisa que gostei bastante foi o controle do silêncio dos turistas mantido pela Aisling. Por se tratar de uma viagem turística, durante boa parte do trajeto ela ligava o microfone para contar detalhes históricos, falar sobre curiosidades e também fazer recomendações. Porém, alguns passageiros, inicialmente, não faziam silêncio quando ela começava a falar, de modo que algumas vezes ela precisou  solicitar, polida mas enfaticamente, a atenção de todos, uma vez que não estava falando aleatoriamente. Quando ela solicitava silêncio, as pessoas correspondiam e todos podiam ouvir com clareza o que ela tinha para falar.

Já participei de várias excursões em que o guia falava, mas não era ouvido nem pelos passageiros que não faziam silêncio, nem por aqueles que tentavam ouvir, mas não conseguiam, por causa do barulho de quem não estava interessado. Enfim, fazer silêncio enquanto a guia fala é uma atitude de respeito para com o trabalho dela, bem como para com os outros passageiros. Parabéns à Aisling, por levar a sério o trabalho que faz, bem como aos passageiros que corresponderam à solicitação de silêncio.

5 – Parada nos Cliffs of Moher por duas horas

Quando pesquisamos sobre as agências que faziam passeios para os Cliffs of Moher, vimos que praticamente todas elas faziam uma parada de 1h30min. Com a Wild Rover Tours, a parada é de duas horas, o que faz toda a diferença, pois 30 minutos a mais possibilitam que você desfrute mais desse local incrível e ainda dê tempo para ir ao banheiro, por exemplo.

Aqui cabe uma observação importante: nessa parada, a Aisling entregou para cada pessoa um ingresso (já incluso no valor do passeio). Para a visita aos cliffs ninguém solicitou os ingressos, mas para acessar o centro de visitantes, onde ficam algumas lojas e restaurantes, uma exposição e também os banheiros, havia funcionários à porta pedindo para ver os ingressos. Portanto, fica a dica: guarde bem os seus ingressos.

Sobre a visita aos cliffs em si, foi uma experiência maravilhosa. Primeiramente, a partir do centro de visitantes, tomamos o caminho à esquerda e seguimos até um dos pontos mais altos. Na volta, como ainda tínhamos tempo disponível, seguimos até a O’Briens Tower (partindo do centro de visitantes, pegue o caminho à direita). Reforçamos, aqui, que o fato dessa parada ter a duração de duas horas faz toda a diferença, pois a vista dos dois pontos até onde fomos é bem diferente, cada uma mais linda do que a outra.

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Para ter uma noção da altura, localize as pessoas na foto (sem ser a gente).Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

E, caso você queira, existe uma visita opcional à O’Briens Tower, que permite uma visão de um ponto mais alto. O valor do ingresso é de  2 € (não incluído no valor do passeio).

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

O’Briens Tower

Existe um aplicativo para celular que funciona, também, como um audioguia. É interessante baixar o aplicativo com antecedência, pois ouvir os áudios, nos pontos indicados durante o passeio, torna a experiência mais enriquecedora. Além disso, pelo aplicativo é possível ter acesso ao mapa dos cliffs, horário de funcionamento e outras informações úteis.

6 – Parada no Burren National Park

Depois da visita aos cliffs, a gente fica extasiado e boquiaberto com tanta beleza. Logo depois de começarmos o trajeto até Galway, pela Wild Atlantic Way, uma sinuosa e estreita estrada que margeia a costa oeste irlandesa, repentinamente fomos surpreendidos com outra paisagem natural vasta e belíssima: tratava-se do Burren National Park.

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Wild Atlantic Way

Descemos do ônibus e, enquanto caminhávamos, apreciávamos a paisagem; até que chegamos à beira mar, onde tiramos algumas fotos, de tão lindo que era o local! Eu nunca tinha visto uma formação rochosa como aquela e a emoção foi maior quando caminhei sobre: são rochas calcárias formadas como sedimentos de um mar tropical que cobriu a maior parte da Irlanda há aproximadamente 350 milhões de anos!

Depois dessa parada, ainda no caminho até Galway, ficamos por muito tempo vislumbrando outras partes desse vasto parque, de uma beleza inigualável!

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Burren National Park

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Burren National Park

7 – Parada em Galway

Várias agências de turismo fazem o passeio até os cliffs e, depois retornam ao ponto de origem, ou passam por pequenas vilas. Com a Wild Rover Tours, é possível também ir a Galway no mesmo dia. Uma informação que muita gente não tem é que a distância da cidade até os cliffs é bem grande e o trajeto dura cerca de duas horas. Portanto, visitar os cliffs não é sinônimo de visitar Galway, e vice-versa.

Adoramos o que vimos na cidade e pretendemos voltar um dia para fazermos um passeio exclusivo!

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Galway

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

8 – Dicas e um pequeno tour em Galway

Como disse anteriormente, em nossa parada em Galway, a guia Aisling fez um pequeno tour conosco, o que foi muito válido, pois não fomos simplesmente soltos na cidade. Para uma parada de cerca de duas horas, esse tipo de cuidado em orientar sobre os principais locais e também sobre o que fazer é muito importante, pois ajuda os turistas a direcionarem o foco para o que realmente é importante.

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Observe o macaco segurando o bebê. Só nos atentamos para isso porque a guia Aisling nos contou a história dessa construção.

9 – Paradas para idas ao banheiro

No dia em que fizemos o passeio, o sol estava muito quente. Em situações como essa, é claro que as pessoas bebem mais líquido e, portanto, não seria confortável ficar sem ir ao banheiro durante um longo período de tempo.

Mas isso também é um motivo? Parada para ir ao banheiro? Sim, acho isso muito importante, especialmente quando se trata de grandes grupos. Pode parecer bobagem, mas as rápidas paradas para idas ao toalete mostram o cuidado e a experiência da empresa ao lidar com grandes grupos de turistas. Ninguém precisou ficar mais de duas horas sem ir ao banheiro.

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Vista pelo caminho

10 – Ônibus confortável, com ar condicionado e internet

Como disse anteriormente, no dia do passeio estava muito quente. De acordo com informações sobre o clima, a temperatura passou dos 30 graus. Viajar em um ônibus confortável e com ar condicionado é um conforto necessário. Após a visita aos cliffs e aos outros locais nos pontos de paradas, tudo o que a gente queria era ficar livre do calor do sol e, se possível, dar uma descansadinha, quem sabe até um cochilo, entre uma parada e outra.

Em relação à internet, ela funcionou o tempo todo. Como muita gente que faz o passeio não é de Dublin e, portanto, não tem um chip de celular irlandês, ter acesso à internet durante todo o percurso permite que as pessoas façam contato com os familiares e amigos e também possam postar ou enviar fotos dos locais visitados. Em um passeio com visitas a paisagens tão lindas, a vontade de fazer isso é muito grande!

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Algumas dicas

1 – Leve lanche que dê sustância (sanduíche frio, por exemplo), pois o tour sai de Dublin às 7h e chega aos cliffs às 11h. Lembre-se, porém, das regras para alimentação dentro do ônibus. Se você se alimentar bem, não precisará gastar parte das suas duas horas do tour na fila da lanchonete.

2 – Vá com calçado confortável, fechado e que te ofereça estabilidade. Primeiro porque o lugar é muito alto e ninguém quer acidentes, e, segundo, para não ficar com o pé imundo, pois tem muita pedra, areia e terra.

3 – Cheque a previsão do tempo antes de sair de casa para se certificar que você está indo com as roupas adequadas.

4 – Não se esqueça da água e do protetor solar.

5 – Essa é para esse tour específico:  sente-se do lado esquerdo do ônibus para ter as mais belas vistas da Wild Atlantic Way! A gente não sabia, nos sentamos do lado direito e tivemos que ver aquelas coisas lindas pela janela do lado de lá.

6 – Acidentes nos cliffs não são incomuns. Não se aproxime das bordas!

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Serviço

Wild Rover Tours – Site oficial
Valor do tour em julho de 2018: €50 adultos, €45 estudantes
Verifique antes os valores na página deste tour

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Fizemos um tour para os Cliffs of Moher, um dos lugares mais lindos da Irlanda, passando depois pela cidade de Galway.

Agradecemos à Wild Rover Tours pela parceria e, em especial, à guia Aisling e ao motorista Paraic, que foram nossos companheiros nessa belíssima jornada! Nós tivemos total liberdade para escrevermos nossa real experiência, que independe da cortesia. Recomendamos porque realmente gostamos do serviço prestado.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA