Mineiros na Estrada

5 motivos para conhecer o Museu Casa de Santos Dumont, em Petrópolis



Conhecemos Santos Dumont como o Pai da Aviação, mas nem todos sabem que ele é autor de outros inventos e que era um homem considerado excêntrico. Nascido em Palmira, cidade mineira rebatizada de Santos Dumont, estudou em Paris e depois morou em Petrópolis, em uma casa chamada Encantada, por estar no Morro do Encanto.

A Encantada hoje é o Museu Casa de Santos Dumont e apresentamos a você alguns motivos para conhecê-la.

Leia também:  Museu Cabangu: a casa onde nasceu Santos Dumont

1 – A Encantada foi projetada pelo próprio Santos Dumont

Santos Dumont projetou a casa ele mesmo, do jeitinho que queria, e passou para o engenheiro responsável fazer o projeto formal. Foi construída em 1916, demorou apenas três meses para ficar pronta e era inovadora. A casa fica em uma colina bastante íngreme e foram feitas várias coisas interessantíssimas para se aproveitar o espaço. Para começar, a escada. A fim de economizar espaço, era íngreme e estreita e, para que não se batesse a canela no degrau de cima, os degraus eram em forma de raquete. Na primeira escada quem subisse era forçado a começar com o pé direito, o que faz com que muitos pensem que era superstição, quando, na verdade, era somente praticidade – tanto que na escada de dentro de casa começa-se com o pé esquerdo.

No primeiro andar ficava uma oficina de pequenos reparos e laboratório fotográfico. No segundo andar, uma sala de estar, biblioteca, escritório e lugar de refeições. No mezanino, o dormitório e banheiro. Como você pode notar, não havia cozinha na casa  – falarei sobre isso abaixo. Em cima da casa, Santos Dumont construiu um observatório.

Observatório

2 – Você descobrirá que Santos-Dumont era um visionário

Santos Dumont fez uma casa impensável para a época: era pequena e funcional e sem divisão de cômodos. Criou também móveis fixos, o que não existia no começo do século XX. Lembra que eu disse que não havia cozinha na casa? Sabem como ele se alimentava? Quase em frente sua casa, onde hoje é uma universidade, funcionava o Hotel Palace. Santos Dumont ligava para lá, pedia comida e o garçom ia lá entregar: por isso se diz que ele inventou o delivery, em 1918.

Mezanino, onde Santos Dumont dormia, colocando um colchão sobre esse móvel com gavetas.

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

3 – Você verá outros inventos e peças particulares de Santos Dumont

Santos Dumont inventou um chuveiro quente, utilizando um aquecedor a álcool e um misturador de água – e você o verá em seu banheiro. O relógio de pulso também foi ideia dele, pois precisava ficar com as mãos livres durante seus testes de voo, não sendo possível pegar a todo momento o relógio de bolso. Além do famoso 14 Bis, Santos Dumont criou o Deimoselle, que é precursor do ultraleve.

Estão expostas também a luminária da casa, presente da princesa Isabel, e uma coleção completa e original de Julio Verne e Victor Hugo.

À esquerda, prêmios ganhados por Santos Dumont. Essa grande luminária na caixa de vidro foi presente da Princesa Isabel.
Telefone (que ele usava para pedir a comida) e chuveiro com misturador de água quente, feito por Santos Dumont

4 – Você aprenderá muitas curiosidades sobre ele

Aprenderá porque Santos Dumont assinava Santos=Dumont. Porque ele escreveu uma carta para Getúlio Vargas. Porque o seu chapéu tinha as abas caídas. O porquê do nome 14 Bis. Não deixe de assistir ao vídeo sobre a vida do inventor, que é exibido na construção dos fundos, onde morava dona Eulália, a governanta.

Cartas escritas por Santos Dumont
Chapéu de Santos Dumont

5 – Você sairá de lá admirado e orgulhoso por este brasileiro ser o Pai da Aviação

Você ficará impressionado com a inteligência e persistência de Santos Dumont, que fez várias tentativas até chegar ao 14 Bis. Verá também que a Encantada era uma casa simples e pequena, o que nos faz pensar que, embora fosse extremamente rico, o Pai da Aviação fez para si uma casa funcional e com apenas o necessário.

Há também uma maquete tátil para que pessoas com deficiência visual possam tocar e compreender a casa.

Leia também:


Museu Casa de Santos Dumont

Endereço: Rua do Encanto, 22 – Centro
Tel.: (24) 2247-5222
Crianças até 6 anos e maiores de 65 anos: acesso livre
Confira horários de funcionamento e valores dos ingressos no site

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser: