Página inicial / Brasil / Museu Cabangu: a casa onde nasceu Santos Dumont

Museu Cabangu: a casa onde nasceu Santos Dumont

Como é visitar o Museu Cabangu, a casa onde nasceu Santos Dumont, na cidade que tem o seu nome, em Minas Gerais.

Se em Petrópolis podemos visitar a casa onde Santos Dumont morou no Brasil, na cidade mineira que tem o seu nome, podemos visitar a casa em que o aviador nasceu.

Na época de seu nascimento, em 1873, o município ainda se chamava Palmira, mudando de nome em sua homenagem em 1932, oito dias após sua morte.

Santos Dumont MG

O museu funciona na Fazenda Cabangu, a 16 km do centro, em uma área da Aeronautica. Chega-se lá por estrada asfaltada, em boas condições e bem sinalizada.

Santos Dumont ocupou a residência por duas vezes: a primeira foi do seu nascimento até os dois anos de idade; a segunda, em 1919, quando o Governo Federal lhe deu a casa em doação. No ano seguinte, teve que voltar para a Europa para tratar de problemas de saúde, mas continuou tendo contato com o caseiro, o seu João. Cartas enviadas ao seu João estão expostas no museu.

O museu

Um pouco antes da entrada do museu, no lado esquerdo da rodovia, fica o estacionamento, em uma área aberta. Poucos passos e você verá a linha férrea e a antiga estação de Cabangu. Atravessando a ferrovia, está a guarita. Pagamos R$ 2,00, em janeiro de 2018.

Museu Cabangu Santos Dumont

Museu Cabangu Santos Dumont

Marco da Estrada Real próximo ao Museu

Antes de chegar a casa, do lado esquerdo vimos um chafariz que funciona com a força da gravidade. As instruções para sua construção foram passadas por Santos Dumont para o seu João, em uma das cartas que mencionei acima.

Na  pequena casa, podemos ver um pouco sobre a história de sua família e também objetos pessoas do aviador, sua cama, uma maquete da Encantada, a casa em que viveu em Petrópolis, uma réplica de seu chuveiro quente (cujo original está na Encantada), fotografias e jornais que noticiaram sua morte, em 1932.

Museu Cabangu Santos Dumont Museu Cabangu Santos DumontMuseu Cabangu Santos DumontMuseu Cabangu Santos Dumont Museu Cabangu Santos Dumont Museu Cabangu Santos Dumont Museu Cabangu Santos Dumont

Museu Cabangu Santos Dumont

Réplica do 14 Bis, no Museu Cabangu

Santos Dumont e o Caminho Novo da Estrada Real

Passamos pela antiga cidade de Palmira enquanto estávamos percorrendo o Caminho Novo da Estrada Real. É nítido como os moradores se orgulham de ser da cidade natal do Pai da Aviação. O Zezé, dono da banca onde pegamos nosso carimbo do passaporte, disse que precisávamos ir ao Museu Cabangu: “Vir a Santos Dumont e não conhecer a casa onde ele nasceu não é vir a Santos Dumont”, disse.

Em frente à banca do Zezé, no centro (Av. Getúlio Vargas), está uma réplica da Torre Eiffel com o dirigível número 6, com o qual ele contornou a torre, em 1901. Na praça, uma estátua do aviador convida os turistas para uma foto.

Santos Dumont MG

Estátua de Santos Dumont, no centro da cidade.

Nós e Santos Dumont, na praça da cidade

Santos Dumont

Fórum de Santos Dumont

Museu Cabangu

Rodovia BR-499, Santos Dumont – MG
Aberto diariamente, das 8h às 17h

Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:

Como é visitar o Museu Cabangu, a casa onde nasceu Santos Dumont, na cidade que tem o seu nome, em Minas Gerais.

Compartilhe com seus amigos
Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! São só dois ou três e-mails por mês e não mandamos spam!
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA