Mineiros na Estrada

Capela do Padre Faria: a única em que fotografias são permitidas em Ouro Preto


Já fato público e notório que fotografar o interior das igrejas em Ouro Preto é proibido. O que muita gente não sabe é que tem uma pequena capela em que as fotografias são liberadas. \0/

Trata-se da Capela do Padre Faria, localizada no bairro de mesmo nome e um pouco distante do centro histórico, a 1,5 km da Praça Tiradentes.

Embora nos guias da cidade conste que ela abre de terça a domingo, das 8h30 ás 16h30, o recomendado é telefonar antes para confirmar se está mesmo aberta (dados no final do post). Nós, por exemplo, conseguimos ir em uma segunda-feira.


Leia também:

12 pousadas baratas no centro de Ouro Preto

As igrejas, capelas e passos de Ouro Preto

11 museus para visitar em Ouro Preto

Os mirantes de Ouro Preto – 8 lugares para ver a cidade de cima

6 minas de ouro para visitar em Ouro Preto

Índice de posts em Ouro Preto


A Capela do Padre Faria

A construção desta igrejinha se iniciou em 1710, pelo padre João de Faria, de quem a capela herdou o nome. Era inicialmente uma ermida dedicada à Nossa Senhora do Carmo, passando, em 1723, a pertencer à Irmandade de Nossa Senhora do Parto, que era constituída por negros. Mais tarde, em 1740, passou a aceitar os brancos da Irmandade do Rosário e ainda hoje ela também é conhecida por este nome: Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos. Para saber mais sobre sua história, você pode ler este documento do Iphan, que registrou o tombamento da capela.

A igreja é super singela por fora, o que muito contrasta com a riqueza de seu interior. Há muitas obras de madeira talhada e dourada, bancos de couro trabalhado, anjos esculpidos com muita perfeição (em alguns deles é possível ver os dentes e tem dois que possuem asas arredondadas, lembrando as de uma borboleta).

Uma curiosidade é que o campanário é externo e podemos ver pela data nele assinalada que é um pouco mais novo do que a capela: 1765.

Uma outra coisa que chama a atenção é a cruz de três braços, chamada de cruz pontifical ou cruz papal, datada de 1756, única em Minas Gerais, de acordo com o Iphan.

O vigário estava na capela no momento da nossa visita e foi extremamente simpático conosco. Ele nos explicou várias coisas, e nos mostrou vários detalhes, como essa torneira da fonte, original e centenária, fabricada por chineses. É por isso que seu desenho é um dragão. A água era e é trazida em baldes e colocada nesse reservatório e a torneira funciona ainda hoje.

Gentilmente, o vigário nos mostrou e deixou pegarmos a chave da igreja. Vejam que linda!

Capela do Padre Faria

Rua Padre Faria, s/n – Ouro Preto – MG
Clique aqui para ver a localização
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h30 às 16h30 (ligue antes para confirmar)
Telefone: (31) 3351-5047
Valor único: R$ 5,00 por pessoa


Booking.com