Mineiros na Estrada

Bonito: A espetacular Gruta do Lago Azul



Não é sem razão que este é o atrativo mais visitado de Bonito. Sabe aquela foto que aparece em muitos materiais de divulgação de Bonito? É a Gruta do Lago Azul, atrativo gerenciado pela Prefeitura.

É um passeio rápido, e nós o fizemos após termos conhecido as Grutas de São Miguel.

O local onde os visitantes são recebidos é simples: há um guichê, onde todos devem preencher uma planilha com seus dados, algumas cadeiras e mesas, em que podemos aguardar o horário do grupo, uma pequena lanchonete e banheiros.


Leia também:


No horário marcado, o guia Ederson reuniu o grupo, distribuiu as toucas descartáveis e os capacetes e deu as orientações para o passeio. A caminhada até a entrada da gruta é curta, são aproximadamente 400 metros, e o Ederson foi explicando sobre o local. No final da trilha , já avistamos um pedaço do azul do lago, lá embaixo. Tanto acima quanto abaixo da altura dos olhos, vemos as estruturas da gruta.

Para chegar lá embaixo, próximo ao lago, é preciso descer 300 degraus, em uma escada esculpida na rocha, com cordas como corrimão. Fomos descendo devagar, ouvindo as explicações do guia. Vez ou outra ainda parávamos para que ele mostrasse algo. Cada vez nos aproximávamos mais do Lago Azul e cada vez ficávamos mais impressionados com tamanha beleza.

O lago lá embaixo
Uma das formações da gruta: trabalho de milhões de anos
Chegando mais perto…

O lago não é levemente azul – é muito azul! E acho que foto alguma consegue transmitir o quão lindo é o lugar! A gruta em si não tem tantas formações quanto as Grutas de São Miguel, mas o Lago compensa.

O Ederson tirou fotos de todos do grupo, deu um tempo para admirarmos o cenário e depois começamos a subida de volta.

Aí é que vem a parte mais difícil do passeio. Na descida fomos parando e nem sentimos os 300 degraus. Na subida, contudo, dá para o coração dar uma acelerada. Mas o guia foi bem paciente e esperou os que tinham mais dificuldade. Terminada a escada, tivemos uns minutos para descansar antes de fazermos a trilha de volta. Todo esse esforço, contudo, vale a pena! Foi um dos lugares que mais gostamos de visitar na cidade!

Está gostando do blog? Então, curta nossa página no Facebook!

Informações importantes


Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:


Nossa viagem a Bonito contou com o apoio e organização da Agência Águas Turismo, Hotel Pousada Águas de Bonito e Bonito Convention & Visitors Bureau, além da colaboração de diversos parceiros. Entretanto, temos garantida nossa total liberdade editorial, isto é, tudo o que publicamos aqui reflete a nossa real experiência, independentemente de parcerias. Transparência é nosso compromisso principal com nosso leitor.