Página inicial / Belo Horizonte / Como localizar as obras mais legais do Inhotim

Como localizar as obras mais legais do Inhotim


O Inhotim é um lugar para a gente visitar várias e várias vezes. Eu mesma já fui três e ainda não consegui ver tudo. Sem contar que até os mesmos lugares mudam com o passar do tempo. Uma árvore que cresceu, uma flor que brotou, um novo banco, uma obra que mudou de lugar…

Infelizmente, não é todo mundo que tem a oportunidade de visitar o Inhotim em vários dias. Muita gente aproveita uma visita a Belo Horizonte ou às cidades históricas para passar um dia lá. Claro que não dará para ver tudo, mas já é suficiente para se encantar.

Leia também: 12 comidas típicas para provar em Minas Gerais

Estudos feitos pelo Instituto Mineiros na Estrada de Pesquisa mostram que é comum as pessoas terem dificuldade para localizar as obras mais “famosas”. Numa primeira visita, é bem normal que as pessoas queiram conferir aqueles pontos que já admiraram nos instagrams da vida.

A gente até ganha um mapa logo na recepção, mas a questão é que as obras e galerias são identificadas pelo nome do autor ou pelo nome que ele deu à sua criação. Então, se você procurar por “fuscas coloridos” no mapa, não vai encontrar.

Pensando nisso, vou ajudar você, que irá ao Inhotim para bater ponto nas obras mais famosinhas. A metodologia do nosso estudo (hahaha) consistiu em perguntar a várias pessoas quais suas obras favoritas no Inhotim. As mais citadas estão abaixo, pelo nome popular e pelo nome de batismo, que é como você vai se localizar.

Leia também: 13 cidades românticas em Minas Gerais

Fuscas coloridos

É a obra Troca-troca, de Jarbas Lopes, identificada no mapa por A6, no Eixo Laranja. São três fuscas, um amarelo, um vermelho e um azul, que tiveram suas latarias trocadas entre si. Além disso, há palíndromos em seus parabrisas.

Obra Troca-troca, de Jarbas Lopes, São três fuscas, amarelo, vermelho e azul, que tiveram suas latarias trocadas entre si. Além disso, há palíndromos em seus parabrisas. Fica no Eixo Laranja do Inhotim.

Cosmococa

Esse é mais fácil de achar porque é o seu nome oficial. Mas já vi gente chamar de “sala das redes” e piscina interna. É que a galeria de Hélio Oiticica, identificada por G15, no Eixo Laranja, é composta por cinco salas. Em uma delas há projeções de slides e música, com várias redes, e em outra há uma piscina que pode ser usada pelo visitante. Toalhas são disponibilizadas.

Galeria Cosmococa, de Hélio Oiticica, no Inhotim.

Vigas

É uma das mais distantes do Eixo Laranja, identificada no mapa por A14. Seu nome de batismo é Beam Drop Inhotim. Durante 12 horas, 71 enormes vigas foram atiradas por um guindaste em uma piscina de concreto, sob a coordenação de Chris Burden. O resultado foi este:

Beam Drop Inhotim. Durante 12 horas, 71 enormes vigas foram atiradas por um guindaste em uma piscina de concreto, sob a coordenação de Chris Burden.

Letrinhas

Aqueles vasinhos de cerâmica em forma de letras são a, a G17, no Eixo Laranja. Todo mundo escreve seu nomezinho, mas há terra, sementes e todos os utensílios necessários para plantio, afinal de contas, as letrinhas são vasos.

Galeria Marilá Dardot. Há terra e sementes para se cultivar nos vasinhos em forma de letras.

Caleidoscópio

A obra Viewing Machine, de Olafur Eliasson, é o A13 do Eixo Laranja e é a foto de abertura deste post. É possível masuear o caleidoscópio e formar uma infinidade de imagens.

A obra Viewing Machine, de Olafur Eliasson, é o A13 do Eixo Laranja. É possível manusuear o caleidoscópio e formar umas infinidade de imagens.

Casa vermelha

Seu nome oficial é “Desvio para o Vermelho: Impregnação, Entorno, Desvio” e faz parte da Galeria Cildo Meireles, identificada como G5, no Eixo Amarelo. É uma casa toda em vermelho: móveis, objetos decorativos, utensílios diversos, roupas e produtos da geladeira. As outras obras que compõem essa galeria são Através, que é toda feita com elementos transparentes, Glove Trotter, que é aquela da malha de aço (usada para fazer luvas) sobre bolas de tamanhos diversos.

Um dos espaços da Galeria Cildo Meireles é uma casa toda em vermelho: móveis, objetos decorativos, utensílios diversos, roupas e produtos da geladeira.

Árvore gigante com superbanco

Esse é fácil porque é bem próximo à entrada do parque. A árvore se chama Tamboril e é assim que você vai localizá-la no mapa, no Eixo Amarelo, Destaque Botânico B1. Faz muito sucesso porque é uma árvore imensa e debaixo dela foi colocado um grande banco feito com tronco de árvore. Também é conhecida como orelha-de-macaco, devido ao formato de seus frutos. Estima-se que aquela árvore tenha 100 anos! Bem próximo ao tamboril está o restaurante de mesmo nome. Você pode ler mais sobre essa árvore aqui.

O tamboril é uma das árvores mais emblemáticas do Inhotim. Acredita-se que tenha 100 anos!

Bolinhas de metal sobre a água

À direita da recepção, contornando o lago no sentido anti-horário, você chegará à obra A17 do Eixo Rosa, a Narcissus Garden, de Yayoi Kusama. São 500 esferas de aço que ficam sobre um espelho d’água, em uma obra cinética que se modifica com a ação do vento. As esferas refletem o céu, a vegetação ao redor e o visitante.

Narcissus Garden, de Yayoi Kusama. São 500 esferas de aço que ficam sobre um espelho d’água, em uma obra cinética que se modifica com a ação do vento.

Paredes coloridas

Continue a contornar o lago e você chegará em Magic Square #5, o A12 do Eixo Rosa, de Hélio Oiticica, o mesmo da Cosmococa. A obra foi feita após a morte de Oiticica, seguindo-se as minuciosas instruções que ele deixou.

Magic Square #5, o A12 do Eixo Rosa do Inhotim.

Trator

Fica bem distante, no finalzinho do Eixo Rosa, e é marcado por G12 no mapa, a Galeria Matthew Barney.

Galeria Matthew Barney, no eixo rosa do Inhotim.

tudo-sobre-minas-gerais


Receba as novidades do blog no seu e-mail:  
Programando sua viagem?
Utilize nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso, mas a gente ganha uma pequena comissão. Se o blog te ajudou de alguma forma, é uma maneira de nos ajudar a mantê-lo.

Reserve hotéis no Booking: A maioria das acomodações não pede pré-pagamento e permite cancelamento gratuito.
Alugue um carro na Rentcars: Cote em dezenas de locadoras, parcele em até 12 vezes e pague em reais, mesmo para aluguel no exterior.
Compre Seguro Viagem com a Seguros Promo:  Compare preços e planos em mais de 10 seguradoras. Viaje com assistência médica e odontológica, seguro bagagem e atendimento 24h! Usando o código MINEIROS5 você tem 5% de desconto!
Compre ingressos e passeios com um de nossos parceiros: Tiqets  ou Get Your Guide.   Fuja da fila já chegando com seu ingresso na mão!
 

25 comentários em “Como localizar as obras mais legais do Inhotim

  1. Olá, me interessei na foto do caleidoscópio. Ela foi tirada de câmera profissional? daria para transformar em quadros de maiores dimensões?

    Obrigada.

  2. Pingback: Terceira idade no Inhotim: um passeio possível e agradável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Theme developed by TouchSize - Premium WordPress Themes and Websites

RECEBA AS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Inscreva-se na nossa newsletter! Você receberá um e-mail por mês com a relação dos posts publicados.
Seu Email
Secure and Spam free...
"Customized Theme" by: AZEVEDO.MEDIA