Já passeamos um bocado, mas nunca havíamos descido de tirolesa ou feito arvorismo. Como pode isso, gente?
Por isso o convite da Trilha Radical Turismo e Aventura para conhecermos as atividades da empresa veio bem a calhar. Foi na nossa viagem a Poços de Caldas, durante o Projeto Viagem a Dois pelo Sul de Minas, quando estávamos hospedados justamente no Monreale Hotel Resort, que é onde o Trilha Radical está instalado.
A empresa é especializada em esportes de aventura e ecoturismo e existe desde 1999. Algumas atividades, como arvorismo, tirolesa, escalada, paintball, arco e flecha e tiro esportivo são feitas dentro do Monreale Hotel Resort. Outras, como trekking, rafting, rapel e voo livre são realizadas nos arredores de Poços de Caldas.
Leia também: Conforto, lazer e comilança no Monreale Hotel Resort, em Poços de Caldas
A Trilha Radical também oferece city tour de duas horas de duração, passando pelos principais pontos da cidade.
A tirolesa
Minha primeira tirolesa da vida foi essa, que tem 130 metros de extensão. Por ser pequena, dá para crianças fazerem tranquilamente, desde que pesem mais de 25 quilos. Só eu pude fazer essa atividade, pois também há limite máximo de peso: 80 quilos.
Os equipamentos de segurança são colocados ainda em solo. Depois, sobe-se por uma escada até a plataforma, onde o equipamento é fixado por mosquetões ao cabo de aço. Daí é só se jogar. Em poucos segundos, já chegamos ao outro lado. É rapidinho, mas é bom!
Leia também: A Megatirolesa da Fazenda Radical, em Monte Verde
Arvorismo
Nessa atividade, fomos Guto e eu. Também foi nossa primeira experiência com arvorismo. O circuito do Trilha Radical é composto por sete estações, de diferentes graus dificuldade e o tempo médio gasto para percorrê-las é de 30 minutos.
O monitor vai acompanhando durante todo o tempo e nos sentimos muito seguros, mesmo naqueles momentos em que a gente achava que ia cair – caso a pessoa se desequilibre e “caia”, ela ficará suspensa pelo cabo de aço. Só tem foto do Guto porque eu fui na frente, com o celular enfiado dentro da roupa – por minha conta e risco, porque se ele caísse, o tombo seria bem feio.
A primeira atividade foi fácil, uma ponte de madeira com os corrimãos ao lado. Tranquilão, pensamos, vamos tirar de letra. Está vendo que tem um cabo de aço e cima? É ali que a gente fica preso.
A segunda prova já é mais difícil, pois os pauzinhos da ponte não estão ligados entre si,então balança um pouco. Começou a complicar. 😀
O terceiro foi apenas o cabo de aço, com os corrimãos para ajudar. Para mim, foi a mais difícil.
A quarta etapa era uma falsa baiana. Também temos que passar por um cabo de aço, mas em vez de irmos de frente, vamos de lado, segurando um cabo de aço em cima. Eu achei a mais fácil, mas foi a mais difícil para o Guto. É que como ele é muito alto, o cabo de aço para segurar ficou muito baixo e ele teve que passar com o corpo muito inclinado.
A quinta etapa é uma rede. Bem tranquilo, só precisa ter muita força nas pernas.
A sexta parte são troncos de madeira.
Finalizando essa parte, são duas opções para descer. Uma pequena tirolesa, que é a opção das crianças, ou o pêndulo, que foi o que fizemos. Bom demais! Sente só:
Segurança
Como eu disse, os monitores acompanham e orientam o tempo todo e nos sentimos muito seguros. Junto com a gente estava uma garotinha de cinco anos fazendo arvorismo também! Ela tinha ido no dia anterior com uma amiguinha e naquele dia ela estava levando o pai dela. Foi até engraçado porque ela estava super de boa, tranquilona, incentivando o pai, que estava suando, apreensivo e morrendo de medo.
Tiro esportivo
Depois disso tudo, foi minha estreia no tiro esportivo. Testei carabina e pistola de pressão. A atividade é feita em um lugar fechado, com toda segurança e é usado chumbinho. Eu achei bem difícil, mas até que pela primeira vez não fui muito mal, não. Olha o meu alvo todo furadinho.
Como fazer as atividades
Quem está hospedado no Monreale tem desconto para fazer as atividades, mas o Trilha Radical é aberto para todos. Basta agendar pelos telefones (35) 3721-7510 / 9 9188-9596. No site oficial você também encontra outras informações.
Trilha Radical Turismo e Aventura
Loja/Agência: Praça Dom Pedro II, 57, Centro, Poços de Caldas – MG
Centro de Atividades: Av. Leonor. F Delgado, 3033 – Jardim Philadelphia, Poços de Caldas – MG
É necessário agendar pelos telefones: (35) 3721-7510 / 9 9188-9596
Site oficial
Leia também: 13 cidades românticas em Minas Gerais
Gostou? Salve no Pinterest e consulte sempre que quiser:
* Agradecemos a Trilha Radical Turismo e Aventura pelo convite.
Confesso que não gosto particularmente de atividades radicais… Mas há gostos para tudo e é sempre bom saber as várias possibilidade que existem!
Também achava que não gostava, Catarina… Até experimentar! 😀
ADORO todas essas possibilidades de atividades de aventura ao ar livre 🙂 Bela sugestão. Vou tomar nota!
Obrigada, Rui!
Adorei as dicas. Ótimo para passar um final de semana além de ser pertinho de Sampa.
Obrigado por compartilhar
É perto, mesmo, Diego! Dá para dar uma fugida em um fim de semana, sim!
Que legal! Não sabia que Poços tinha esse tipo de atividade (não que eu vá fazer – sou muito medrosa!, mas a turma aqui em casa adora!)
Eles iriam amar, então, Simone!
Oi Gê! Que interessante essas atividades. Eu nunca tinha feito uma tirolesa na vida até o mês passado quando fui a Chapecó. Foi muito maneiro. Já arvorismo, eu nunca fiz mesmo. Quando for a Poços de Caldas, pode ser uma opção. Gostei da parte 2 do arvorismo, com os toquinhos mais separados, ha ha ha…
Parabéns pelo post!
Abraços,
Carolina
Ei, Carolina! Sempre bom ter experiências novas, né?
Obrigada apor seu comentário.
Também nunca fiz tirolesa nem arvorismo. Quem sabe num lugar bonito assim eu não me animo? =)
Ah, um dia você tenta, Ma! 🙂
Sempre fiquei meio receoso de fazer essas atividades, mas lendo seu relato, criei um pouco mais de coragem hehehehe
Um dia você tenta, Leo. Nem que seja para confirmar que não é mesmo para você…
Realmente Poços de Caldas é uma cidade de aventura sempre que vou visitar minha irmã que mora lá vou em um desses passeios.
Que bacana, Christian! Poços é uma cidade muito linda!
Eu sou daquelas viajantes medrosas rs mas acho que arvorismo eu encararia sem medo, ainda mais que pelo que ví vocês escolheram uma empresa bem séria e que não brinca com segurança, fiquei até com vontade de fazer também.
Vale a pena tentar. Nem que seja para perceber que não é sua praia…